Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-recebe-setor-de-energia-fotovoltaica/>.
Acesso em 17/05/2024 às 02h38.

Crea-SP recebe setor de energia fotovoltaica

Empresas e profissionais participam de encontro sobre fiscalização

16 de novembro de 2023, às 9h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com um mercado promissor, a geração de energia solar fotovoltaica está conquistando um espaço significativo no Brasil, que hoje, está entre os oito países que mais geram energia solar no mundo, de acordo com levantamento feito pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA). Para aprimorar as operações de fiscalização do exercício profissional nessas atividades, o Comitê Multidisciplinar de Fontes de Energias Renováveis realizou na segunda-feira (13/11) um encontro com empresas e concessionárias da área para a elaboração de uma cartilha com instruções sobre o que é fiscalizado, a importância das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e normas técnicas que abrangem o setor fotovoltaico.

“A ideia foi ouvir aqueles que atuam diretamente na área para pensarmos em conjunto quais as melhores estratégias para realizar uma fiscalização efetiva, com instruções aos agentes fiscais do Conselho, fabricantes e empresas”, explicou o coordenador do Comitê, Eng. Rui Adriano Alves.

Foi discutida a necessidade de apresentar as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para todas as atividades desenvolvidas, além de um levantamento de ideias sobre o que é considerado relevante para o desenvolvimento da cartilha de fiscalização.

“É muito importante que este manual seja uma elaboração conjunta dos profissionais do mercado com o Crea-SP, para assim termos um resultado mais efetivo e avanços na fiscalização no setor de energia fotovoltaica”, ressaltou o coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP, Eng. Paulo Takeyama.

O agente fiscal José de Abreu Filho, que também participou da reunião, acrescentou que a iniciativa de contato com o público externo é essencial para estreitar a relação do Conselho com as empresas e concessionárias, o que beneficia ambos os lados.

A Eng. Fernanda Toffino, representante da distribuidora Energias de Portugal (EDP Brasil), reforçou a necessidade da criação do documento com orientações. “O encontro foi importante para conhecer os diferentes pontos de vista sobre a fiscalização do exercício profissional das atividades desenvolvidas em instalações no setor de energia. A cartilha deve auxiliar na redução de sistemas mal estabelecidos realizados por profissionais não habilitados, por exemplo”, declarou.

A próxima reunião do Comitê está marcada para o dia 3 de dezembro, com previsão de lançamento do manual para janeiro de 2024.