Soraia Kessuane Bego


Soraia

A primeira entrevistada é Soraia Kessuane Bego, que tem 53 anos e é dona de um sempre doce sorriso e olhos verdes de uma placidez que acalma todos ao redor. Soraia começou no Crea-SP em junho de 2007, na área de Benefícios, onde permaneceu por cerca de três anos. "Nos últimos anos – conta ela – venho desenvolvendo atividades na área de Gestão de Pessoal, como Recrutamento e Seleção, Estagiários e Aprendizes, além de auxiliar a equipe em outras tarefas, conforme a demanda".

Soraia é casada e mora em Pinheiros, na Capital. "Gosto de passear, viajar de moto com meu marido, principalmente para cidades no campo e na serra. Faço Pilates e terapia, além de frequentar a igreja, para ficar de bem comigo, com as pessoas, com a vida" – explica ela. "Também gosto de ajudar meu marido, que é fotógrafo, nas sessões que ele faz no estúdio, quando o horário permite".

Nossa colega da UGP não foi entrevistada à toa: sua experiência pessoal de superação é um exemplo não só para as mulheres. "Acredito que tive, até hoje, fases marcantes, com desafios que me fizeram crescer e querer melhorar sempre. Entre tantas experiências, quero ressaltar o desafio de mudar de São Paulo para Apucarana, no Paraná, em 1998, por uma proposta de trabalho. Morei lá por um ano e meio, com minha filha que tinha seis anos, sem conhecer ninguém, sem alguém da família para ajudar. Fomos muito bem sucedidas e felizes. Havia me separado do primeiro casamento e tinha a tarefa de educar minha filha da melhor forma que eu pudesse. Creio que tive a resposta esse ano, quando a Bárbara formou-se em Psicologia e foi homenageada, na Colação de Grau, com Honra ao Mérito, como a melhor aluna do curso! Que orgulho!".

Outra experiência mais recente foi ter tomado, segundo conta, a melhor decisão de sua vida: parar de fumar. "Eu comecei a fumar no tempo em que o cigarro estava na mídia como algo bonito e chique, e assim foram 36 anos com o vício. Parei há dois anos e me sinto muito bem, em todos os aspectos".

Mas os leitores devem estar se perguntando: o que essas duas experiências têm em comum que mudaram a vida da Soraia? CORAGEM – responde ela. "É preciso ter coragem para mudar, não ter medo de arriscar, dar o primeiro passo, confiar em si mesmo, ter fé e ir à busca das realizações. Se der errado, ter a humildade de aceitar e começar de novo, mudar o caminho, mudar o sonho, aprender com o erro e seguir em frente".

E não é só isso: esta mulher que adora conhecer novas pessoas e lugares, conversar, curtir a natureza, tem uma mensagem especial para a boa convivência entre os colegas. "A mensagem é que devemos, por mais difícil que possa parecer, nos esforçar para viver no presente e olhar os que estão à nossa volta. E, apesar de vivermos num mundo cada vez mais virtual, precisamos encontrar um tempo para estar com as pessoas, nem que seja para um café. Conversar, dar risada, trocar ideias, falar sério. Não podemos deixar que o mundo virtual substitua o real. Vamos dizer um bom dia florido, com carinhas sorridentes e corações, pessoalmente, olhando nos olhos dos outros, e não só pela tela do celular, do computador...".

Parabéns, Soraia! Com certeza, é um orgulho para todos do Crea-SP ter você como colega de trabalho.