Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-na-midia-22-02-2023-a-24-02-2023/>.
Acesso em 08/05/2024 às 22h46.

Área Tecnológica na Mídia – 22/02 a 24/02/2023

Confira as notícias do dia

23 de fevereiro de 2023, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

 


24/02/2023: DJ / Medidor de Glicose / Biometano / Tecnologias Inteligentes


Procurar canções compatíveis com seu gosto musical se tornará mais fácil com o novo recurso anunciado pelo Spotify. Chamado de “DJ”, a ferramenta desenvolvida com a tecnologia da OpenAI – a mesma criadora do ChatGPT – recomendará músicas e artistas de acordo com o gosto de cada usuário. Utilizando uma tecnologia de personalização, o “DJ” também fará uma curadoria de acordo com as preferências de cada um para recomendar lançamentos de músicas que possam interessar e criar playlists inteiras com o gênero musical preferido do usuário. Além disso, o recurso também traz a recomendação de músicas que o usuário não escuta há muito tempo, trazendo uma sensação de nostalgia, explica a CNN.

 

A Apple avança no desenvolvimento de uma nova tecnologia para a medição dos níveis de glicose no sangue de forma não invasiva. Quando for finalizado, o recurso – que já é uma prova de conceito – deve ser implementado no Apple Watch e representará uma revolução no controle do diabetes. Há anos a novidade é aguardada pelo mercado, informa o Terra. A expectativa é que o medidor de glicose não invasivo seja usado por pessoas que convivem com o diabetes já diagnosticado. Só que, além disso, a ideia é que a tecnologia possa também avisar pessoas pré-diabéticas de seu risco, auxiliando nas mudanças de estilo de vida antes que a doença se estabeleça. Sabe-se que o sistema medidor de glicose envolve o uso de uma série de sensores fotônicos de silício e chips que avaliam a taxa de açúcar no sangue sem a necessidade de uma amostra.

 

O biometano é uma das opções para reduzir as emissões de poluentes no transporte de carga e de passageiros, destaca o Estradão. Segundo a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), o País produz 130 milhões de m³ de gás natural fóssil, bem como 260 mil m³ de biometano por dia. Porém, o potencial de ampliação da produção do combustível de origem orgânica é enorme. Segundo a Abiogás, a meta é produzir 30 milhões de m³ de biogás diariamente até o fim de 2023. E chegar a 70 milhões de m³ em 2030. O combustível é produzido a partir de resíduos de outros produtos: 50% do setor sucroalcooleiro e 30% de proteína animal.

 

A Lenovo lançou na quinta-feira (23) a primeira edição do Índice de Transformação Inteligente, que compara as taxas de adoção de tecnologias digitais transformadoras em mercados e setores, reporta o Infor Channel. O indicador classifica a adoção no mercado de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) com base em dados publicados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pesquisas proprietárias. O mais alto índice foi da Dinamarca: 27% de seus negócios usaram Big Data e 24% implementaram tecnologia de IA.

 


23/02/2023: NEOMIR / Twitter / Volta ao Campo / SAAB / Selo de Verificação


A Agência Espacial Europeia (ESA) vem trabalhando na missão NEOMIR, um telescópio com 20 metros de diâmetro, localizado entre a Terra e o Sol, para servir como sistema de alerta de asteroides ‘invisíveis’ aos telescópios em solo. A missão deve ser lançada em 2030, reporta o Terra. Há asteroides escondidos pelo brilho do Sol, seguindo trajetórias que não podem ser monitoradas. O telescópio será capaz de realizar observações na luz infravermelha e irá monitorar uma espécie de ‘anel’ perto do Sol, de observação impossível no solo. Como vai trabalhar com a parte infravermelha do espectro eletromagnético, poderá detectar o calor emitido pelos asteroides.

