Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/aeasc-divulga-guia-de-boas-praticas/>.
Acesso em 26/04/2024 às 11h10.

Associação de São Carlos divulga Guia de Boas Práticas

Conteúdo aborda ODS para construção civil

6 de setembro de 2022, às 10h30 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) desenvolveu um caderno técnico que tem como foco a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), na construção civil.

Trata-se de um Guia de Boas Práticas elaborado com base nos relatórios de sustentabilidade de entidades e construtoras e em alternativas desenvolvidas pelo setor. O material está disponível em versão digital no site www.aeasc.net/cadernos.

O Crea-SP, que é signatário da Agenda 2030, criou um modelo de caderno técnico publicado na página exclusiva do Conselho para as associações, incentivando iniciativas como essa. “Quando trazemos a temática do desenvolvimento sustentável para dentro do Crea-SP e compartilhamos essa cultura com as entidades de classe, estimulamos mais ações propositivas. A área tecnológica é uma importante aliada nesse processo. Portanto, é essencial aplicarmos ideais responsáveis e conscientes em nossas rotinas de trabalho”, destaca a vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey.

Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e conselheiro no Crea-SP, o Eng. Civ. Douglas Barreto esteve à frente da produção do caderno e explica que o conteúdo visa difundir conhecimentos técnicos sobre os ODS. “O grande motivador foi criar um material que sintetizasse as origens desses objetivos e suas relações com a construção civil, de modo que, no dia a dia, essas práticas possam ser atendidas para que as metas sejam alcançadas, permitindo um futuro melhor para todos”, ressalta.

Objetivos e a ONU

São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com 168 metas estabelecidas que tratam de erradicação da pobreza, segurança alimentar, igualdade de gênero, redução das desigualdades e mais. Para a construção civil, a meta é trabalhar os ODS de número 9 – Indústria, inovação e infraestrutura e 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.