Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/aracatuba-encerra-crp/>.
Acesso em 28/03/2024 às 17h04.

Araçatuba encerra CRP

Propostas serão apresentadas no encontro estadual

9 de agosto de 2022, às 10h05 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Mais de 100 propostas foram apresentadas em seis etapas do Congresso Regional de Profissionais – realizadas entre maio e agosto – estimuladas pelas discussões de ideias e melhorias para o Sistema Confea/Crea e para as profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências. No sábado (6/8), Araçatuba sediou o último encontro regional que antecede o Congresso Estadual de Profissionais, marcado para o próximo dia 27 de agosto.

Divididos em três eixos: inovação, infraestrutura e atuação profissional, os debates trataram desde novas regulamentações profissionais a políticas públicas, passando por soluções tecnológicas interligadas às cidades inteligentes. “É essencial o engajamento dos profissionais, que trazem propostas para ajudar a encontrar soluções, tanto para o Sistema Confea/Crea quanto para suas próprias profissões. E o Crea-SP sempre estará à disposição dos profissionais e da sociedade para construir um ambiente melhor para todos”, pontuou o diretor administrativo do Conselho, Eng. Mamede Abou Dehn Jr, que na ocasião representou a vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey.

Em Araçatuba, o assunto principal foi a atuação profissional. Entre os pontos centrais da discussão, estiveram a importância de um profissional legalmente habilitado para os registros ambientais obrigatórios aos imóveis rurais e a formação de comissões estaduais para estudar e delimitar as atribuições profissionais.

Expectativa para o Estadual

Mais de 100 pessoas participaram do encontro em Araçatuba. Depois dos bate-papos e apresentação das propostas, houve a indicação dos representantes para o Congresso Estadual, onde concorrerá a eleição dos delegados para representar o Estado de São Paulo no 11º Congresso Nacional em Goiânia (GO). Foram indicados a representantes: Engs. Alberto Martins Junior, Claudio Gotardo Filho, Dib Gebara e Luiz Aberto Chinaglia de Oliveira.

Integrante da Comissão Organizadora Regional (COR), o Eng. Rui Alves avaliou como positiva as trocas de experiência e conhecimento entre os profissionais, que possibilitaram a discussão de problemas das cidades e dos profissionais de cada região. “Cada localidade tem suas demandas e caraterísticas. Os encontros regionais possibilitam uma representação mais assertiva das necessidades que afligem os profissionais do nosso Estado. Agora, vamos sistematizar as propostas para apresentarmos no Congresso Estadual”, avaliou.

O Eng. Victor Servantes, que participou do Congresso, destacou que a atuação ativa dos profissionais contribui para o avanço e valorização da área tecnológica. “Isso possibilita o crescimento das profissões e garante a proteção da sociedade, tendo em vista a importância da responsabilidade técnica dessas atividades, que direta e indiretamente impactam no funcionamento de diversos setores do País”, opinou.

Para o Eng. Jader Melo, que também esteve presente na oportunidade, o Congresso foi importante para a troca de experiências entre os profissionais e para estabelecer novos contatos de trabalho. “Desta forma, conhecemos novas realidades que estão sendo aplicadas, além de colaborar com as demandas de outros profissionais e cidades. Temos muitos desafios a serem enfrentados e apenas com união fortaleceremos a nossa classe. E este encontro possibilita tudo isso, já que há o debate de temas urgentes para nós, profissionais, e também para a sociedade”, observou.

Já o coordenador do COR, Eng. Alexander Ramos, convidou todos os profissionais para participarem do encontro que acontecerá em Serra Negra, no próximo dia 27. “A Comissão recebeu mais de 100 propostas para analisar. Esse é o resultado da contribuição e participação de mais de 1 mil profissionais paulistas e é de suma importância que todos estejam juntos no Congresso Estadual de Profissionais, etapa que vai definir os delegados que representarão o Crea-SP no Nacional, bem como todas as propostas que levaremos para debater, discutir e aprovar no Congresso que acontecerá em Goiânia”, concluiu.

Produzido por CDI Comunicação