Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/congresso-movimenta-piracicaba/>.
Acesso em 25/04/2024 às 04h44.

Congresso movimenta Piracicaba

Encontro reuniu profissionais em busca de melhorias para a área tecnológica

20 de julho de 2022, às 8h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No último sábado (16), Piracicaba sediou o quarto encontro da etapa regional do Congresso de Profissionais (CRP). Para estimular a discussão sobre o Sistema Confea/Crea e as Engenharias, Agronomia e Geociências, os profissionais expuseram ideias para a área tecnológica, firmadas em três eixos temáticos: atuação profissional, inovação tecnológica e infraestrutura. A partir do debate, os participantes puderam elaborar propostas, que trataram desde às possibilidades que o 5G trará para as atividades técnicas destas profissões, ao desenvolvimento de aplicativos para identificação de profissionais registrados no Crea-SP.

O objetivo é formular propostas e eleger representantes que as levarão para as próximas etapas do Congresso, a estadual e a nacional, em que todos os Creas se reúnem.

A Eng. Lígia Mackey, vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, explicou que os encontros do Congresso têm gerado muitas propostas, com destaque para o eixo de atuação profissional. “Ainda temos dois encontros regionais antes da etapa estadual. É interessante que os profissionais, antes dos eventos, já se inteirem da legislação e pensem em soluções que gostariam de propor, para que o momento do debate seja produtivo”, recomendou.

Dinâmica e propostas

Os participantes passaram por uma imersão nos objetivos e regras do Congresso e, depois, foram encaminhados para as salas de discussão. Das rodas de conversa, surgiram diversas propostas relacionadas aos três eixos, como a criação de uma ART única para todos os Estados; o desenvolvimento de um aplicativo para a sociedade buscar profissionais registrados no Crea-SP para a execução de serviços; a aproximação do Conselho e das instituições de ensino para valorização do Sistema e das profissões; a exploração da rede 5G no campo para impulsionar as atividades; entre outras.

A proposta da Eng. Denise Oliveira, por exemplo, focou na ampliação da presença de profissionais habilitados dentro das instituições públicas. “Minha ideia vai ao encontro da necessidade de evitarmos que leigos discutam trabalhos e ações que demandam profissionais com conhecimento técnico especializado em locais como prefeituras”, explicou. Denise foi uma das delegadas indicadas, que ocorre no final do evento e elege profissionais que irão representar o Crea-SP nas próximas etapas.

Foram indicados os candidatos a delegados: Denise de Cássia dos Santos Oliveira, Maria Cristina Adami Gatti, Luiz Carlos Padovani, Amanda Noeli Nogueira Mitestainer, Mário Roberto Adorno Filho e Rodrigo Marchini. Já para suplentes, foram indicados: Manoel Eduardo Martins, Alexei Barban do Patrocínio, Valdir Aparecido Galiano, Cláudio de Campos Gonçalves, Ricardo D’Urso Saavedra, Antônio Carlos Catai, Aristides Galvão, Guilherme Lui de Paula Souza Filho e Ubirajara de Paula Souza Filho.

Próximos passos

As propostas passam por uma análise da Comissão Organizadora Regional (COR) para as etapas estadual e nacional. “Ao chegar ao Confea, a evolução das propostas pode ser acompanhada por todos pelo site do CNP, garantindo transparência para o processo. Ainda que a sugestão não seja aprovada, ela é ouvida e entra na pauta de uma discussão nacional”, explicou o Eng. Alexander Ramos, coordenador da COR. “Este é o momento para transformar críticas em melhorias para o dia a dia de suas profissões, que impactam toda a sociedade”, finalizou.