Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

Departamento de Comunicação - DCO

 
 
 
 
 

Boletos da anuidade 2012. Presidente do CREA SP comenta o aumento.

       
  

Neste mês de março, os profissionais estarão recebendo os boletos para pagamento da anuidade 2012. Os valores, estabelecidos pelo Confea, sofreram reajuste de 52%.

O Presidente do CREA SP, Eng. Francisco Kurimori, explicou que os novos valores foram definidos pelo Conselho Federal no final do ano passado e referendados pelo ex-Presidente do CREA SP que deter-minou a cobrança como determi-nada pelo Confea. Assim, ao CREA SP cabe apenas o cumprimento do que ficou estabelecido em lei.

 

Ouça trecho de entrevista do Presidente do CREA SP, ao jornalista Paulo Roberto Machado, sobre a questão do aumento nas anuidades e ARTs.

Clique aqui para ver a entrevista


"Esse aumento de 52% na anuidade é fruto de uma resolução aprovada pelo Confea em 2011. Em outubro de 2011 o congresso nacional aprovou uma lei federal que estabeleceu regras de cobranças de anuidade para todos conselhos profissionais.
Essas lei estabelece que os conselhos profissionais passam a ter o direito e obrigação de cobrar de anuidade de até R$ 500,00 com correção anual pelo INPC.
Os conselheiros federais do Confea se reuniram no final do ano de 2011 e aprovaram uma anuidade de R$ 350,00 para 2012. Ainda em 2011 o Crea baseado nessa resolução aprovou um ato administrativo corroborando de forma obrigatória essa anuidade.
Não há nenhum indice economico no país que justifique esse aumento absurdo concedido para a anuidade de 2012 que passou a vigorar para todos profissionais registrados em todo país. Como presidente do Crea tenho a obrigação de cumprir e fazer cumprir essa resolução"

Francisco Kurimori – Presidente do CREA SP

 
 
 
 

Março é o mês dedicado às mulheres.

       
  

Desde o começo do mês de março vários eventos tem marcado o Dia da Mulher. O CREA SP, por exemplo, fara sua comemoração no próximo dia 15, numa colaboração da ABEA–SP.

A ABEA SP é entidade que congrega as mulheres engenheiras e arquitetas do Estado de São Paulo e é presidida pela Engenheira Keiko Kurimori. Na foto, da esquerda para a direita: Engenheiras Elisabete Rodrigues (Chefe de Gabinete do CREA SP e Diretoria da ABEA SP), Alda Marco Antonio, Vice-Prefeita de São Paulo e Keiko Kurimori, Presidente da ABEA SP e Vice-Prefeita de Lins.

 

Leia mais...

Tradicionalmente, o Dia Internacional da Mulher é o dia 08 de março relembrando o sacrifício feito por um grupo de mulheres, nos Estados Unidos. Mas... como um dia é pouco, o pessoal decide prolongar as comemorações e estende-las ao longo do mês.

Por isso, desde o início de março, o Departamento de Comunicação está acompanhando os fatos e acontecimentos que marcam o Dia e o Mês da Mulher, em São Paulo e nas unidades do interior que tem enviado suas contribuições.

A Eng. Keiko Kurimori, Presidente da ABEA - Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas - São Paulo, acompanhada da Chefe de Gabinete do CREA SP e Diretora da ABEA, Eng. Elisabete Rodrigues, esteve na Prefeitura Municipal, acertando com a também Engenheira Alda Marco Antonio, que é a Vice-Prefeita de São Paulo, algumas das ações. Alda Marco Antonio será homenageada pela ABEA/CREA SP no encontro programado para o dia 15 de março, em São Paulo


 
 
 
 

O CREA SP quer segurança nos parques de diversão.

       


Eng. Francisco Kurimori durante entrevista

  

Francisco Kurimori, Presidente do CREA SP, dá entrevista para emissora de Televisão de São Paulo e comenta a participação do Conselho na Força Tarefa montada pelo Ministério Público para vistoriar o Parque Hopi Hari.

Para o Presidente do CREA SP a segurança dos brinquedos nos parques de diversão é o objetivo principal da Força Tarefa que foi montada pelo Ministéri Público do Estado de São Paulo. Uma adolescente de 14 anos morreu depois de sofrer uma queda num dos brinquedos do Hopi Hari.

 

Segundo o Presidente do Crea-SP, a Fiscalização do Conselho mantém uma rotina periódica de visitas ao Hopi Hari e a outros parques de diversão, considerando a presença de profissionais engenheiros como responsáveis técnicos pelos equipamentos e pelos parques.

