|
Caro Profissional:
Mais uma vez faço questão de me dirigir diretamente a você, como faremos em novas oportunidades, para colocá-lo a par de mais uma ação que empreendemos em defesa da nossa categoria e, por extensão, de toda a sociedade brasileira. Estou me referindo à nossa participação ontem, 9 de abril, na Audiência Pública realizada em Brasília, no Anexo II da Câmara dos Deputados, que discutiu, pela primeira vez em âmbito político, a invasão de empresas e profissionais estrangeiros no Brasil.
Esse fato, também inédito na história do Crea-SP, mostra a nossa preocupação com a questão, que aponta para a significativa quantidade de profissionais sem trabalho aqui em São Paulo e em todos os outros Estados do nosso Brasil. Dissemos durante o evento que não é nossa intenção abrir ou fechar a porta para os estrangeiros, afirmando que o essencial é estabelecermos regras claras que não prejudiquem os nossos profissionais. Afinal, em decorrência da crise que amargamos nos últimos 30 anos, muitos pais e mães de família e jovens brasileiros que atuam na área tecnológica foram obrigados a se afastar do mercado de trabalho, e hoje, com as novas perspectivas do cenário econômico, merecem de volta seu status profissional, mas ainda encontram muitas dificuldades.
Muitas lideranças nacionais estão conosco nesta luta pelo ordenamento da situação dos profissionais estrangeiros em nosso país, como é o caso do Engenheiro José Roberto Bernasconi, Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, o Sinaenco, que, junto com outros paulistas, esteve conosco na proveitosa Audiência Pública de ontem. Outras lideranças engajadas na luta são os Deputados Federais Eli Corrêa Filho e Augusto Coutinho, que articularam com o Crea-SP esse oportuno evento.
Na ocasião, explicamos ao nobre parlamentar e aos demais presentes que, embora o Ministério do Trabalho nos informe sobre a grande quantidade de profissionais estrangeiros que recebem anualmente o visto para trabalho no Brasil, na realidade os registros de estrangeiros no Crea-SP acontecem muito esporadicamente. Também é verdade que o número de reclamações que as Prefeituras estão recebendo sobre o recebimento de projetos em outros idiomas vem aumentando consideravelmente. Em alguns relatos, a informação é de que o projeto chega do Exterior pela Internet – e até em CDs! Por isso os Deputados Eli Corrêa Filho e Augusto Coutinho acataram o nosso pedido para realizar tal Audiência Pública.
Também solicitamos aos deputados, em nome do Crea-SP, a criação de uma subcomissão para tratar especificamente da questão dos profissionais e empresas estrangeiros no Brasil. O assunto é por demais importante e não se esgota numa única reunião. Queremos prosseguir na caminhada até atingir o ponto de sensibilizarmos o governo a promover os regramentos necessários.
Batemos às portas da nossa Casa de Leis por entender que se trata de uma caixa de ressonância dos anseios da sociedade. Podemos dizer que estamos plenamente satisfeitos com o rumo do nosso movimento. O Deputado Eli Corrêa Filho, como padrinho do Crea-SP neste momento de luta, também ficou bastante animado com os entendimentos do primeiro encontro e se comprometeu a nos ajudar com a instalação da subcomissão que solicitamos. A participação de vários Deputados Federais na Audiência de ontem mostra o interesse que o tema despertou e que estamos no caminho certo.
Em seu nome e em nome de todos os profissionais brasileiros, agradecemos, ontem, em Brasília, aos Deputados Federais Roberto Santiago, Augusto Coutinho e Eli Corrêa Filho, que abraçaram a causa da Engenharia, convidando-os a participar da Reunião Plenária do Crea-SP no próximo dia 18, quinta-feira, na qual poderemos ter uma conversa mais direta com os Conselheiros de São Paulo.
Esperamos que, a exemplo dessas lideranças, você se interesse por esta causa que também é sua: acesse nosso site – http://www.creasp.org.br – e veja a reportagem completa sobre a Audiência. Um abraço e a até a próxima oportunidade.
Eng. Francisco Kurimori
Presidente do Crea-SP
|
|