Crea-SP Newsletter

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 0845/11 - 01 de fevereiro de 2011

 
   
  RH INFORMA  
 

RESULTADO DO SORTEIO AUXÍLIO-EDUCAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS
1º SEMESTRE/2011

Informamos abaixo, a ordem de classificação dos funcionários que participaram do sorteio referente ao 1º semestre/2011, para o benefício de Auxílio-Educação para Funcionários.

A Unidade de Administração de Pessoal encaminhará memorando solicitando a documentação necessária para os seis primeiros colocados no sorteio, já que havia 6(seis) vagas disponíveis, conforme divulgado no Crea Online 825/2011.

Os demais classificados aguardarão vaga em lista de espera, válida até o mês de Junho/2011, de acordo com a Instrução 2443/2006.


Parabéns aos sorteados!


Clique para visualizar a classificação


RECURSOS HUMANOS



  RH INFORMA  
 

DOENÇAS DAS CHUVAS

A temporada de chuvas no início do ano traz à população doenças transmitidas pela presença de agentes infecciosos nas águas, com sintomas que podem demorar a surgir.

O perigo dos alagamentos existe por causa do acúmulo de lixo nas ruas e pela possibilidade de animais como ratos contaminarem a água com urina, além da presença de fezes humanas com vírus e bactérias. A população fica mais exposta a doenças como à leptospirose, hepatite A e diarréias, as chamadas doenças de veiculação hídrica.

O fim das enchentes não significa que o perigo acabou. Ao contrário, o verão brasileiro é caracterizado pelas fortes chuvas intercaladas de período de calor, o que favorece a ocorrência de doenças, principalmente da dengue.

DENGUE - "SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR"

Segundo o levantamento divulgado em novembro pelo Ministério da Saúde 15 municípios estão em risco de surto da doença no Brasil, incluindo duas capitais. São 11 no Nordeste, três no Norte e um no Sudeste. Isso significa que, nessas cidades, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do Aedes aegypti (mosquito responsável pela transmissão do vírus que causa a dengue). Outros 123 municípios, dos quais 11 capitais estão em situação de alerta.

O tema deste ano: “Dengue: se você agir, podemos evitar” reforça a importância de toda comunidade se envolver na luta contra essa doença.

Se livrar da dengue não é uma tarefa fácil. Chuva e calor favorecem a proliferação do mosquito transmissor. Por isso, é preciso a conscientização de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e não deixar que ocorram epidemias de dengue no Brasil.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS!

A dengue é uma doença infecto-contagiosa, é grave e pode matar. Por isso, atente aos sintomas que podem levar a um diagnóstico de dengue:

- Febre alta
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Dor no corpo e nas juntas
- Manchas vermelhas no corpo

Se você JÁ TEM O DIAGNÓSTICO DE DENGUE e apresenta um ou mais sintomas como dores abdominais, vômitos e/ou qualquer tipo de sangramento, PROCURE IMEDIATAMENTE UM SERVIÇO DE SAÚDE! Você pode estar evoluindo para forma grave da doença.

O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea.

LEPTOSPIROSE

A mais famosa das patologias durante épocas de alagamentos ocorre por conta da urina de ratos, que atinge um número maior de pessoas ao ficar diluída nas águas acumuladas nas vias públicas. Entre os sintomas, há aqueles mais leves, similares a resfriados e gripes, como dores nas panturrilhas e febre até quadros mais graves como pele amarelada (icterícia), mau funcionamento dos rins e até hemorragias ligadas aos pulmões. Os primeiros sintomas podem aparecer entre 7 a 10 dias após o contato com o agente infeccioso.

HEPATITE A

É uma doença virótica de transmissão oral-fecal, que atinge a população por meio de alimentos mal lavados, ingestão acidental de água das chuvas, água e utensílios contaminados. Os sintomas envolvem dores abdominais, febre, pele e olhos amarelados, além de uma urina escura. O período para o surgimento dos primeiros sintomas está entre 15 e 45 dias, o que aumenta a necessidade de alerta da população para os sintomas nesta época do ano.

DIARREIA AGUDA

Diarréias causadas por vírus, bactérias e até protozoários podem surgir, representando risco de desidratação especialmente para crianças e idosos. Desconforto abdominal, fezes líquidas, com sangramento ou muco são alguns dos indícios da doença. Os sintomas aparecem, em média, após 3 dias do contágio.

