Crea-SP Newsletter

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 1144/12 - 04 de maio de 2012

 
   
  CREA-SP INFORMA  
 

Crea-SP estende vacinação gratuita contra a gripe a todos os funcionários

A campanha anual de vacinação contra a gripe promovida pelo Ministério da Saúde vai até o dia 25 de maio. Neste ano a campanha reforça que a vacinação é para quem precisa de mais proteção, ou seja, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos. Se você faz parte de um desses grupos, procure um posto de vacinação. A vacina é gratuita para essas faixas etárias e condições e é muito importante para a sua saúde – Clique aqui e veja a importância de se vacinar:

Para atender aqueles funcionários que não se encontram na faixa dos 60 anos para cima e querem se vacinar, porque conhecem a importância desse gesto, o Crea-SP está montando uma estratégia de vacinação sem custo algum para os interessados: o Conselho acaba de adquirir um lote de 330 doses que serão aplicadas gratuitamente aos funcionários da Grande São Paulo que se encontram na faixa etária não atendida pela Campanha Nacional.

A vacinação do Crea-SP acontecerá na Sede Faria Lima em data a ser anunciada dentro em breve. Os funcionários das demais unidades em todo o Estado que quiserem se vacinar – e é importante que o façam – também não arcarão com o custo da vacina cobrado pelos hospitais e clínicas, pois o Conselho está organizando um plano de ressarcimento desse custo aos interessados. Fique atento(a) às publicações do CREA Online e não deixe de participar!

.........................................................................................................................................

Voz saudável é sinônimo de saúde: cuide bem dela

A voz também é sinônimo de saúde e assim como nos preocupamos com o nosso coração, com os níveis de colesterol, com o controle da nossa pressão arterial e com a diabetes, abordamos aqui uma questão que merece nossa atenção rotineiramente: trata-se da nossa saúde vocal. Ou seja, não deixe que um eventual problema de rouquidão ou de cansaço da voz passe despercebido no seu dia-a-dia e trate de saná-lo de imediato.

Os especialistas consideram a voz como o som resultante da vibração das cordas vocais, provocada pela passagem do ar através da laringe no momento em que as cordas se aproximam umas das outras. É o meio mais comum de comunicação, com grande importância nas relações sociais e profissionais.

Passar um dia rouco já é o suficiente para perceber o quanto a voz é importante para o ser humano. O ideal é prestar atenção nos sinais que a voz nos dá, como rouquidão, alterações no timbre, instabilidade nas características vocais e fadiga vocal, além de atentar para a dor ou alguma dificuldade na hora de falar, e ainda aquela “coceira” na garganta que não passa. Tudo isso é sinal de que algo vai mal com o seu aparelho fonador.

Para ter uma voz saudável, veja algumas dicas que devemos adotar no nosso dia-a-dia:

- Beba de seis a oito copos de água: esta é a única maneira de manter hidratadas as cordas vocais. A água aumenta a produção de muco nas cordas vocais, contribuindo para sua lubrificação.

- Reduza a ingestão de bebidas que provocam a desidratação das cordas vocais, como álcool, bebidas com cafeína e bebidas gaseificadas.

- Não fume. Nos fumantes ativos e passivos, o tabaco provoca agressões às cordas vocais, prejudicando a qualidade da voz e aumentando o risco de câncer de pulmão e de laringe.

- Evite forçar a voz em demasia quando estiver em lugares muito ruidosos. Devemos sempre usar o nosso tom de voz, evitando tons extremos (muito agudos ou muito graves), pois podemos causar traumatismos nas cordas vocais, provocando a chamada rouquidão (disfonia).

- Ao pigarrear, as cordas vocais “batem” uma na outra, agredindo-se mutuamente. Beba água ou engula “a seco”. O refluxo gastroesofágico e as rinites, sinusites e doenças alérgicas são causas frequentes que levam ao pigarro.

- Coma maçã. É uma fruta adstringente, limpa a garganta e traz alívio e bem- estar.

- Articule bem as palavras. A leitura labial e a dicção ajudam as pessoas a entenderem melhor o que você quer dizer e evitam que você tenha que falar mais alto ou gritar para conversar.

- Respire sempre pelo nariz. A respiração pela boca deixa a garganta mais ressecada, provocando um esforço maior para falar e respirar.

- Evite a exposição prolongada ao ar-condicionado: ele resseca a mucosa vocal.

- Evite alimentos que causem azia e má digestão. O motivo é o refluxo gastroesofágico: o ácido estomacal pode irritar a garganta.

- Faça exercícios físicos. O condicionamento físico permite à voz aguentar as variações do dia-a-dia.

É importante saber que as cordas vocais não podem ser trocadas! As pessoas que ao longo da vida cuidaram da saúde provavelmente vão possuir uma voz firme e de qualidade durante a velhice. A nossa voz na Terceira Idade vai nos dizer quem fomos e o que fizemos durante a vida.

Estamos à disposição para esclarecimentos

Enfermaria CREA - Faria Lima
Tel. (11) 3095-4731

Enfermaria CREA - Rebouças
Tel. (11) 3061-6871


Programa de Medicina Ocupacional do Crea-SP - 2012

.........................................................................................................................................

MOVIMENTAÇÕES DE FUNCIONÁRIOS

Comunicamos a todos os funcionários acerca das admissões e desligamentos realizados no último mês no quadro de funcionários do CREA-SP:

ADMITIDOS
NIVALDO PUPATO

DESLIGADOS
ANA CAROLINA SILVA GAVA
BARBARA GASPERINI ZIPPERT
DEBORA LESSA DA SILVA ALCARAZ
JOSE RODRIGUES DA SILVA FILHO

Desejamos sucesso e felicidades em seus novos empreendimentos!!!


Departamento de Finanças e Pagamentos/SUPCON

.........................................................................................................................................
  Crea-SP Newsletter  

Favor divulgar aos colaboradores que não possuem e-mail as informações deste boletim.

Clique aqui para ver a lista de edições anteriores.

Caso não tenha interesse em receber nossas newsletters, entre em contato pelo e-mail comunic@creasp.org.br (assunto: retirar meu nome da lista) ou telefone (11) 3095-6460.

O Crea-SP respeita a sua privacidade, é contra o spam e não distribui seu cadastro a terceiros, em atenção à nossa política de uso de dados.

Para a inclusão de e-mails em nossa lista ou em caso de dúvidas, críticas e sugestões, escreva para comunic@creasp.org.br.

 
.........................................................................................................................................