Nesta data em que os profissionais da área comemoram as mais importantes conquistas da modalidade, dois nomes da história paulista merecem destaque: Lucas Nogueira Garcez e Francisco Saturnino Rodrigues de Brito.
O engenheiro civil que foi Governador do Estado implantou o Departamento de Águas e Energia Elétrica, as Usinas Hidrelétricas do Paranapanema e o Conselho Estadual de Higiene e Segurança do Trabalho, entre outras realizações. Antes do político paulistano, o engenheiro sanitarista Saturnino de Brito idealizou obras de saneamento básico em várias cidades brasileiras que perduram até hoje. Por ter feito história, é considerado o patrono da Engenharia Sanitária e Ambiental no Brasil. Seu projeto de retificação do Rio Tietê, na década de 1920, incluía a instalação de um parque seis vezes maior que o Central Park de Nova York, mas não vingou, o que nunca impediu o profissional de pensar grande.
Comparações à parte, o Crea-SP tem certeza absoluta de que o Engenheiro Sanitarista brasileiro trabalha cada vez mais pela qualidade de vida no planeta, lutando pela harmonia entre as grandes decisões de estado e a necessária aplicação do alto conhecimento técnico na vida pública.
Parabéns, Engenheiros Sanitaristas! |