Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-pela-inovacao-nos-municipios/>.
Acesso em 18/05/2024 às 21h47.

Área tecnológica pela inovação nos municípios

Fórum de Gestão Pública do Crea-SP discute digitalização e Nova Lei de licitações

7 de julho de 2023, às 10h27 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Além de fiscalizar o exercício das profissões nas Engenharias, Agronomia e Geociências, o Crea-SP busca que a atuação da área tecnológica possa contribuir para o desenvolvimento dos municípios. Por isso, o Conselho realizou mais um evento em prol das cidades paulistas reunindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para o Fórum de Gestão Pública, na terça-feira (4/07). Com o plenário cheio, na Sede Angélica, o debate tratou das mudanças na legislação a partir da Nova Lei de Licitações (Lei 14.133, de 2021) e da modernização dos serviços públicos.

“O Crea-SP pode oferecer suporte técnico para as gestões municipais utilizando o conhecimento da área tecnológica e suas ferramentas, somando ao Poder Público soluções para o futuro das cidades”, declarou o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese.

Prestigiando o evento, o presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Lamartine Moreira, enalteceu a iniciativa do Conselho paulista. “Parabenizo o Crea-SP por promover fóruns que evidenciam que a área tecnológica é uma aliada pelo desenvolvimento nos municípios”, afirmou.

Dando início ao painel “Gestão Pública na Prática”, o prefeito de São José dos Campos, formado em gestão pública, Anderson Farias Ferreira, apresentou uma palestra de como o município se tornou a primeira cidade inteligente do País. O prefeito listou os indicadores conquistados por meio de mudanças nos serviços públicos, tais como: a oferta de óculos e bengalas inteligentes para alunos com baixa visão; a inserção de aulas de empreendedorismo; a segurança com monitoramento por reconhecimento facial; sistema de coleta de lixo e uma frota de carros 100% elétricos. “A maioria dos serviços e produtos foram alugados e prestados por empresas da área tecnológica”, lembrou Ferreira.

Já sobre as alterações na Nova Lei de Licitações, a docente em Direito Administrativo, doutora e mestre em Direito do Estado, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), Adv. Irene Patrícia Diom Nohara, explicou que as normas acompanham o novo conceito tecnológico. “Agora, a preferência será pelas contratações digitais”, destacou.

Sobre a adaptação à nova legislação, a auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Adv. Daiesse Jaala Bonfim, disse que as mudanças serão um desafio tanto para os gestores, quanto para as empresas prestadoras de serviços. “Os órgãos ausentes de especialização e capacitação, poderão gerar processos licitatórios ineficientes ou uma contratação frustrada, assim como as empresas que não tiverem treinamentos”, apontou Jaala.

Conselheiro do Crea-SP e mediador do painel, o Eng. Civ. Joni Matos Incheglu, destacou que a aproximação do Conselho com as administrações públicas, contribui para o desenvolvimento dos municípios e avanços na área tecnológica. “Essa integração evidencia o reconhecimento dos profissionais e empresas habilitados, que são quem fornecem estes serviços para as cidades”, concluiu Incheglu.

Os inspetores do Conselho, Eng. Civ. Alan Caires, da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) de Bauru, e o Tecg. Mec. Fernando Dantas, da CAF Região Oeste da capital, avaliaram que as palestras ajudarão na evolução de suas profissões, com informações importantes sobre as novas regras para as licitações.

Ao final do evento, um QR Code foi disponibilizado ao público presencial e remoto para sugestões de outros fóruns. Para conferir o debate na íntegra, acesse o vídeo no canal do Youtube TV Crea-SP neste link.