Seminário de Fiscalização em Piracicaba

Piracicaba sediou segunda etapa regional rumo ao XIV Sefisc

Agentes fiscais, inspetores e conselheiros das 2ª, 7ª, 9ª, 11ª e 12ª Regiões Administrativas  do Crea-SP concluíram no sábado, 5 de outubro, em Piracicaba, a segunda etapa regional rumo ao XIV Seminário de Fiscalização – Sefisc, cujo objetivo é aprimorar as ações do Conselho em sua área de atuação, garantindo o correto exercício das profissões da área tecnológica no Estado.

O encontro regional aconteceu no Teatro Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, sucedendo à primeira etapa, realizada em Bauru no final de setembro.

“Acredito que este seja o evento mais importante que temos no Crea-SP. Quero agradecer a vocês pelo trabalho altruísta, pois dedicam seu tempo e seu trabalho, muitas vezes colocando dinheiro do próprio bolso, em favor da nossa atividade. O Sefisc existe porque esse exército não pode atuar isolado. Juntos, o esforço é mais efetivo”, destacou o Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori, na abertura do encontro em Piracicaba.

É uma honra muito grande para a cidade sediar o Sefisc. Que este evento traga muitos subsídios para o encontro estadual”, disse o Eng. Maurício Calarotta Desjardins, da Secretaria de Obras do município.

Diretor da Unimep, o Professor Mestre em Engenharia Mecânica Antônio Fernando Godoy destacou: “A Unimep iniciou suas atividades em 1975 e, há quase 40 anos, temos sido parceiros do Crea-SP, colocando vários profissionais no mercado de trabalho. Hoje tive a oportunidade de ver vários ex-alunos que estão tendo uma atividade muito presente no sistema profissional”.

“O Brasil é um país que tem muitas leis e precisa de muita fiscalização, daí a importância do nosso papel na sociedade”, disse a Inspetora do município de Nova Odessa, Eng. Agr. Keila Maria Roncato Duarte.

O Vereador André Gustavo Bandeira, que é cadeirante, chamou a atenção para a questão da acessibilidade. “Graças à adaptação deste teatro, com a entrada pela lateral, pude fazer parte da mesa ao lado dessas autoridades”, disse.

Antes do início da solenidade de abertura, o vereador entregou um ofício sobre o assunto ao Presidente do Crea-SP. “Esse desafio que você nos lançou, mesmo sem ter lido detalhamente o ofício, posso garantir que nós já estamos dentro. Temos que fazer cumprir a lei da acessibilidade nos espaços de uso coletivo”, disse Kurimori, lembrando o convênio com o Ministério Público Federal, por meio do qual o Crea-SP realizou um ato de fiscalização em mais de cinco mil casas lotéricas e , agora, irá fazer em cerca de cinco mil agências dos Correios. “Na gestão do Presidente José Alonso foi feito um belo trabalho sobre acessibilidade, depois abandonado, mas precisamos dar continuidade”, destacou.

“O Sefisc traz os fiscais para participarem efetivamente desse corpo que trabalha voluntariamente para o crescimento do Crea-SP”, disse o Eng. Agr. Pedro Katayama, Vice-Presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – Faeasp e Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba.

“Chegar ao profissional na sua base para melhor atendê-lo, fazendo com que ele evolua, é uma meta da Presidência”, frisou o Diretor Técnico do Conselho, Eng. Antonio Luis Roçafa.

Na foto acima, ao lado do Coordenador da União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Baixa e Média Mogiana – Unabamm, Eng.Agr. Everaldo Piccinin, o Diretor Financeiro da Mútua-SP e Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Osasco, Eng. Egydio Angerami Filho, divulgou as mudanças que a Caixa de Assistência está fazendo. “Estamos trabalhando para conseguir mais benefícios e facilidades para os nossos profissionais”, disse.

A dupla de cantores e compositores Craveiro e Cravinho, que se firmaram na vida artística em solo piracicabano, apresentaram o “Hino de Piracicaba” e, na sequência, sucessos de sua carreira, como “Rio de Lágrimas” e “Franguinho na Panela”.

Os Superintendentes de Colegiados, Eng. Agr. Alceu Fernandes Molina Jr., e de Fiscalização, Eng. Luiz Roberto Sega, falaram sobre os encontros preparatórios e a sistemática utilizada para os trabalhos do dia.

O Engenheiro Sega mostrou o projeto de identidade visual para as Unidades do Crea-SP no conceito de “Casa da Engenharia”.

Na ocasião, o Presidente Kurimori assinou duas portarias que dispõem sobre “instituição e composição de Comissão para fins de análise preliminar do processo SF de exame de atividades de profissionais e apresentação de proposta visando celebração do termo de ajustamento de conduta”. A medida faz parte do projeto de ação intensiva e corretiva sobre o mau exercício profissional.

Os Agentes Fiscais Sandra Fernandes Bandeira e Roldão Pereira da Silva Junior, respectivamente das Unidades do Crea-SP em Limeira e Campinas, falaram sobre casos de sucesso na área de fiscalização do Conselho.

Coordenadores e adjuntos das Câmaras Especializadas do Crea-SP apontaram questões pontuais de fiscalização, discutidas posteriormente pelos participantes divididos em grupos ao final do encontro.

Eng. Prod. Mec. Milton Vieira Junior – Engenharia Mecânica e Metalúrgica: inspeção de caldeiras e vasos de pressão; parques de diversões

Eng. Civ. José Eduardo Quaresma – Engenharia Civil: acobertamento profissional; edificações de médio e grande porte

Eng. Eletr. Paulo Takeyama – Engenharia Elétrica: empresas de serviço de eletricidade; prefeituras, com ênfase na transferência de ativos da iluminação pública

Eng. Agr. José Luis Susumu Sasaki – Agronomia: conservação do meio ambiente; produção de alimento seguro com qualidade nutricional