Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/engenharia-e-abril-azul/>.
Acesso em 17/04/2024 às 02h04.

Engenharia e Abril Azul

Tecnologias contribuem para promover a autonomia, conforto e segurança de pacientes com TEA

2 de abril de 2024, às 11h52 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Para disseminar conhecimento sobre as necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Abril Azul, incentivando as discussões sobre o assunto nesse período. No Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que pelo menos 2 milhões de pessoas convivem com o distúrbio, que pode causar prejuízos na interação social e na comunicação, entre outros sintomas.

Construir ambientes mais acessíveis a essas pessoas é uma necessidade para garantir igualdade de oportunidades e as Engenharias são estratégicas para isso. “As tecnologias contribuem para promover a autonomia, conforto e segurança para todas as pessoas, vencendo barreiras na realização de rotinas diárias”, explica o Coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) do Crea-SP, Eng. Amândio José Cabral D’Almeida Jr. 

Incentivar o debate na área é importante pois, para pensar em soluções para quem vive com TEA, os profissionais da área tecnológica precisam conhecer os sinais, características e dificuldades enfrentadas por quem vive com o distúrbio, que se manifesta em diferentes graus. No Brasil, o diagnóstico ainda é um desafio e ele é o primeiro passo, já que o tratamento adequado pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Ciente de seu papel para lidar com o desafio, o Crea-SP está engajado nas discussões sobre o tema. “O Conselho está empenhado em garantir acessibilidade a todos e isso significa transpor barreiras, sejam elas de qualquer natureza, principalmente as atitudinais que cerceiam a inclusão social”, esclarece o Eng. Amândio.

A CPA também tem dialogado com organizações que trabalham com o assunto. “A nossa experiência na Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação (Reatech) em 2023 mostrou que é preciso participar junto com diversos segmentos da sociedade para melhor contribuição da área tecnológica à acessibilidade”, completa seu coordenador.

Ao longo deste mês, outros conteúdos para conscientização serão divulgados em nossos canais. Acompanhe as redes sociais do Crea-SP para ficar por dentro da programação especial do Abril Azul.

 

 

Produzido pela CDI Comunicação