COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MULHER CREA-SP

Seja nas engenharias, agronomia ou geociências, aqui as mulheres encontram o espaço ideal para compartilhar e fortalecer seus projetos.

Acompanhe todas as iniciativas do Crea-SP que celebram a liderança feminina, promovem a equidade de gênero e transformam o cenário da área tecnológica.

Participe dos próximos eventos de 2025

Acompanhe todas as iniciativas do Crea-SP que celebram a liderança feminina, promovem a equidade de gênero e transformam o cenário da área tecnológica.

25/06

Talks - Dia Internacional da Mulher na Engenharia - São Paulo

12/08

ETEC Palmital | Apresentação Programa Mulher + Palestra Empreendedorismo e Protagonismo Feminino - Palmital

13/08

ETEC Palmital | Apresentação Programa Mulher + Palestra Empreendedorismo e Protagonismo Feminino - Ourinhos

13/08

ETEC Palmital | Apresentação Programa Mulher + Palestra Empreendedorismo e Protagonismo Feminino - Ourinhos

20/10

UNIP São José do Rio Pardo

06 a 09/10

UNESP Bauru

VÍDEO

FOTOS

NOTÍCIAS

FOMENTANDO IDEIAS

MULHERES NA ENGENHARIA

Fique por dentro das últimas notícias e iniciativas que destacam o protagonismo feminino no universo da Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores.

Selo Bronze da ABNT/Instituto Nós Por Elas

O Crea-SP é o primeiro Conselho profissional do Brasil a conquistar o selo bronze de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019. Concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas, o selo reconhece as boas práticas no combate à violência contra as mulheres.

Sobre a certificação, saiba mais aqui.

Reforçando esse compromisso, também disponibilizamos a cartilha de orientação para combate aos assédios moral e sexual e à discriminação e o canal de denúncias anônimo, garantindo apoio, segurança e acolhimento.

Aqui, toda mulher encontra informação, orientação e proteção. Porque respeito não se discute, se pratica.

Acesse aqui a cartilha

Conheça quem faz parte do Programa Mulher

Quem são as mulheres que estão à frente do Comitê Gestor? Elas são líderes em suas áreas, com trajetórias de conquistas e ações que visam fortalecer a presença feminina na área tecnológica.

Marci Alves

Atual coordenadora do comitê, Marci é engenheira civil, empresária, mentora e especialista em vistorias técnicas de imóveis, gerenciamento de obras, reformas e gestão em facilities. Com atuação e liderança ativa para o fortalecimento da presença feminina na área tecnológica, promovendo capacitação, formação de líderes e impacto no mercado. Também auxilia mulheres a se posicionarem com mais autoridade, confiança e protagonismo profissional.

Nauany Xavier Rodrigues

Nauany, coordenadora adjunta, é engenheira civil e técnica em Segurança do Trabalho. Empresária, mentora e palestrante, atua na área tecnológica desde 2013 com foco em projetos, obras, reformas e atendimento exclusivo ao público feminino. É diretora da Mulheres na Construção Brasil (MUC), rede que fomenta a liderança feminina na Engenharia, além de coordenar grupos de apoio a mulheres empresárias e participar de ações sociais no combate ao câncer de mama.

Érica Alves de Oliveira

Érica é natural de Tupaciguara, Minas Gerais. Engenheira eletricista formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui também mestrado em Engenharia de Telecomunicações, com especialização em Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS), pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Sua carreira é marcada pela atuação no desenvolvimento de sistemas aeroespaciais e, atualmente, é engenheira de telecomunicações sênior na Petrobras, onde trabalha com foco em soluções tecnológicas para unidades onshore e offshore.

Izildinha Valéria de Aguiar Nascimento (Zel)

Izildinha, conhecida como Zel, é engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agronomia de Machado (ESACMA), em Minas Gerais. Com mais de 20 anos de experiência, dedica-se ao plantio de árvores, regularização ambiental e desenvolvimento de projetos de educação ambiental. É proprietária de uma consultoria ambiental onde oferece soluções personalizadas para sustentabilidade e conformidade. Também atua como inspetora chefe na Associação de Engenheiros e Agrônomos de Cajamar (AEAC), promovendo ações de preservação e conscientização comunitária.

Luzia R. Scarpin de Marchi

Profissional da área tecnológica, com formação em Tecnologia em Gestão Ambiental, com especialização lato sensu em Engenharia Ambiental; Cidades Inteligentes; Engenharia de Avaliações e Perícias; Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias e formação de professor para ensino superior. Exercendo atividades profissionais autônomas diversificadas de coordenação, gestão e liderança em diversas cidades dos estados de São Paulo e Paraná.

Inka Vasconcelos

Inka Vasconcelos é engenheira civil formada pela Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (EEP/FUMEP). Trabalha como autônoma em projetos e acompanhamento de obras, com passagens por cargos de liderança, como presidente da Jari Municipal de Rio Claro e da 47ª Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) da 13ª Região do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP). Trabalhou na fiscalização de obras de edifícios da Vara do Trabalho de Rio Claro, Presidente Prudente e Barretos. Atualmente, é conselheira do Crea-SP, integrando a Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC).

Saiba como solicitar a participação e presença do Programa Mulher

Quer contar com o Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP em seu evento ou iniciativa? Preencha o formulário ou clique aqui para entrar em nosso grupo de WhatsApp.