Crea-SP Newsletter

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 1674/14 - 02 de abril de 2014

 
   
  CREA-SP INFORMA  
 


Projeto piloto sobre Avaliação de Desempenho 360º

Com objetivo de aprimorar e modernizar as práticas de Gestão de Pessoas, o Crea-SP elaborou projeto específico para a revisão da sistemática de Avaliação de Desempenho de todo o corpo funcional.

A metodologia adotada foi a Avaliação de Desempenho 360º baseada em Competências, visando à valorização dos funcionários.

Esta metodologia favorece a transparência e a visão democrática em todo o processo, minimizando a subjetividade existente na maioria das Avaliações de Desempenho.

Além disso, visa ao desenvolvimento de um corpo funcional participativo, mediante um maior envolvimento e engajamento em todas as etapas dos processos de trabalho, de modo a favorecer a disseminação de uma visão sistêmica e de integração do todo.

Já a partir deste mês (abril) e até meados de julho, simulações da Avaliação de Desempenho 360º serão realizadas para que se possa validar as competências e formulários propostos. As áreas objetos desse piloto serão comunicadas previamente pela Unidade de Gestão de Pessoal – UGP.

Seguem algumas informações sobre a nova metodologia.

QUEM AVALIA QUEM

ETAPAS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Auto Avaliação

Avaliação do funcionário por 2 Pares

Avaliação do Subordinado pelo Gestor imediato

Avaliação do Gestor imediato por todos os seus Subordinados



COMPETÊNCIAS GERAIS
(válidas para todos os funcionários e gestores)

COMPETÊNCIAS GERAIS DO CREA-SP

COMPORTAMENTAIS

TÉCNICAS

1. Compromisso com Resultado

1. Qualidade do Trabalho

2. Trabalho em equipe

2. Gestão de Processos

3. Compartilhamento de Conhecimento

3. Conhecimento da Organização

4. Orientação para a inovação e mudança

4. Planejamento



COMPETÊNCIAS COMPLEMENTARES

(válidas somente para gestores)

COMPETÊNCIAS COMPLEMENTARES - ESPECÍFICAS A CARGOS DE GESTÃO

5. Análise de Problemas e Tomada de Decisão

6. Gerenciamento de Conflitos

7. Catalisação de Mudanças



O SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

DEFINIÇÃO

Compromisso com Resultado

Capacidade para se focalizar na concretização dos objetivos do serviço, em conformidade com a visão do Conselho, para garantir que os resultados desejados sejam alcançados e agreguem valor à Organização.

Trabalho em Equipe

Capacidade para se integrar em equipes de trabalho e cooperar com outros de forma ativa, para que todos alcancem os objetivos organizacionais.

Compartilhamento de Conhecimento

Capacidade de compartilhar e disseminar conhecimentos, experiências, atividades/serviços/informações, de modo a melhorar o desempenho e desenvolver a Organização.

Orientação para a Inovação e Mudança

Capacidade para diagnosticar e/ou compreender as necessidades de mudança, adaptar-se às condições favoráveis e desfavoráveis de qualquer ordem (ambientais, econômicas, tecnológicas), aderir a novos processos e apoiar ativamente sua implantação.



COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

DEFINIÇÃO

Qualidade do trabalho

Capacidade de aplicação prática de saberes, informações técnicas atualizadas e experiência profissional, que estruturam o adequado desempenho das funções, resultando na realização de entregas com a qualidade técnica esperada (com cuidado, precisão e foco nos resultados).

Gestão de Processos

Capacidade de integrar, uniformizar e gerir a eficiência dos processos e de desenvolver a instituição, os grupos e os indivíduos na busca contínua de produtividade, favorecendo a mudança de atitudes e otimizando os processos de trabalho para garantir os resultados da Organização.

Conhecimento da Organização

Conhecimento da Missão, Visão e Valores, da estrutura organizacional, da função de cada área e da interação entre elas, a fim de desenvolver as atividades de forma sistêmica, para atingir os objetivos esperados pelo Conselho.

Planejamento

Capacidade para programar, organizar e controlar ações, definindo objetivos, estabelecendo prazos e determinando prioridades para que elas sejam executadas de forma adequada e possam permitir o alcance dos objetivos e a tomada de decisões antecipadamente.



COMPETÊNCIAS
DE GESTÃO

DEFINIÇÃO

Análise de
Problemas e
Tomada de Decisão

É a habilidade de analisar as informações pertinentes para equacionar os problemas pela identificação de suas causas; gerar alternativas de solução, examinando as vantagens e desvantagens de cada uma; implementar a melhor decisão; e acompanhar os resultados.

Gerenciamento de
Conflitos

Capacidade de lidar e procurar solucionar conflitos e condições adversas no ambiente de trabalho; estimular seus liderados, pares, clientes e fornecedores internos e externos para que compreendam e respeitem as diferentes opiniões existentes, eliminando ou minimizando os conflitos negativos e canalizando os conflitos positivos para o consenso dos objetivos comuns.

Catalisação de
Mudanças

Habilidade de desempenhar com excelência o duplo papel de agente de mudanças na ação, voltada para a inovação e para a melhoria contínua, e de facilitador de mudanças, sensibilizando sua equipe para vencer as resistências ao novo e implementar as transformações propostas pela Organização.


Caso seu Departamento seja escolhido para participar da validação desta nova metodologia, contribua com a sua opinião!


Unidade de Gestão de Pessoal - UGP
DPF/SUPADF

 
.........................................................................................................................................
  Crea-SP Newsletter  

O Crea-SP respeita a sua privacidade, é contra o spam e não distribui seu cadastro a terceiros. Para a inclusão ou exclusão de e-mails em nossa lista, dúvidas, críticas e sugestões, escreva para comunic@creasp.org.br.
Veja aqui a lista de edições anteriores.

 
.........................................................................................................................................