Crea-SP Newsletter

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 0980/11 - 16 de setembro de 2011

 
   
  RH INFORMA  
 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Com o objetivo de prevenir os agravos à saúde e melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos funcionários do Conselho, realizaremos no período de 19 a 23/09/2011, pesquisa de interesse de participação na Vacinação contra hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola (SRC – tríplice viral) e tétano e difteria (DT – dupla adulto), direcionada a todos os funcionários, estagiários, aprendizes e prestadores de serviços, devendo os interessados encaminhar neste período cópia da Carteira de Vacinação para análise da Medicina Ocupacional.

Salientamos que as Carteiras deverão ser encaminhadas a Medicina Ocupacional localizada a Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059 – 7º andar ou a Av. Rebouças 1028 – Térreo, ou ainda mediante e-mails: enfermaria@creasp.org.br e enfermaria.reb@creasp.org.br lembrando que em caso de dúvidas, as mesmas deverão ser sanadas junto às enfermeiras do Crea-SP, mediante telefones (11)3061-6871 (Rebouças) e (11)3095-4731 (Faria Lima).

Após análise das carteiras, solicitaremos a Secretaria da Saúde às doses das vacinas necessárias e divulgaremos posteriormente o dia da Campanha, a qual será realizada somente na sede Faria Lima deste Conselho.

Conheça um pouco mais sobre essas vacinas:


Vacina contra Hepatite B

É indicada para prevenir a Hepatite B.

Composta de 3 doses com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose. A terceira dose é administrada 6 meses após a primeira dose.

O volume a ser administrado é de 0,5ml para neonatos, lactentes, crianças e menores de 20 anos. A partir desta idade a dose é de 1ml.

A dose é dobrada, sendo 1ml em crianças e 2ml em adultos, para grupos de risco como:

• Usuários de hemodiálise;
• Politransfundidos;
• Hemofílicos;
• Talassêmicos;
• Profissionais de saúde;
• Populações indígenas;
• Comunicantes domiciliares de portadores do vírus da hepatite B;
• Pessoas portadoras do HIV (sintomáticas e assintomáticas);
• Pessoas das forças armadas e reclusas em: presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, etc.;
• Outros;

As reações adversas mais comuns são: dor local, eritema, febre, mal-estar, fadiga e cefaléia. Realizar compressa de água fria no caso de dor ou vermelhidão no local da aplicação.

Via de administração: Intramuscular.


Vacina contra Sarampo, Caxumba e Rubéola
(Tríplice viral - SCR)

A vacina tríplice viral é indicada para prevenir o sarampo, a caxumba e a rubéola. A sua administração é feita a partir dos 12 meses de idade.

Composta de uma dose única de 0,5ml.

Contra-indicação:

• Mulheres grávidas;
• Indivíduos em uso de Imunoglobulinas, sangue total ou plasma, nos últimos 3 meses, atualmente ou nos próximos 15 dias.

As reações adversas mais comuns: hipertermia entre o quinto e o 12° dia após a vacinação, exantema após o sétimo e o 10° dia e parotidite após segunda semana.

Via de administração: Subcutânea.


Vacina contra Difteria e Tétano (Dupla tipo Adulto - DT)

A vacina dupla tipo adulto (DT) é indicada a partir dos sete anos de idade, para prevenção do tétano acidental e da difteria. É também indicada para a vacinação de mulheres em idade fértil (12 a 49 anos) e gestantes, principalmente para a prevenção do tétano neonatal.

A vacina dupla tipo adulto é administrada nas pessoas que não tenham recebido as vacinas DTP (tríplice bacteriana – difteria, tétano e coqueluche) ou DT (dupla tipo infantil – difteria e tétano), ou que tenham esquema incompleto dessas vacinas, ou por ocasião dos reforços do esquema básico.

O esquema básico da vacina dupla tipo adulto (DT) corresponde a três doses com intervalo de 60 dias entre as doses. Entre a segunda e a terceira doses o intervalo ideal é de 180 dias (seis meses). Porém, considera-se as doses da vacina tríplice bacteriana (DTP) ou da dupla infantil (DT) recebidas anteriormente, orientando a continuidade do esquema. O reforço da dupla adulto é administrado a cada 10 anos.

Cada dose corresponde ao volume de 0,5ml.

Via de administração: Intramuscular profunda.



Estamos à disposição para esclarecimentos

Enfermaria CREA - Faria Lima
Tel. (11) 3095-4731

Enfermaria CREA – Rebouças
Tel. (11) 3061-6871


Departamento de Recursos Humanos e
Medicina Ocupacional no
PROGRAMA DE SAÚDE – 2011


.........................................................................................................................................
  Crea-SP Newsletter  

Favor divulgar aos colaboradores que não possuem e-mail as informações deste boletim.

Clique aqui para ver a lista de edições anteriores.

Para o cadastramento ou exclusão de e-mails na lista de distribuição do Crea Online favor entrar contato com a GCOM, através do email comunic@creasp.org.br ou do telefone (11) 3095-6460.

O Crea-SP respeita a sua privacidade e é contra o spam. Também não vende ou distribui seu cadastrado a terceiros, pois faz parte de nossa Política de Privacidade e de uso de Dados.

Para maiores informações, dúvidas, críticas ou sugestões entre em contato através do email comunic@creasp.org.br.

 
.........................................................................................................................................