MEDIDAS SIMPLES PARA PROTEGER SUA SAÚDE

- Os sintomas de todas essas doenças são semelhantes: febre, mal estar, vômito, diarréia. A principal recomendação é de que a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo rapidamente, assim que surgirem os primeiros sintomas, pois o diagnóstico precoce favorece o tratamento.

- Ao fazer a desinfecção e limpeza da casa, móveis e utensílios, é preciso proteger a pele do contato direto e prolongado com a água. Para isso, se a pessoa não tem luvas e botas, pode usar sacos plásticos duplos.

- Além disso, deve ser usado hipoclorito de sódio (duas gotas em cada litro d’água, esperando 30 minutos para beber). Na desinfecção de todos os objetos, casa, caixas d’água, móveis deve-se utilizar água sanitária (200 ml de água sanitária para 20 litros de água), caso não seja possível fervê-la antes.

- Em hipótese alguma deve ser usado cloro utilizado na limpeza de piscinas porque possui outras substâncias em sua composição. Alimentos e remédios que foram atingidos por alagamentos e enchentes não devem ser consumidos, mesmo se estiverem embalados ou forem lavados.

- Evitar, na medida do possível, novos contatos diretos com as enchentes.

- O banho deve ser demorado, a pessoa deve procurar se limpar bem, mas sem nenhum produto diferente ou especial.

- Beber muita água durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre.

- É importante que o paciente não faça automedicação, o que pode agravar o quadro das doenças.


“Cuide da sua casa. Fale com seus vizinhos. Converse com a equipe de controle de vetores do seu município.”


Enfermaria CREA - Faria Lima - Tel. (11)3095-4731

Enfermaria CREA - Rebouças - Tel. (11)3061-6871


DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E MEDICINA OCUPACIONAL NO PROGRAMA DE SAÚDE 2011



  RH INFORMA  
 

SUBSTITUIÇÃO DE FÉRIAS - FEVEREIRO DE 2011

Nome

Lotação

Saída

Dias

Retorno

Substituto

Lotação

CARLOS ALBERTO DA SILVA

UNIDADE DE SUPORTE AO USUÁRIO

14/02/2011

20

06/03/2011

ALAN ALVES LUIZ

UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO

JOSÉ GILBERTO PEREIRA DE CAMPOS

SUPERINTENDÊNCIA OPERACIONAL

01/02/2011

20

21/02/2011

WALDIR RONALDO RODRIGUES

SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA

JUAREZ SURIANI BONFIM

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

14/02/2011

20

06/03/2011

RICARDO CAMPOS

DEPARTAMENTO DE SUPRIMENTOS

NELSON OLIVEIRA SILVA

DEPARTAMENTO DE REL. INST. INTERNAS

14/02/2011

20

06/03/2011

MARIA EDITH DOS SANTOS

SUPERINTENDÊNCIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

RAFAEL AUGUSTO T. MORAES

UGI SÃO CARLOS

14/02/2011

20

06/03/2011

VICENTE MALZONI NETTO

UGI ARARAQUARA


RECURSOS HUMANOS



  RH INFORMA  
 

MOVIMENTAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Comunicamos a todos os funcionários os desligamentos realizados no último mês no quadro de funcionários do CREA-SP.

DESLIGADOS

Julia Lorena Bezerra


Desejamos sucesso e felicidades em seus novos empreendimentos.


RECURSOS HUMANOS



.........................................................................................................................................
  Crea-SP Newsletter  

Favor divulgar aos colaboradores que não possuem e-mail as informações deste boletim.

Clique aqui para ver a lista de edições anteriores.

Para o cadastramento ou exclusão de e-mails na lista de distribuição do Crea Online favor entrar contato com a GCOM, através do email comunic@creasp.org.br ou do telefone (11) 3095-6460.

O Crea-SP respeita a sua privacidade e é contra o spam. Também não vende ou distribui seu cadastrado a terceiros, pois faz parte de nossa Política de Privacidade e de uso de Dados.

Para maiores informações, dúvidas, críticas ou sugestões entre em contato através do email comunic@creasp.org.br.

 
.........................................................................................................................................