Crea-SP Newsletter

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 0917/11 - 31 de maio de 2011

 
   
  RH INFORMA  
 

Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado em todo o mundo a cada ano em 31 de maio desde 1987. Esta celebração anual informa o público sobre os perigos do uso do tabaco, as práticas comerciais das empresas de tabaco, o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está fazendo para combater a epidemia do tabaco, e o que as pessoas ao redor do mundo podem fazer para reivindicar o seus direitos à saúde e à vida saudável para proteger gerações futuras.

O tema neste ano de 2011 faz menção ao instrumento mais importante do mundo no controle do tabaco. O “The Framework Convention on Tobacco Control (FCTC)” é o primeiro tratado negociado sob as recomendações da OMS, o que representa um sinal de avanço da saúde pública. Em vigor desde 2005, já é um dos mais adotados na história, sendo vinculado em mais de 170 países. Um tratado baseado em evidências, que reafirma o direito de todas as pessoas aos mais elevados padrões de saúde e fornece novas dimensões jurídicas para a cooperação no controle do tabagismo.

O uso do tabaco é a segunda causa de morte no mundo (depois da hipertensão) e atualmente é responsável pela morte de um em cada 10 adultos no mundo inteiro. O número de mortes anuais, cerca de 6 milhões de pessoas, pode subir para 8 milhões até 2030, sendo esta a principal epidemia evitável que a comunidade de saúde enfrenta. No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo.

Por isso a OMS nesta campanha entrega aos países a responsabilidade de colocar o tratado no centro de seus esforços para controlar a epidemia global do tabagismo, aplicando integralmente o tratado, protegendo as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas do consumo e exposição à fumaça do tabaco.

Você sabia que...

- A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas cancerígenas.

- O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos.

- No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.

- Crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças.

Por que parar de fumar?

Em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumadores vivem em média mais anos do que os fumadores e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.

Vale à pena parar de fumar em qualquer idade. Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar.

Após 20 minutos sem tabaco sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal;

Após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;

8 horas sem tabaco, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigênio aumentam;

72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;

Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esôfago é reduzido para metade;

Ao final de dez anos, o risco de cancro do pulmão é a metade do verificado em fumadores, e o de outros cancros diminui consideravelmente.

Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.

A aparência renovada, o hálito mais fresco, o travar do envelhecimento precoce e a poupança econômica são fatores adicionais nesta justificativa.

“Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!”

Fontes:
- http://www.who.int/tobacco/wntd/2011/announcement/en/index.html
- http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1446
- http://www.inca.gov.br/tabagismo/
- http://www.viciodefumar.com/programa.html

Estamos à disposição para esclarecimentos

Enfermaria CREA - Faria Lima
Tel. (11)3095-4731
Enfermaria CREA - Rebouças
Tel. (11)3061-6871

Departamento de Recursos Humanos e
Medicina Ocupacional no
PROGRAMA DE SAÚDE – 2011

.........................................................................................................................................
  Crea-SP Newsletter  

Favor divulgar aos colaboradores que não possuem e-mail as informações deste boletim.

Clique aqui para ver a lista de edições anteriores.

Para o cadastramento ou exclusão de e-mails na lista de distribuição do Crea Online favor entrar contato com a GCOM, através do email comunic@creasp.org.br ou do telefone (11) 3095-6460.

O Crea-SP respeita a sua privacidade e é contra o spam. Também não vende ou distribui seu cadastrado a terceiros, pois faz parte de nossa Política de Privacidade e de uso de Dados.

Para maiores informações, dúvidas, críticas ou sugestões entre em contato através do email comunic@creasp.org.br.

 
.........................................................................................................................................