|
ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA ASSISTÊNCIA MÉDICA PARA PAIS
Anualmente, os funcionários que possuem o benefício de Assistência Médica para pais devem, no mês de Maio, enviar documentações específicas para a manutenção dos referidos dependentes na Assistência Médica deste Conselho.
Desta forma, solicitamos que as documentações abaixo relacionadas sejam encaminhadas à Unidade de Pessoal para recebimento até o dia 31 de maio de 2012:
a. Comprovante de rendimento dos pais, cuja somatória da renda não poderá ser superior a 02 salários mínimos vigentes;
b. Declaração de que os pais não recebem qualquer tipo de rendimento, caso os pais não tenham rendimentos;
c. Comprovante de dependência através dos seguintes documentos:
c.1. Declaração de Imposto de Renda do funcionário do exercício vigente ou Escritura Pública de Declaração de Dependência;
c.2. Comprovante de residência em comum ou outro documento que possa levar a convicção da declarada dependência (exceto os documentos mencionados na alínea c.1).
Informamos que o funcionário com remuneração de até 3 (três) pisos salariais vigentes terá a referida assistência custeada integralmente pelo CREA-SP, nos moldes deste item. Informamos, ainda, que o funcionário com remuneração superior a 3 (três) pisos salariais terá, garantido pelo CREA-SP, o custeio desse benefício limitado a 30% (trinta por cento) do valor da assistência médica e hospitalar no padrão de acomodação tipo enfermaria.
Salientamos que o benefício de Assistência Médica para pais será mantido para os funcionários que já o possuem e que atendam aos requisitos mencionados, não sendo possíveis novas inclusões.
Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Unidade de Pessoal - Departamento de Finanças e Pagamentos/SUPCON
.........................................................................................................................................
PROGRAMA DE SAÚDE DO CREA-SP 2012
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA SAZONAL
A partir da esquerda, Dra. Marília, Janaína, Edmira, Izildinha e Giovana: Medicina Ocupacional e Departamento de Finanças e Pagamentos coordenam a campanha
A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 05 de maio em todo o território nacional. No estado de São Paulo, está prevista a imunização de 5,3 milhões de pessoas até o dia 25 de maio, cerca de 80% dos 6,6 milhões de idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado.
No Crea-SP, a vacinação está prevista para acontecer na Sede Faria Lima entre 21 e 31 de maio, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os funcionários das Unidades da Capital e Grande São Paulo interessados em participar da Campanha de Vacinação da Gripe 2012 devem mandar sua inscrição para enfermaria@creasp.org.br, com cópia para enfermaria.reb@creasp.org.br, até o dia 18 de maio.
Os funcionários das demais Unidades em todo o Estado que irão receber a vacina da gripe em suas cidades, nos hospitais e clínicas que assim o fizerem, deverão encaminhar diretamente à área de Medicina Ocupacional – Enfermaria Unidade Faria Lima - o formulário de reembolso de medicamento, acompanhado de cópia da carteira de vacinação do funcionário e do comprovante nominal de vacinação contra gripe, contendo o valor a ser ressarcido. Estes documentos deverão ser encaminhados por meio de Creadoc à UPE-Enfermaria.
Veja abaixo um bate-papo com a Dra. Marília Sallum Bull, Médica do Trabalho e Infectologista, coordenadora do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional do Crea-SP, para esclarecer detalhes sobre a vacinação.
O que é a imunização?
É a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. A vacinação é um tipo de imunização.
O que é a vacina sazonal contra influenza trivalente?
A vacina contra gripe neste ano de 2012 é trivalente, assim chamada porque possui os três tipos de vírus mais comuns que causam epidemias de gripe no Brasil (tipo A H1N1, tipo A H3N2 e o tipo B). É sazonal por ser aplicada em uma estação do ano, na qual a população fica mais suscetível a contrair a doença; neste caso, o inverno.
Por que temos que tomar a vacina da gripe todos os anos?
Ao tomarmos a vacina da gripe, começamos a produzir anticorpos de 1 a 2 semanas após a vacinação, atingindo seu pico máximo após um mês. Estes níveis de anticorpos diminuem com o tempo, atingindo níveis até duas vezes menores após seis meses da vacinação. Por isso a necessidade da vacinação anual, para garantir a imunização adequada do indivíduo. A imunização dura em média de 9 a 12 meses.
Dizem que a vacina contra gripe ao invés de prevenir, causa a doença. Esta informação procede?
Não. A vacina contra a gripe é mundialmente considerada a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença. É importante ressaltar que a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos de vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.
Quem pode tomar a vacina contra gripe?
O Ministério da Saúde tem realizado uma campanha para atingir a população de maior risco de contrair a doença, que são as crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, população indígena, profissionais da saúde e pacientes com doenças crônicas. Entretanto, todos devem procurar tomar a vacina, afinal quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor o risco de infecção.
A vacina da gripe tem contraindicações?
A vacina só não deve ser administrada em pessoas com histórico de alergias ou reação anafilática prévia relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou que tenham apresentado reações anafiláticas a doses anteriores da vacina ou indivíduos que no dia estejam com febre.
Quais as formas de contágio da doença?
A principal forma de contágio é a de pessoa para pessoa através de gotas suspensas no ar, quando alguma pessoa já infectada lança as gotas ao espirrar ou tossir.
O que devemos fazer para prevenir a gripe?
Em primeiro lugar, tomar a vacina antigripal anualmente. Juntamente à vacinação, seguir algumas recomendações de medidas de prevenção individual, como a lavagem frequente das mãos, o uso de lenços descartáveis ao tossir e espirrar, manter os ambientes ventilados e limpos, alimentar-se adequadamente e beber bastante água.
Sua mensagem final para os funcionários do Crea-SP
Gostaria de convidar a todos os funcionários para participar desta campanha contra a gripe 2012 pois, como já foi dito, a vacina é mundialmente considerada a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos nossos funcionários.
Colaboração: Departamento de Finanças e Pagamentos e Medicina Ocupacional
|