Crea-SP firma compromisso para fortalecimento de Entidades de Classe Associação de Andradina e Região é uma das primeiras a receber benfeitorias
O Crea-SP assinou nos dias 9 e 10 deste mês convênio com associações de profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia das cidades de Andradina, Araras, Avaré, Barra Bonita, Botucatu, Conchal, Dracena, Ibitinga, Itanhaém, Itápolis, Laranjal Paulista, Monte Alto, Ourinhos, Piracaia, Praia Grande, São José do Rio Pardo e Valinhos, para execução de reforma e construção de Unidades Operacionais (UOP) e Postos de Serviço (UPS) do Conselho nessas localidades, além da construção de anfiteatros junto às instalações das Entidades de Classe locais. As obras e benfeitorias vão ser iniciadas em 2013 e as providências para cumprimento do cronograma já começaram a ser tomadas.
No caso da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Andradina e Região, cuja nova sede será construída em terreno de 927m² doado pela Prefeitura ao Crea-SP e localizado na Av. Barão do Rio Branco, “ trata-se de um sonho que está sendo realizado”, declarou o presidente da entidade, Técnico em Estradas e em Agrimensura João Batista Costa Prado, por ocasião da assinatura do convênio. “Nossa Associação tem 26 anos de vida e precisa, como as demais, acompanhar a evolução das nossas atividades na região. Agora, com a condição de atender a classe profissional com uma infraestrutura adequada, podemos até sonhar em aumentar o número de associados”. João Batista informa que a Associação de Andradina conta com cerca de 70 afiliados, chegando a 200 o número potencial de profissionais na região. “Em nome da Associação posso dizer que seremos eternamente gratos ao Eng. Kurimori pela construção da nossa sede”.
Também participaram do evento os seguintes profissionais da Associação de Andradina: Téc. Eletrotécnico Antônio Ferreira da Silva, Eng. Mecânico Carlos Eduardo Moreira Ayres de Souza, Eng. Agrônomo Hélio Perecin Júnior, Eng. Civil e de Seg. do Trabalho Marcelo Augusto Mosconi , Eng. Químico Raul Carlos Gil (Inspetores do Crea-SP) e Samir Jorge Duarte David (Conselheiro Titular).
Como parte do mesmo conjunto de ações, no dia 4 de agosto o Crea-SP já havia lançado na cidade de Adamantina, no Oeste paulista, a pedra fundamental de sua nova Unidade Operacional (UOP). A edificação será levantada em terreno de aproximadamente 1.000m², doado pela Prefeitura local em área nobre do município.
Identidade visual trará maior visibilidade
“Estamos selando um compromisso público para a modernização desses espaços e escrevendo a história do Conselho com transparência”, destacou durante o evento o Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori. Assim como vem estabelecendo um padrão de atendimento e de fiscalização em todo o Estado, respeitando as particularidades, características e demandas de cada localidade, o Crea-SP definirá uma padronização visual para as suas Unidades, conferindo-lhes identidade e a devida visibilidade pelas comunidades locais. Kurimori, disse ainda que, “se somos capazes de identificar, na cena urbana, uma empresa, uma rede de lanchonetes ou um grande banco graças ao apelo visual de suas fachadas, os profissionais da área tecnológica e a sociedade em geral também conseguirão identificar o Crea-SP em qualquer cidade em que atuamos”.
Kurimori também lembrou que, “além da implantação e reforma de Unidades do Conselho nessas localidades, buscamos a valorização dos espaços das Associações de Profissionais, oferecendo-lhes condições de acessibilidade plena e sustentabilidade”. O projeto que o Crea-SP começa a por em prática inclui a criação de Espaços Office para uso dos profissionais em trânsito e auditórios para aperfeiçoamento técnico dos profissionais e outros tipos de eventos para a população, como palestras, cursos e treinamentos, com infraestrutura de primeira linha.
Terrenos doados pelas Prefeituras
O Crea-SP informa que, no caso das construções, elas serão realizadas em terrenos doados pelas prefeituras locais. Após a regularização documental dos primeiros 17 casos de doação o Conselho partirá para novas providências. O primeiro passo foi dado na semana passada, quando o Presidente Kurimori recebeu em seu Gabinete os Presidentes das Associações das cidades já beneficiadas pelas doações, assinando com eles os devidos despachos para execução dos projetos de reformas e construções e oficializando assim um compromisso firmado pessoalmente com esses profissionais, para muitos um sonho que começa a se concretizar.
“Após a regularização de toda a documentação necessária, contrataremos empresa para a elaboração de um manual de padronização das obras, que englobará critérios de comunicação visual, especificação de materiais para as reformas e construções, padronização de layout e demais procedimentos de identidade” – informa o Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Luiz Roberto Sega.
Definido o manual de padronização, o Crea-SP contratará os projetos específicos para cada uma das Unidades, que diferem em tamanho e outras particularidades. A empresa licitada ainda cuidará do orçamento, do cronograma e do memorial, além dos trâmites burocráticos com a documentação exigida pelos órgãos públicos locais. “Em seguida – explica Sega – procederemos à a contratação de empresa para a execução das obras”.
Novas adequações para a modernização
No caso das Associações que mantêm antigos regimes de comodato com o Crea-SP, o Conselho está analisando cada situação dentro de suas características e necessidades de reforma. Conforme levantamento do Crea-SP, muitas delas precisam ser adequadas em termos de Acessibilidade, Sustentabilidade e outros itens que permitam uma revitalização compatível com cada caso. “Em meados do próximo ano essas Associações começarão a ser atendidas por este projeto de revitalização das nossas Unidades no Interior e Litoral, visando, conforme o Plano de Trabalho da gestão Kurimori, ao fortalecimento das atividades do Conselho nessas regiões” – informa o Superintendente de Fiscalização.
Além das ações visando à modernização e o fortalecimento das atividades do Conselho no Interior e Litoral paulista, o Crea-SP também está incrementando seus serviços de informatização, como é o caso da implantação do novo sistema de ART e cadastro de profissionais e empresas, o CREANet.
Quanto às atividades de fiscalização, Kurimori adverte: “Vamos fazer forças-tarefas, unindo nossos Agentes Fiscais e Conselheiros no combate ao mau exercício profissional e dar fim ao famoso canetinha. Num primeiro momento, isso acontecerá na área da Engenharia Civil e, depois, nas demais modalidades”.
Para ver a galeria de fotos acesse este link
|