|
PALESTRA: COMBATE AO TABAGISMO
O tema da palestra do dia 28, apresentada pela psicóloga Selma Rejane Setani, diretora técnica de Serviços de Saúde do CRATOD – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, foi “O tabagismo e os males do tabaco”. Na primeira parte da palestra a psicóloga explicou como o tabaco age sobre o metabolismo e apontou as substâncias nocivas e cancerígenas que estão no cigarro, alertando para os riscos iminentes contra a saúde, como câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar, além de derrame cerebral.
Equipe da palestra sobre Tabagismo com funcionários
Selma Setani falou também sobre a dificuldade de se parar de fumar e apresentou algumas sugestões para que o fumante se anime a deixar o vício:
- Jogue o maço de cigarros no lixo. É um risco tê-lo por perto.
- Tenha como objetivo parar de fumar e não apenas diminuir o consumo.
- Evite situações que facilitem o consumo do cigarro e alimentos que levam à vontade de fumar, como café e bebidas alcoólicas.
- Beba água cada vez que sentir vontade de fumar.
- Faça exercícios: caminhada, natação, alongamento, etc.
- É preciso ser persistente: se não conseguir no primeiro momento, tente novamente e procure ajuda dos profissionais da Saúde.
- Para não engordar, monte um kit com alimentos que poderão ajudar no momento de maior vontade de voltar a fumar: canela em pau, damasco em pedaço, casca seca de laranja, cristais de gengibre e uva passa são boas indicações.
Ao parar de fumar, seu coração agradece, porque:
- Após 20 minutos ocorre a normalização da pressão arterial e dos batimentos cardíacos;
- Após 8 horas os níveis de monóxido de carbono retornam ao normal;
- Após 1 dia há a redução do risco de ataque cardíaco;
- Após 3 dias seu fôlego estará muito melhor.
Outro ponto para se pensar: a economia de dinheiro de quem deixa de fumar poderá lhe proporcionar a compra de outros itens para uma vida melhor, mais saudável e, por que não, até mais divertida.
A palestra contou ainda com a participação da dentista Sandra Marques, que falou sobre a prevenção do câncer bucal; da nutricionista Tatiane Souza, que deu algumas dicas para não engordar enquanto estamos nesse momento de transição de fumante para não fumante; e da enfermeira Shirlei Aparecida Lima, que falou sobre o exame que é feito para conhecer o nível de CO2 no organismo e identificar o grau de dependência do cigarro. Além de participarem com perguntas sobre os temas, os colegas do CREA-SP aproveitaram a oportunidade para fazer o exame de medição do nível de CO2 no organismo com a enfermeira Shirlei Lima e ainda verificar a saúde bucal por meio de exame feito pela dentista Sandra Marques.
Galeria de Fotos da Palestra
|