Crea-SP

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 1409/13 - 28 de maio de 2013

 
   
  CREA-SP INFORMA  
 

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
entra na última semana

Todos têm acompanhado pelos noticiários os casos de morte de pessoas vitimadas pelo surto de gripe que atinge brasileiros de todas as regiões. Em virtude desse grave problema, o Governo Federal decidiu levar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o final desta semana, depois de duas prorrogações da data de encerramento, que visavam justamente ao melhor atendimento da população. Na Capital, a campanha também foi prorrogada, pela Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 29 (quarta-feira). Assim, quem não conseguiu se vacinar na campanha interna do Crea-SP, organizada pelas equipes do Departamento de Finanças e Pagamentos e da área de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, e realizada de 17 a 19 de abril, ainda tem alguns dias para fazê-lo, tanto na rede pública de saúde como em clínicas e consultórios particulares. A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1), conhecido popularmente como gripe suína, A (H3N2) e B.

No caso dos funcionários do Interior – e só neste caso – que pagaram ou ainda vão pagar para tomar a vacina até o final da campanha, eles serão reembolsados pelo Conselho, mediante apresentação de comprovante.

Em relação à campanha do Crea-SP, os resultados têm sido cada vez mais positivos. Neste ano foram mais de 300 funcionários da Grande São Paulo vacinados na Sede Faria Lima, vindos de várias UGIs, UOPs, UPSs e também das Sedes Nestor Pestana, Rebouças e Angélica. Veja abaixo alguns instantâneos da campanha na Faria Lima.

A enfermeira Simone Bastos, da área de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho do Crea-SP, e Cecília Kazue Fugi, Agente Administrativa da UGI Centro

Enfermeira Giovana Baraldi e Marcos Antônio Guelfi, Comprador da Unidade de Compras e Licitação

Giovana e ninguém menos que o Presidente do Conselho, Eng. Francisco Kurimori, que fez questão de participar da campanha

O colega Aldo Antônio da Silva, Analista de Serviços Administrativos da Unidade de Compras e Licitação, também recebeu a sua dose de proteção

POR QUE É IMPORTANTE SE VACINAR

Existem algumas dúvidas comuns sobre a vacina e sobre a gripe.

Veja as mais frequentes. As informações são do Ministério da Saúde e da diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato.

1) Quem se vacinou no ano passado precisa tomar a dose novamente?
Sim, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após a aplicação da vacina. E também porque sua composição é feita conforme os vírus que mais circularam no ano anterior.

2) O que é influenza?
A influenza é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e no inverno.

3) Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelos vírus influenza (A, B ou C). O resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado por um rinovírus (com seus vários tipos). Os sintomas da gripe muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores (congestão nasal e coriza), tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dor de cabeça e no corpo. Mas, enquanto a gripe pode deixar a pessoa de cama, o resfriado geralmente não passa de tosse e coriza.

4) Quais os meios de transmissão dos vírus da gripe e do resfriado?
A transmissão ocorre quando as secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada são transmitidas para outra por meio da fala, da tosse, do espirro ou pelo toque, levando o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz do receptor.

5) A vacina contra a gripe imuniza contra o resfriado?
Não. A vacina contra a gripe protege apenas contra os três principais vírus influenza que estão circulando no país.

6) A vacina pode me causar gripe?
Não, isso é um mito. A vacina contra influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe. Na época em que a vacina é aplicada, circulam vários vírus respiratórios, que podem não ser os contidos na vacina para a gripe, e as pessoas podem ser infectadas por eles. Além disso, é possível pegar um resfriado.

7) Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas e três semanas após a vacinação, e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses.

8) A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito de um antigripal?
Não. A vacina previne contra a gripe e o antigripal é um medicamento usado para reduzir os efeitos causados pela doença.

9) Pessoas com doenças crônicas podem se vacinar?
Sim, mas com apresentação de receita médica. Em alguns casos, como os de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável passar por uma avaliação médica antes da vacinação.

Colaboração:
Superintendência de Controladoria

.........................................................................................................................................
  Crea-SP  

O Crea-SP respeita a sua privacidade, é contra o spam e não distribui seu cadastro a terceiros. Para a inclusão ou exclusão de e-mails em nossa lista, dúvidas, críticas e sugestões, escreva para comunic@creasp.org.br
Veja aqui a lista de edições anteriores.

 
.........................................................................................................................................