Crea-SP Newsletter

Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo

 

nº 1055/11 - 27 de dezembro de 2011

 
   
  USA e RH INFORMAM  
 

“Toda atitude que tomamos resultará em uma consequência, positiva ou negativa, para a natureza.”

Em contribuição à sustentabilidade do meio ambiente e visando melhor qualidade de vida aos seus funcionários, este Conselho propõe a todos que pratiquem a coleta seletiva.

Para garantir o sucesso desse ato, é necessário envolvimento de todos, assim é preciso decidir, em que mundo queremos que nossos filhos, netos e sobrinhos vivam no futuro.

Com esse pensamento, transcrevemos abaixo trecho extraído da cartilha “Pense Bem – Meio Ambiente”, lançada pela empresa de agronegócios Bunge Brasil, sobre a importância da mudança de atitudes para a preservação da natureza:

Mudança de Atitudes
Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Incorpore ao seu dia a dia esses quatro verbos. Eles vão ajudá-lo a ter um comportamento ecologicamente correto:

Repensar
Cada atitude que tomamos tem uma consequência direta para o meio ambiente. Quer um exemplo?
Se você comprar um produto não reciclável, não estará estimulando o mercado a oferecer itens com menor impacto negativo na natureza. É preciso reavaliar para mudar sua postura, para se fazer de uma maneira diferente que respeite o meio ambiente.

Reduzir
A principal ideia é evitar o desperdício de tudo, e sempre.
Pense no seguinte: se você consome o que não precisa, gera um excesso desnecessário, difícil de administrar, e pode provocar a falta deste recurso no futuro próximo. Estamos falando desde a água e a energia que você consome na sua casa até de compras supérfluas que geram excesso de lixo. E o melhor: essa nova postura o ajudará também a diminuir os gastos familiares. Para reduzir é necessário criar novas soluções para o seu dia a dia, que com certeza trarão muitos benefícios. A seguir, dicas para inspirá-lo:

- Troque as sacolas de plástico do supermercado por caixas de papelão, sacos de papel ou por uma mochila ou sacola de pano.
- Prefira as pilhas recarregáveis para evitar o consumo exagerado das pilhas convencionais.
- Compre produtos a granel para diminuir a quantidade de embalagens descartadas.

Reutilizar
Devemos aproveitar a vida útil de um produto ao máximo. Conserte em vez de comprar, crie uma função nova para um objeto antigo, troque algo que não quer mais com amigos. Temos que dar vida e utilidade principalmente às embalagens. Assim, diminuimos o número de descartes e geramos economia doméstica. Veja algumas sugestões:

- Utilize os papéis dos dois lados e só imprima se for realmente indispensável.
- Promova um evento com os amigos para trocarem objetos que não utilizam mais
- Enquanto cozinha, deixe sempre a panela tampada, assim você faz melhor aproveitamento do calor.
- Aproveite cascas e talos dos alimentos para preparar receitas criativas
- Faça doações.
- Aumente a vida útil de livros, jornais e revistas trocando com amigos.
- Frequente brechós para comprar roupas, bolsas e sapatos (há brechós na internet bem interessantes).

Reciclar
A reciclagem transforma um item usado em um novo produto, que pode ser igual ou diferente. A prática resulta em economia de matéria-prima que é extraída da natureza.

Para contribuir, adote a coleta seletiva em sua vida, depositando em lixos separados os descartes comuns dos recicláveis, procurando empresas parceiras que já realizam esse trabalho.


Unidade de Serviços Administrativos e
Departamento de Recursos Humanos

.........................................................................................................................................
  Crea-SP Newsletter  

Favor divulgar aos colaboradores que não possuem e-mail as informações deste boletim.

Clique aqui para ver a lista de edições anteriores.

Caso não tenha interesse em receber nossas newsletters, entre em contato pelo e-mail comunic@creasp.org.br (assunto: retirar meu nome da lista) ou telefone (11) 3095-6460.

O Crea-SP respeita a sua privacidade, é contra o spam e não distribui seu cadastro a terceiros, em atenção à nossa política de uso de dados.

Para a inclusão de e-mails em nossa lista ou em caso de dúvidas, críticas e sugestões, escreva para comunic@creasp.org.br.

 
.........................................................................................................................................