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Projeto piloto sobre Avaliação de Desempenho 360º
Com objetivo de aprimorar e modernizar as práticas de Gestão de Pessoas, o Crea-SP elaborou projeto específico para a revisão da sistemática de Avaliação de Desempenho de todo o corpo funcional.
A metodologia adotada foi a Avaliação de Desempenho 360º baseada em Competências, visando à valorização dos funcionários.
Esta metodologia favorece a transparência e a visão democrática em todo o processo, minimizando a subjetividade existente na maioria das Avaliações de Desempenho.
Além disso, visa ao desenvolvimento de um corpo funcional participativo, mediante um maior envolvimento e engajamento em todas as etapas dos processos de trabalho, de modo a favorecer a disseminação de uma visão sistêmica e de integração do todo.
Já a partir deste mês (abril) e até meados de julho, simulações da Avaliação de Desempenho 360º serão realizadas para que se possa validar as competências e formulários propostos. As áreas objetos desse piloto serão comunicadas previamente pela Unidade de Gestão de Pessoal – UGP.
Seguem algumas informações sobre a nova metodologia.
QUEM AVALIA QUEM
ETAPAS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO |
Auto Avaliação |
Avaliação do funcionário por 2 Pares |
Avaliação do Subordinado pelo Gestor imediato |
Avaliação do Gestor imediato por todos os seus Subordinados |
COMPETÊNCIAS GERAIS
(válidas para todos os funcionários e gestores)
COMPETÊNCIAS GERAIS DO CREA-SP |
COMPORTAMENTAIS |
TÉCNICAS |
1. Compromisso com Resultado |
1. Qualidade do Trabalho |
2. Trabalho em equipe |
2. Gestão de Processos |
3. Compartilhamento de Conhecimento |
3. Conhecimento da Organização |
4. Orientação para a inovação e mudança |
4. Planejamento |
COMPETÊNCIAS COMPLEMENTARES
(válidas somente para gestores)
COMPETÊNCIAS COMPLEMENTARES - ESPECÍFICAS A CARGOS DE GESTÃO |
5. Análise de Problemas e Tomada de Decisão |
6. Gerenciamento de Conflitos |
7. Catalisação de Mudanças |
O SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS |
DEFINIÇÃO |
Compromisso com Resultado |
Capacidade para se focalizar na concretização dos objetivos do serviço, em conformidade com a visão do Conselho, para garantir que os resultados desejados sejam alcançados e agreguem valor à Organização. |
Trabalho em Equipe |
Capacidade para se integrar em equipes de trabalho e cooperar com outros de forma ativa, para que todos alcancem os objetivos organizacionais. |
Compartilhamento de Conhecimento |
Capacidade de compartilhar e disseminar conhecimentos, experiências, atividades/serviços/informações, de modo a melhorar o desempenho e desenvolver a Organização. |
Orientação para a Inovação e Mudança |
Capacidade para diagnosticar e/ou compreender as necessidades de mudança, adaptar-se às condições favoráveis e desfavoráveis de qualquer ordem (ambientais, econômicas, tecnológicas), aderir a novos processos e apoiar ativamente sua implantação. |
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS |
DEFINIÇÃO |
Qualidade do trabalho |
Capacidade de aplicação prática de saberes, informações técnicas atualizadas e experiência profissional, que estruturam o adequado desempenho das funções, resultando na realização de entregas com a qualidade técnica esperada (com cuidado, precisão e foco nos resultados). |
Gestão de Processos |
Capacidade de integrar, uniformizar e gerir a eficiência dos processos e de desenvolver a instituição, os grupos e os indivíduos na busca contínua de produtividade, favorecendo a mudança de atitudes e otimizando os processos de trabalho para garantir os resultados da Organização. |
Conhecimento da Organização |
Conhecimento da Missão, Visão e Valores, da estrutura organizacional, da função de cada área e da interação entre elas, a fim de desenvolver as atividades de forma sistêmica, para atingir os objetivos esperados pelo Conselho. |
Planejamento |
Capacidade para programar, organizar e controlar ações, definindo objetivos, estabelecendo prazos e determinando prioridades para que elas sejam executadas de forma adequada e possam permitir o alcance dos objetivos e a tomada de decisões antecipadamente. |
COMPETÊNCIAS
DE GESTÃO |
DEFINIÇÃO |
Análise de
Problemas e
Tomada de Decisão |
É a habilidade de analisar as informações pertinentes para equacionar os problemas pela identificação de suas causas; gerar alternativas de solução, examinando as vantagens e desvantagens de cada uma; implementar a melhor decisão; e acompanhar os resultados. |
Gerenciamento de
Conflitos |
Capacidade de lidar e procurar solucionar conflitos e condições adversas no ambiente de trabalho; estimular seus liderados, pares, clientes e fornecedores internos e externos para que compreendam e respeitem as diferentes opiniões existentes, eliminando ou minimizando os conflitos negativos e canalizando os conflitos positivos para o consenso dos objetivos comuns. |
Catalisação de
Mudanças |
Habilidade de desempenhar com excelência o duplo papel de agente de mudanças na ação, voltada para a inovação e para a melhoria contínua, e de facilitador de mudanças, sensibilizando sua equipe para vencer as resistências ao novo e implementar as transformações propostas pela Organização. |
Caso seu Departamento seja escolhido para participar da validação desta nova metodologia, contribua com a sua opinião!
Unidade de Gestão de Pessoal - UGP
DPF/SUPADF
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