Crea-SP Newsletter

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 1198/12 - 27 de julho de 2012

 
   
  CREA-SP INFORMA  
 

NOÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO

1. Classes de Incêndio

Os materiais combustíveis têm características diferentes e, portanto, queimam de modos diferentes. Para melhor compreensão, são divididos em quatro classes de incêndio, conforme o tipo de material:

Classe A - incêndio em materiais sólidos, como madeira, papel e tecido, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades: deixam resíduos quando queimados (brasas, cinzas, carvão), e queimam em superfícies e em profundidade.

Classe B - incêndio em líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina, querosene, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades: não deixam resíduos quando queimados, e queimam somente em superfície.

Classe C - incêndio em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, etc. Ao ser desligado o circuito elétrico, o incêndio passa a ser de classe A.

Importante: não jogue água em fogo de classe C (material elétrico energizado), porque a água é boa condutora de eletricidade.

Classe D - incêndio em metais que inflamam facilmente, como alumínio em pó, magnésio, carbonato de potássio etc. Não jogue água neste incêndio, pois na presença da água esses metais reagem de forma violenta.

2. Métodos de Extinção do Fogo

A maioria dos incêndios começa com um pequeno foco, fácil de debelar. Aprenda sobre os métodos de extinção do fogo e evite que um incêndio se transforme numa catástrofe em sua unidade de trabalho.

Em todo incêndio ocorre um reação de combustão, envolvendo quatro elementos: o combustível, o comburente, o calor e a reação em cadeia. Os métodos de extinção do fogo consistem em “atacar” cada um desses elementos.

- Retirada do material

Trata-se de retirar do local o material (combustível) que está pegando fogo e também outros materiais que estejam próximos às chamas.

- Abafamento

Trata-se de eliminar o oxigênio (comburente) da reação, por meio do abafamento do fogo.

-Resfriamento

Trata-se de diminuir a temperatura (calor) do material em chamas.

3. Reação em cadeia

A reação em cadeia torna a queima autossustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.

4. Emprego dos Extintores

Os extintores são agentes de extinção de incêndio exigidos em todas as edificações (pequenas ou grandes), portanto, escolhemos estes equipamentos para detalhar sua utilização. Foram criados para combate de pequenos focos de incêndio.

Atenção: há vários tipos de extintores de incêndio, cada um contendo uma substância diferente e servindo para diferentes classes de incêndio.

5. Orientações de Uso do Extintor

6. Recomendações

- Consulte o brigadista da sua unidade sobre o uso correto dos extintores de incêndio;

- Conheça os locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo;

- Não retire lacres, etiquetas ou selos colocados pelo Corpo de Bombeiros;

- Não manipule os extintores de incêndio e/ou hidrantes, a menos que seja necessária a sua utilização ou em inspeções periódicas.

Fonte:
Cartilha de Orientações Básica - Noçoes de Prevenção Contra Incêndio
Dicas de Segurança – Versão 05/2011
Corpo de Bombeiros da PMESP

As dúvidas ou sugestões poderão ser encaminhadas para a atual coordenadora da Brigada de Incêndio 2012, Luana Linda Palmeira dos Santos – (luana.santos4267@creasp.org.br) - Técnica de Segurança do Trabalho ou a Unidade de Pessoal/DFP/SUPCON.

Esperamos contar com a participação de todos os funcionários para o sucesso da gestão 2012 da Brigada de Incêndio.


Brigada de Incêndio – Exercício 2012
Unidade de Pessoal/DFP/SUPCON

.........................................................................................................................................
  Crea-SP Newsletter  

O Crea-SP respeita a sua privacidade, é contra o spam e não distribui seu cadastro a terceiros. Para a inclusão ou exclusão de e-mails em nossa lista, dúvidas, críticas e sugestões, escreva para comunic@creasp.org.br ou telefone (11)3095-6460.
Clique aqui para ver a lista de edições anteriores.

 
.........................................................................................................................................