 

O bilionário Elon Musk, em resposta a um usuário da rede social, afirmou que o algoritmo do Twitter passará a ser de código aberto a partir da semana que vem, relata o  Tecmundo. “Prepare-se para ficar desapontado”, afirmou. Em seguida, Musk prometeu: “Ele [o algoritmo] melhorará rapidamente”. A medida atende ao resultado de uma enquete feita em março de 2022. Na época, 82,7% dos mais de um milhão de votantes disseram que o algoritmo da plataforma deveria ser de código aberto. Thomas Davidson, da Universidade de Rutgers, afirmou que abrir o algoritmo poderia ajudar a combater os discursos extremistas na rede social.

 

O avanço das tecnologias de informação favorece o retorno de jovens para o campo. A pandemia de Covid-19 e o trabalho remoto impulsionaram a migração dos jovens para as áreas rurais, tendo na internet um instrumento fundamental para a inclusão nos processos produtivos, destaca o Canal Agro. A agricultura tem se profissionalizado cada vez mais com a mecanização e a introdução da agricultura 4.0. Tecnologias como telemetria, georreferenciamento, agritechs e drones auxiliam gestores a entender melhor a produção e aumentar os resultados.

 

A SAAB enviou quatro aeroestruturas do caça Gripen de Linköping (Suécia) para Gavião Peixoto (SP), onde ficam as instalações da Embraer Defesa & Tecnologia, informa o Aeroin. As peças serão montadas na fábrica da Embraer, que começará a operar no final de abril. A Embraer fará a montagem final de 15 aeronaves como parte da transferência de tecnologia no contrato para 36 aeronaves. Será o primeiro caça Gripen montado no Brasil. Os outros cinco chegaram montados e prontos para voo.

 

Seguindo a tendência de outras redes sociais, a Meta vai pedir que os usuários paguem para ter uma conta com selo de verificação. A medida é semelhante à adotada pelo Twitter como uma nova fonte de receita além da captação de anúncios publicitários. O novo serviço da companhia é válido para o Facebook e Instagram e permitirá que, assim como as figuras públicas, os usuários comuns também tenham um selo azul de verificação que confirme a sua identidade. Quem quiser comprar o selo de verificação no Instagram ou Facebook terá de pagar o valor de US$ 11,99 por mês, de acordo com o Meio & Mensagem.

 


22/02/2023:  Display Autolimpante / Mal do Caroço / 6G


A General Motors (GM) registrou uma patente de um display touch autolimpante. A tecnologia deve utilizar um pixel violeta para eliminar a gordura deixada nas telas, reporta o Mundo Conectado. Segundo a patente da GM, o revestimento seria à base de óxido de metal, capaz de reagir ao pixel violeta, da mesma forma que reagiria a radiação ultravioleta da luz solar. O modo de autolimpeza pode ser ativado manualmente pelo motorista ou sozinho, enquanto o carro não está em uso.

 

Técnicas de nanotecnologia estão sedo utilizadas para controlar a linfadenite caseosa, doença também conhecida como “mal do caroço”, que atinge caprinos e ovinos em todas as regiões do país, revela o Globo Rural. A pesquisa conduzida em parceria entre a Embrapa e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) consiste em um tratamento de uso racional de antibióticos aplicados diretamente na área afetada por meio de nanopartículas e nanofibras. Os principais benefícios do novo procedimento são a biossegurança e a diminuição do resíduo de antibiótico no leite e na carne oriundos desses animais.

 

Ainda que a capacidade de inovação do 5G sequer tenha sido alcançada, pesquisadores já se debruçam sobre a próxima etapa da tecnologia, o 6G. Centros de pesquisa de ponta do Brasil, como o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), possuem grupos focados no desenvolvimento das novas possibilidades. Dentre as muitas evoluções, especialistas preveem avanços sensoriais – como em estímulos do olfato – e até hologramas que podem revolucionar as relações. A reportagem do G1 explica ainda que a tecnologia vai trazer uma série de novas aplicações com a integração do mundo físico e do mundo biológico com o universo digital. No entanto, a novidade ainda deve demorar para chegar até o público. O pró-reitor de pós-graduação e pesquisas do Inatel, José Marcos Camara Brito, afirma que as novas tecnologias em comunicações móveis são desenvolvidas até dez anos antes do lançamento comercial.

 

Produzido por CDI Comunicação

Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP