Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/congresso-de-profissionais-chega-a-campinas/>.
Acesso em 07/05/2024 às 17h16.

Congresso de Profissionais chega a Campinas

Penúltima etapa regional levantou novas propostas

2 de agosto de 2022, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Profissionais de Campinas e região estiveram reunidos no sábado (30.07) para a penúltima etapa regional realizada pelo Crea-SP para o Congresso de Profissionais, evento que acontece a cada três anos em todo o Brasil e promove a discussão e elaboração de propostas de melhorias para o Sistema Confea/Crea e a área tecnológica.

Com base em três eixos temáticos – inovação, infraestrutura e atuação profissional – os participantes trouxeram sugestões que vão desde o desenvolvimento de políticas públicas para controle e uso adequado da nanotecnologia na agricultura à criação de uma avaliação de capacidade técnica para engenheiros.

“O Crea-SP é uma referência para outros Creas. Na reunião do Crea Sudeste, todos perguntaram como está sendo a experiência no estado de São Paulo. Então, é essencial o engajamento de todos para aprimorarmos o nosso Sistema e as nossas atividades”, comentou a Eng. Lígia Mackey, vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP.

Propostas e representantes

Divididos pelos eixos de interesse, os profissionais passaram a tarde do sábado debatendo ideias e projetos. Quem se candidatou para disputar as vagas de delegado – como é chamado quem representa o Conselho e defende as propostas elencadas nos encontros regionais nas etapas estadual e nacional do Congresso – apresentou a sugestão e passou pela votação do público ao final do dia.

O Eng. José Carlos Constantino, que foi eleito representante, defendeu a participação do Crea-SP em câmaras municipais, estaduais e federais, para a correta implementação técnica de projetos e leis. “O tema de Cidades Inteligentes está sendo discutido na Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, e é um debate que deve contar com a participação da área tecnológica, para tratar da questão técnica e colocar em prática nas cidades o que realmente é bom para a população”, explicou.

Outra proposta foi a do Eng. Raphael de Queiroz Silva, que sugeriu a criação de um programa integrando Crea-SP, entidades de classe e sociedade com o objetivo de tornar a Engenharia Civil e a contratação de profissionais habilitados mais acessíveis para classes menos favorecidas, evitando acidentes e leigos nas atividades de construção.

Foram indicados os candidatos a delegados: Engs. Adriana Duarte Cintra, Cassiano Fábio Santos Diegues, João Matias Santos, José Carlos Constantino, Raphael de Queiroz Silva e Yuri Shimojima. Para suplentes, foram definidos os profissionais Engs. Aureovaldo Oliveira Castanho de Barros Jr., Eduardo Martinho Rodrigues, Márcio Roberto Labigalini, Nivaldo Armando Quintal, Geol. Ronaldo Malheiros Figueira e Eng. Thiago Rodovalho Tolentino.

Produzido por CDI Comunicação