Leia mais...

"Assim como acontece em uma construtora, existem vários engenheiros trabalhando no parque e desempenhando seu papel. São profissionais com registro no Crea, mas que não são os responsáveis técnicos pelos equipamentos, pois não possuem atribuição profissional para isso. Já os dois profissionais anotados como responsáveis técnicos, um engenheiro mecânico e um engenheiro eletricista, estão devidamente registrados no Conselho e cumprindo com suas atribuições profissionais", destaca.

"Queremos a mesma coisa que o Ministério Público quer: Segurança para os nossos parques e não apenas segurança para alguns brinquedos". Essa afirmação, do Presidente do CREA SP, a um canal de televisão de São Paulo, retrata o pensamento do Conselho Profissional que integra a Força Tarefa de profissionais que fiscaliza o Parque Hopi Hari onde, recentemente, uma adolescente de 14 anos perdeu a vida ao cair do brinquedo La Tour Eiffel.

Após os resultados da análise técnica feita pelo IPT, o Crea-SP fará a conclusão de seu trabalho. "Se for constatado que houve uma falha técnica por parte desses profissionais, os responsáveis técnicos serão julgados eticamente dentro do nosso Conselho", finaliza Kurimori.


 
 
 
 

CREA SP defende, em São Vicente, vistorias periódicas em prédios.

       


Da esquerda para a direita: Eng.Nizio Cabral, Vereador Pedro Gouvea (Presidente da Câmara), Vereador Roberto Rocha (Lider do Governo), Eng. Francisco Kurimori, Presidente do CREA SP e Eng. Tércio Garcia (Prefeito de São Vicente).

  

Ao receber, em São Vicente, Diploma e Medalha de Mérito Profissional, o Presidente do CREA SP voltou a defender a obrigatoriedade na vistoria ou inspeção periódica em prédios.

Uma legislação nacional que promova vistoria periódica em todos os imóveis públicos e privados para evitar desabamentos e acidentes, como os que ocorreram recentemente em São Bernardo (SP) e Rio de Janeiro, foi defendida pelo Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Estado de São Paulo, Francisco Kurimori.

O Presidente do CREA SP, acompanhado do Superintendente de Fiscalização Luiz Sega e da sua Chefe de Gabinete Eng. Elisabete Alves, esteve no mês passado em São Vicente onde recebeu o Diploma e Medalha de Mérito Profissional, outorgados pela Câmara em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA) da Cidade.

Kurimori já disponibilizou, no site do Conselho, a legislação disponível sobre vistoria ou inspeção predial. Esse material tem sido muito solicitado pelas Associações ligadas ao CREA SP que estão propondo, nos respectivos municípios, aos prefeitos ou às Câmaras Municipais, a adoção de legislação sobre o assunto.

O Superintendente de Fiscalização do Conselho, Eng. Luiz Sega, e o próprio Presidente têm visitado as unidades do Estado e facilitado o acesso às informações e modelos que poderão nortear os legisladores municipais.

 
 
 
 

Em Campinas, Universidade Estadual promove um Forum para discutir as relações entre: "O Engenheiro, a Universidade e o Sistema Confea/Crea".

       



  

No próximo dia 22, o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, vai participar do Fórum de Ciência e Tecnologia "O Engenheiro, a Universidade e o Sistema Confea/Crea", que será realizado no Centro de Convenções da Unicamp,em Campinas, das 9h às 17h. O Forum será coordenado pelos Professores Doutores Carlos Alberto Mariottoni (Coordenador), Paulo S. F. Barbosa (Diretor FEC) e Alberto L. Francato (Coord. Grad. Eng. Civil FEC Unicamp).

As inscrições estão abertas e disponíveis pelo site: http://foruns.bc.unicamp.br/index.php

Informações: (19) 3521.2304

 
 
 
 
.........................................................................................................................................
   

Crea-SP Notícias é produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP - DCO.

Nós respeitamos a sua privacidade, somos contra o spam e não distribuimos cadastro a terceiros, em respeito à nossa política de uso de dados.

Caso não tenha interesse em receber o Crea-SP Notícias, entre em contato pelo e-mail comunic@creasp.org.br colocando no assunto: retirar meu nome da lista ou telefone para (11)3095-6460.

Para a inclusão de e-mails em nossa lista ou em caso de dúvidas, críticas e sugestões, escreva para comunic@creasp.org.br

 
.........................................................................................................................................