Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/perguntas-frequentes/certidao/>.
Acesso em 19/03/2024 às 01h14.

Certidão

O que é Certidão? 

Certidão é o documento legal fornecido por instituição pública ou privada que atesta de forma escrita, a uma pessoa física ou jurídica, informações que comprovam a sua regularidade conforme o registro no banco de dados.

O CREA-SP fornece diversos tipos de certidão através do site em CREANET, mediante login e senha do profissional, clicando em Serviços > Emissão de certidões. Identifique abaixo os principais pedidos:

  • Certidão de Registro Profissional e Anotações – gratuita, comprova o registro e anotações do(s) título(s) e atribuição(ões) disponíveis no cadastro do profissional;
  • Certidão de Registro Profissional e Quitação – gratuita, comprova a regularidade do registro profissional, e certifica ainda, que o interessado não possui débito com o CREA-SP;
  • Certidão de Responsabilidade Técnica Ativa/Inativa de Profissional – gratuita, comprova a regularidade do registro e anotações disponíveis no cadastro do profissional e, certifica ainda, todas a(s) empresa(s) que o profissional foi indicado para ser o responsável técnico, ou seja, as anotações ativas e inativas;
  • Certidão de Responsabilidade Técnica de Profissional – gratuita, comprova a regularidade de registro e anotações disponíveis no cadastro profissional e, certifica ainda, a(s) empresa(s) que o profissional foi indicado para ser o responsável técnico, ou seja, somente as anotações ativas;
  • Certidão de Período de Registro de Pessoa Jurídica – gratuita, certifica o período de registro, somente para empresas que estão com o registro inativo junto ao CREA-SP;
  • Certidão de Registro de Pessoa Jurídica – gratuita, certifica a regularidade de registro da pessoa jurídica junto ao CREA e lista os profissionais responsáveis técnicos por ela;
  • Certidão de Responsabilidade Técnica de Pessoa Jurídica – gratuita, certifica o constante no registro da empresa referente aos seus profissionais responsáveis técnicos.

Além das certidões obtidas pelo login CREANET, também é possível solicitar mediante pagamento:

  • Certidão de Inteiro Teordocumento emitido com informações extraídas do registro do profissional ou empresa, para obtenção de informações específicas exceto dados pessoais;
  • Certidão de Quadro Técnico de Pessoa Jurídica – certifica os profissionais participantes do quadro técnico de determinada empresa junto ao CREA-SP.

 

Como solicitar a Certidão de inteiro Teor? 

Solicite a Certidão de Inteiro Teor para obter informação na qual não possua formulário específico no site. Clique aqui e identifique o procedimento.

 

Ao solicitar uma Certidão de Registro e Quitação de Profissional, o sistema não permitiu a emissão informando o impedimento – “validade”. Gostaria de saber o que fazer. 

O registro profissional solicitado sem o diploma é provisório e possui validade de 1 (um) ano, portanto é possível que o registro esteja inativo ou com data de validade vencida, sendo necessário alterar para o registro definitivo. A situação poderá ser confirmada em um dos canais de atendimento, de segunda a sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados das 7h às 13h, via chatwhatsappfaleconosco@creasp.org.br ou no 0800 017 1811.

 

Preciso da Certidão de Registro da empresa junto ao CREA-SP, como proceder? 

Disponível para empresas com registro regular no CREA-SP, essa certidão pode ser emitida gratuitamente no site em CREANET, mediante login e senha do profissional responsável técnico pela empresa. Acesse Serviços > Emissão de certidões, selecione a certidão de interesse e clique em Gerar Certidão.

 

Sou profissional e preciso solicitar visto em outro Estado, como obter a Certidão? 

A Certidão de Registro Profissional e Anotações está disponível gratuitamente no site em CREANET, mediante login e senha do profissional. Acesse Serviços > Emissão de certidões, selecione a certidão de interesse e clique em Gerar Certidão.

 

Estou tentando gerar uma Certidão no site e não consigo, aparece a informação que existe impedimentos, o que devo fazer? 

Existem várias situações que impedem a emissão de Certidão, como anuidade em aberto, registro vencido, responsabilidade técnica vencida por causa do término do vínculo entre o profissional e a empresa, entre outros. Identifique a situação em um dos canais de atendimento, de segunda a sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados das 7h às 13h, via chatwhatsappfaleconosco@creasp.org.br ou no 0800 017 1811.

 

Quais os tipos de Certidões de Registro disponíveis “online” para empresa?

Disponíveis gratuitamente no site em CREANET, mediante login e senha do profissional responsável técnico pela empresa, 3 (três) são os tipos de certidão: 

 

Estou tentando emitir a Certidão atualizada, porém o sistema disponibiliza somente as Certidões emitidas anteriormente, o que eu faço? 

Após login CREANET pelo site e selecionar o tipo de Certidão de interesse, será disponibilizado o histórico de Certidões emitidas anteriormente. Para obter o documento atualizado, clique em seguida em Gerar Certidão. Quando impedimento contate, de segunda a sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados das 7h às 13h, um dos canais de atendimento podendo ser via chatwhatsappfaleconosco@creasp.org.br ou no 0800 017 1811.

 

Quais os tipos de Certidão de Registro disponíveis “online” para profissionais?

Disponíveis gratuitamente no site em CREANET, mediante login e senha do profissional, 4 (quatro) são os tipos de certidão

  • Certidão de Registro Profissional e Quitação;
  • Certidão de Registro Profissional e Anotações;
  • Certidão de Responsabilidade Técnica de Profissional;
  • Certidão de Responsabilidade Técnica Ativa/Inativa de Profissional.

 

Qual é a Certidão que o INCRA exige dos profissionais para que possam assumir os serviços de determinação das coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, para efeito do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais – CNIR? 

A certidão requerida é a de Georreferenciamento de Imóveis Rurais e pode ser obtida conforme formação acadêmica. Clique aqui para maiores informações.