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Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 1928/15 - 18 de março de 2015

 
   
  CREA-SP INFORMA  
 

Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é um método atual utilizado pelas empresas que tem por objetivo principal mensurar o desempenho e contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais nos funcionários. Nesta avaliação o funcionário é avaliado por seus colegas, superiores, subordinados e se avalia.

Segundo a Fundação Carlos Chagas é "o método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização"

Suas principais vantagens englobam:

• Resultados mais confiáveis e isentos de influências pessoais;
• Possibilitar a visão da performance do avaliado sob diferentes ângulos;
• Maior aceitação, pois os colaboradores o percebem como um processo mais justo e confiável;
• Possibilitar um maior controle da coerência do avaliador nos diferentes pareceres que emite.

Até 2011 o Conselho utilizava o método tradicional de avaliação (90°) no qual a tarefa de avaliar o desempenho recaía somente sobre o superior imediato, ficando o funcionário a critério somente da visão do gestor.

No exercício de 2013 iniciaram-se os estudos que culminaram na proposta de uma Avaliação com foco em competências e a implantação da metodologia 360°.

A partir disso algumas etapas foram realizadas:

Ressaltamos que foram encaminhados ao Sinsexpro os resultados dos pilotos realizados (Capital e Interior) e que o assunto foi objeto de discussão em várias mesas de negociação permanente ao longo de 2014, no intuito de que acompanhassem o processo de avaliação.

Para a preparação dos funcionários, serão realizados encontros para apresentação e esclarecimento de dúvidas a respeito desta nova metodologia de avaliação e das competências requeridas pelo Conselho.

Conforme divulgado no Crea On-Line 1838/2014, o novo sistema informatizado de recursos humanos, está sendo implantado pela empresa Senior para viabilizará a aplicação da avaliação de desempenho com base na nova metodologia.

A avaliação de desempenho tem como foco principal o desenvolvimento do corpo funcional do Conselho e a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário, e a progressão na carreira se dará de acordo com os seguintes parâmetros:

I – Limitada ao valor orçamentário fixado para o ano da avaliação;

II – Não haverá progressão além do último degrau da carreira;

III – O planejamento será trienal, sendo que nos 1º e 3º anos o critério será o de progressão por mérito e no 2º ano o de tempo de serviço no CREA-SP.

IV – Todos os funcionários serão avaliados, sendo que farão jus à progressão de 02 degraus aqueles que estiverem inseridos no valor orçamentário previamente fixado, de acordo com os critérios estabelecidos neste PCSC.

V – Durante o triênio, o funcionário poderá progredir por mérito até 4 degraus em sua carreira.

CREA-SP

 
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