|
SIPAT 2012
Programação variada com foco na saúde
Evitar fazer dieta por conta própria, sem acompanhamento médico ou do nutricionista. Afinal, os profissionais da Saúde é que sabem o caminho adequado para uma mudança de hábitos alimentares e sem riscos para o nosso bem-estar. Essa foi uma das principais recomendações feitas durante a palestra inaugural da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2012, que o Crea-SP realizou de 27 a 31 de agosto no auditório da Sede Nestor Pestana.
A nutricionista Bárbara Nogueira Palmieri, da Unimed, abordou uma série de informações da maior importância sobre Alimentação Saudável. Veja, a seguir, algumas dicas importantes:
Participantes da palestra Alimentação Saudável com a nutricionista Bárbara Palmieri
OS BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- Não acreditar em milagres para perder peso, como as dietas da lua ou da sopa, ou ainda os tais chás emagrecedores, que podem prejudicar a saúde e, em boa parte das vezes, não cumprem o que prometem.
- Para uma alimentação saudável, as pessoas devem comer de tudo, em quantidades moderadas e nos momentos corretos.
- Para uma boa refeição, levar em conta o equilíbrio entre os alimentos energéticos (pães, massas, batata), reguladores (frutas e legumes) e construtores (carnes, ovos e leite).
- Para manter a saúde e um peso adequado, não podemos nos esquecer de que devemos aliar à boa alimentação alguma atividade física regular.
COMBATE AO TABAGISMO
O tema da palestra apresentada pela psicóloga Selma Rejane Setani, diretora técnica de Serviços de Saúde do CRATOD – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, foi “O tabagismo e os males do tabaco”. A psicóloga explicou como o tabaco age sobre o metabolismo e apontou as substâncias nocivas e cancerígenas que estão no cigarro, alertando para os riscos iminentes contra a saúde, como câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar, além de derrame cerebral.
Equipe da palestra sobre Tabagismo com funcionários
Algumas sugestões para que o fumante se anime a deixar o vício: tenha como objetivo parar de fumar e não apenas diminuir o consumo;
evite situações que facilitem o consumo do cigarro e alimentos que levam à vontade de fumar, como café e bebidas alcoólicas;
beba água cada vez que sentir vontade de fumar;
faça exercícios: caminhada, natação, alongamento, etc;
é preciso ser persistente: se não conseguir no primeiro momento, tente novamente e procure ajuda dos profissionais da Saúde.
Ao parar de fumar, seu coração agradece, porque: após 20 minutos ocorre a normalização da pressão arterial e dos batimentos cardíacos;
após oito horas os níveis de monóxido de carbono retornam ao normal;
após um dia há a redução do risco de ataque cardíaco;
após três dias seu fôlego estará muito melhor.
A palestra contou ainda com a participação da dentista Sandra Marques, que falou sobre a prevenção do câncer bucal; da nutricionista Tatiane Souza, que deu algumas dicas para não engordar enquanto estamos nesse momento de transição de fumante para não fumante; e da enfermeira Shirlei Aparecida Lima, que falou sobre o exame que é feito para conhecer o nível de CO2 no organismo e identificar o grau de dependência do cigarro. Além de participarem com perguntas sobre os temas, os colegas do CREA-SP aproveitaram a oportunidade para fazer o exame de medição do nível de CO2 no organismo e ainda verificar a saúde bucal.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
A enfermeira Juliana Rodrigues de Oliveira Silva, da UNIMED/FESP, detalhou as principais doenças respiratórias que afetam pessoas de qualquer idade, como pneumonia, sinusite, asma e bronquite, e falou também sobre as diferenças entre o resfriado e a gripe.
Auditório lotado na palestra sobre Doenças Respiratórias
A gripe é uma infecção respiratória, causada pelo vírus influenza, que é altamente contagioso. Ocorre com maior frequência no período do outono-inverno e início da primavera – de abril a setembro. A gripe é a grande responsável pelas ausências ao trabalho e à escola.
Diferentemente do resfriado, que geralmente afeta o nariz e a garganta, a gripe pode causar febre, suor excessivo, dores musculares, dor de cabeça e mal-estar e costuma ceder completamente dentro de uma ou duas semanas. A febre pode durar de três a oito dias.
Para o tratamento da gripe é necessário:
fazer repouso e ter uma boa alimentação;
ingerir líquidos e tomar medicação para dor e febre, conforme orientação médica;
para se proteger das doenças respiratórias é importante se prevenir com a vacinação anual contra a gripe e contra a pneumonia, que pode ser feita a cada 5 anos.
Em tempo de ar seco e muita poluição, é recomendado:
lavar os olhos com água;
utilizar soro fisiológico, pingando nas narinas;
umedecer o ambiente de casa com toalhas molhadas ou bacias com água;
ingerir bastante líquido – água, sucos, chás.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST) E AIDS
A enfermeira Juliana Rodrigues de Oliveira Silva, da UNIMED/FESP, apontou as principais doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como doenças venéreas, doenças sexuais, doenças de rua e mesmo doenças do mundo.
Palestra sobre DST - AIDS - Um tema ainda polêmico
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 26 tipos de DST, classificadas em três grupos: as que causam corrimentos, as que causam feridas e as que apresentam verrugas. São transmitidas durante a relação sexual e qualquer pessoa pode pegar ou passar uma DST, pois muitas vezes os sintomas demoram a aparecer.
Entre as DST temos a sífilis, herpes, gonorréia, clamídia, HPV. Tanto homens como mulheres precisam estar atentos a qualquer sintoma diferente na região dos genitais e, se for o caso, procurar o tratamento adequado para as diferentes doenças, que são transmitidas pelo contato íntimo, e algumas até mesmo pelo uso em comum de toalhas ou roupa íntima. Procure um médico ou especialista no assunto, que poderá solicitar um exame mais detalhado para indicar o melhor tratamento.
O serviço Disque DST/AIDS (0800-16-25-50), criado em 1983, oferece a toda a população do Estado de São Paulo um canal gratuito de escuta, acesso a informações e orientações sobre o assunto.
É preciso estar atento, pois a prevenção é o melhor caminho.
IMUNIZAÇÃO
A SIPAT 2012 fechou com chave de ouro: a palestra show apresentada pelo Grupo Teatral Tacti abordou o tema “Imunização” de maneira dinâmica e divertida.
Componentes do Grupo Tacti na palestra show sobre Imunização
Todos sabem como é importante a imunização. No trabalho, em casa e na escola é sempre importante participar das campanhas de vacinação para manter-se com saúde.
As dinâmicas promovidas pelo grupo de teatro apresentaram, entre outras atividades, um concurso de perguntas e respostas sobre o tema central. O grupo mostrou como é fácil se manter atualizado e imunizado contra as doenças que podem afetar nossa saúde e são de fácil prevenção por meio de vacinação anual, como a gripe, ou mesmo as doenças sexualmente transmissíveis, com o uso da camisinha.
A apresentação deixou evidente que sabemos como prevenir muitos problemas, mas o mais importante é colocar em prática esse conhecimento.
Visualize a galeria de fotos das palestras
Produzido pelo Departamento de Comunicação, com apoio do Departamento de Finanças e Pagamentos e Medicina Ocupacional (Texto e fotos: André Maschietto/Guilherme Monteiro)
|