|
SAÚDE OCULAR
Que tal uma sessão de cinema no CREA-SP logo após o almoço?
7° andar da Sede Faria Lima dia 27/07/2011 e no auditório do 2º andar da Sede Rebouças no dia 28/07/2011
Então... esperamos você. Mas, como não existe cinema sem pipoca, venha retirar a sua!
Entendendo nosso olho...
CÓRNEA
É uma estrutura transparente anterior do olho e possível de ser trocada em caso de doenças que a afetem severamente, realizada por meio do transplante de córnea.
CRISTALINO
O cristalino é a lente do olho, que se localiza logo atrás da pupila. A opacidade desta lente chama-se catarata. A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino e no implante de uma lente intra-ocular no seu lugar.
ESCLERA
A parte branca do olho, parede externa, é chamada de esclera.
PUPILA
A pupila na verdade é um buraco central na íris, a parte colorida do olho. Através deste buraco o médico consegue observar as estruturas do olho por dentro (vítreo, nervo óptico, retina e coroide). O exame destas estruturas chama-se mapeamento de retina.
RETINA
Numa comparação com uma máquina fotográfica, nossa retina seria o filme fotográfico. Possui células fotorreceptoras que são responsáveis por transformar a luz em impulso elétrico, que será enviado ao cérebro através do nervo óptico.
VÍTREO
O vítreo é parecido com a clara de um ovo aderido à retina. É transparente e preenche a cavidade do globo ocular.
CORÓIDE
É uma camada que fica entre a retina e a esclera, composta por uma rede de vasos sanguíneos responsáveis por nutrir a retina.
Visão deve ser levada a sério!
Aproximadamente 40 milhões de pessoas no mundo não enxergam e outras 136 milhões sofrem algum tipo de deficiência visual.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos 24,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, 70% são cegos ou possuem baixa visão. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia revela que 90% das vítimas de cegueira são de baixa renda, o que muitas vezes não significa apenas falta de recursos, mas sim de informação.
Miopia - os olhos podem ver os objetos que estão perto, mas não é capaz de ver nitidamente os objetos que estão longe.
Hipermetropia - o contrário da miopia. Nesta situação o olho é geralmente menor que o normal. O plano horizontal ou a curvatura da córnea é muito pequena e a imagem se forma depois da retina.
Astigmatismo - é causado geralmente por irregularidade da córnea, e seu efeito é a distorção da imagem.
Catarata - consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes, uso de medicamentos, entre outros. Tipicamente apresenta-se como embasamento visual progressivo.
Glaucoma - Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença. Ela designa genericamente um grupo de doenças que causam danos irreversíveis ao nervo óptico (responsável por transmitir as informações captadas na retina para o cérebro). O tratamento é feito através de medicamentos como colírios para diminuir a pressão ocular ou por meio de cirurgias.
“Para garantir sua saúde ocular com qualidade, visite o oftalmologista no mínimo 1 vez ao ano.”
Estamos à disposição para esclarecimentos
Enfermaria CREA - Faria Lima
Tel. (11) 3095-4731
Enfermaria CREA - Rebouças
Tel. (11) 3061-6871
Departamento de Recursos Humanos e Medicina Ocupacional no PROGRAMA DE SAÚDE – 2011
|
|
TESTES DE SEGURANÇA
(Alarmes de Incêndio - Iluminação de Emergência)
Dia 28/07, quinta-feira, a partir das 9h00min nas Sedes FARIA LIMA e NESTOR PESTANA.
Empresa Responsável: Work-Star - Engenharia contra Incêndios Ltda.
Unidade de Serviços Administrativos
|