Abastecimento de água

Engenheiro destacou reserva do Aquífero Guarani

O Engenheiro Civil Carlos Eduardo Nascimento Alencastre foi o convidado de outubro na reunião mensal do Fórum Conjunto das Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Crea-SP, realizada no dia 5 na Sede Angélica.

O engenheiro ministrou a palestra “Reserva Estratégica para o nosso Abastecimento – Aquífero Guarani”, destacando aquele que, com seus 1,2 milhões de km² de extensão e 40 mil km² de reserva, é o quarto maior aquífero transfonteiriço do mundo.

Presente em oito Estados brasileiros, o aquífero abastece todo o município de Ribeirão Preto. O engenheiro apresentou ainda dados sobre a distribuição de água no Brasil.

O Engenheiro Alencastre é Diretor Regional da Bacia do Pardo Grande - BPG do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE); Secretário Executivo do Comitê da Bacia do Pardo – CBH-Pardo; Diretor da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) e Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH representando os Comitês, Consórcios e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas; além de Presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto - AEAARP.

O Fórum é uma ação conjunta das Diretorias de Educação e de Entidades de Classe do Crea-SP que tem como objetivo levar novos conteúdos aos integrantes do Plenário, promovendo o aprimoramento profissional e a renovação de conhecimentos.

O Engenheiro Alencastre recebeu seu certificado de participação das mãos dos Diretores do Crea-SP Engenheiros José Guilherme Pascoal de Souza e Cláudia Sornas Campos.

Produzido pelo Departamento de Comunicação

Colaboração: Estagiários Jane Tanan e Felipe Marques (fotos)