Crea-SP Newsletter

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 1002/11 - 18 de outubro de 2011

 
   
  RH INFORMA  
 

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE FRALDAS GERIÁTRICAS
“DOE QUALIDADE DE VIDA AO IDOSO”

Entendendo que a melhor maneira de garantir uma vida plena, saudável e de qualidade é cuidarmos de nosso bem estar e dos outros a nossa volta! Desta forma, convidamos todos a participarem da Campanha de solidariedade “Doe Qualidade de Vida ao Idoso”, que ocorre de 17 a 26/10/2011.

O CREA-SP participará desse ato solidário, tendo como local de arrecadação: O Departamento de Recursos Humanos, na Sede Faria Lima.

Caso prefira, você poderá fazer a sua contribuição pela Associação Paulista dos Creanos - APC, contato e-mail apc@creasp.org.br.

As doações recebidas serão encaminhadas no dia 31/10/2011 para os idosos/pacientes que se encontram em fase de tratamento no Hospital das Clínicas e necessitam de acompanhamento intensivo.

Participe e incentive os seus amigos a participarem, com esta atitude você melhora a qualidade de vida de muitos brasileiros.

SEJA SOLIDÁRIO E PARTICIPE DOANDO
UM PACOTE DE FRALDA GERIÁTRICA AO HOSPITAL DAS CLINICAS.

TERCEIRA IDADE

Assim como em qualquer idade se preconiza a prevenção na saúde, em específico para a terceira idade. A prática de uma boa alimentação, atividades físicas e de lazer, o cuidado periódico da saúde através de exames anuais (como Colesterol, Glicemia, Pressão ocular, Ginecológico, Próstata e Controle de Pressão Arterial) e vacinas (Tétano a cada 10 anos, Gripe anualmente e Pneumonia a cada 5 anos), mantém o corpo e a mente sempre saudáveis.

Partindo deste princípio é que selecionamos algumas dicas de Saúde na Terceira Idade.

ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

Múltiplos fatores contribuem para a má nutrição na terceira idade: dificuldade para engolir alimentos sólidos, devidos doenças da garganta e do esôfago; perda ou diminuição da visão, do paladar e do olfato; problemas odontológicos como falta de dentes, próteses velhas e mal ajustadas; problemas psico-geriátricos principalmente a depressão e a solidão; o uso de muitas medicações ocasionando como efeito colateral a perda de apetite; a falta de vontade de cozinhar, e condições econômicas reduzidas.

*10 passos para uma alimentação saudável*

1º passo: Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.
2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.
4º passo: Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.
7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.
8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar.
9º passo: Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.
10º passo: Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Qualquer atividade física pode ser praticada pelas pessoas de terceira idade. O importante é lembrar que devem sempre ser orientadas por profissionais da área de saúde e de esportes. A atividade física traz benefícios como:

- A melhora da velocidade de andar;
- Melhora do equilíbrio e força muscular (proporcionando menor risco para quedas);
- Melhora da auto-eficácia e auto-estima;
- Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
- Ajuda no controle do Diabetes, Artrite e Doenças Cardíacas;
- Diminuição da depressão.

SOCIEDADE / LAZER NA TERCEIRA IDADE

No Brasil a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por exemplo, mantém um serviço de atendimento à terceira idade: os “Centros de Convivência do Idoso”, entidades públicas ou conveniadas que promovem atividades físicas, culturais, sociais e recreativas para este público. Estes centros atendem gratuitamente pessoas acima de 60 anos e oferecem atividades como Yoga, ginástica, dança de salão e aulas de pintura. Os Sesc (Serviço Social do Comércio), espalhados pelo Brasil inteiro, também oferecem inúmeras opções de lazer para essa faixa etária a preços acessíveis. Artesanato, trabalhos sociais, aulas de pintura, esportes adaptados, cursos, shows e peças de teatro são algumas das atividades que eles oferecem.

A recreação na terceira idade nos conduz a percepção de que, todos os que se mantêm fisicamente ativos, possuem atitudes mais positivas para diversas atividades e com maior habilidade para lidar com as tensões. Além disso, a participação regular em programas de exercícios pode ajudar a retardar a deterioração física que ocorrem com a inatividade e com o passar dos anos.

AMOR NA TERCEIRA IDADE

Todos nós buscamos um amor independente em ser homem ou mulher, novo ou velho, esse sentimento é preciso em nossas vidas.

É verdade que o sexo, assim, como várias outras atividades fisiológicas vai se tornando menos necessário, com a idade. Dessa forma, durante a velhice, o desejo sexual pode sim diminuir. O mito, entretanto, é alimentado pela desinformação e pela má interpretação das inevitáveis mudanças fisiológicas, que ocorrem nos indivíduos de mais idade. Os problemas de saúde podem limitar, mas não impedir, na grande maioria dos casos, que um idoso leve uma vida sexual ativa.

Tanto o homem como a mulher continuam a apreciar as relações sexuais durante a velhice podendo ter os mesmos problemas que envolvem as pessoas de todas as idades. As alterações que ocorrem na mulher, como a secura da vagina e a diminuição no tempo de ereção do homem, podem até prejudicar o prazer sexual, mas a boa adaptação sexual ira determinar o prazer. A grande vulnerabilidade deste grupo para se infectar com DST/HIV/AIDS comprova este fato.

Departamento de Recursos Humanos
Associação Paulista de Creanos e Medicina Ocupacional no
PROGRAMA DE SAÚDE - 2011

.........................................................................................................................................
  Crea-SP Newsletter  

Favor divulgar aos colaboradores que não possuem e-mail as informações deste boletim.

Clique aqui para ver a lista de edições anteriores.

Caso não tenha interesse em receber nossas newsletters, entre em contato pelo e-mail comunic@creasp.org.br (assunto: retirar meu nome da lista) ou telefone (11) 3095-6460.

O Crea-SP respeita a sua privacidade, é contra o spam e não distribui seu cadastro a terceiros, em atenção à nossa política de uso de dados.

Para a inclusão de e-mails em nossa lista ou em caso de dúvidas, críticas e sugestões, escreva para comunic@creasp.org.br.

 
.........................................................................................................................................