Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Retrospectiva 2020

10 fatos que marcaram nossa história durante o ano

Retrospectiva 2020 - 10 fatos que marcaram nossa história durante o ano

 

 

NOVO NORMAL

Assim como o restante do mundo, o Crea-SP foi surpreendido em março pela pandemia do Covid-19 e precisou adaptar sua rotina de trabalho para seguir as determinações dos órgãos públicos e preservar a saúde de todos.

Após a adoção temporária do sistema de home office para suas equipes de trabalho e a ênfase no atendimento on-line, o Crea-SP foi acompanhando a evolução dos acontecimentos e, aos poucos, retomando o atendimento presencial por meio de agendamento. No final de agosto, as reuniões presenciais dos colegiados também foram retomadas, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/08/28/crea-sp-anuncia-retomada-de-reunioes-presenciais/3636

 

 

EQUIDADE DE GÊNERO

Pela primeira vez em seus quase 90 anos de história, o Crea-SP teve uma profissional mulher ocupando o cargo de vice-presidente e, durante todo o processo eleitoral, o exercício da Presidência: a conselheira Engenheira Civil Lenita Secco Brandão.

A equidade de gênero, sempre em pauta nas discussões do Conselho, segue ganhando relevância na composição dos cargos diretivos, levando as mulheres cada vez mais aos postos de decisão.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/02/03/primeira-sessao-plenaria-do-ano/3516

 

 

PARCERIAS

Ao firmar um acordo de cooperação técnica com o Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo – TASP, o Crea-SP inaugurou na Capital paulista sua primeira Câmara de Mediação e Arbitragem para oferecer suporte especializado às discussões técnicas.

Um dos principais benefícios oferecidos na parceria é a realização de cursos de formação de mediadores e árbitros para profissionais registrados e adimplentes junto ao Conselho.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/02/28/crea-sp-inaugura-primeira-camara-de-mediacao-e-arbitragem/3531

 

 

INCLUSÃO SOCIAL

Sensibilizar os profissionais para os conceitos de Acessibilidade e Desenho Universal em seus projetos foi a forma que o Crea-SP encontrou para garantir que os espaços públicos e privados promovam inclusão social, oferecendo a todos oportunidades iguais de acesso a bens e serviços.

Um acordo de cooperação celebrado com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência vai permitir a troca de informações, a integração técnica e a divulgação de legislação das atividades das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/10/21/acordo-de-cooperacao-n-04-2020-crea-sp-e-secretaria-municipal-da-pessoa-com-deficiencia/3682

 

 

ELEIÇÕES

Com o desafio de conduzir o processo eleitoral em plena pandemia, a CER-SP saiu-se muito bem na organização das eleições gerais do Sistema Confea/Crea/Mútua, quando foram escolhidos os presidentes dos 27 Regionais, o presidente do Confea e os diretores geral e administrativo da Mútua.

Adiamentos na data do pleito, readequações dos locais das mesas de votação e suspensão da votação foram alguns desafios enfrentados pela Comissão Eleitoral Regional que, pautada pela legalidade, garantiu lisura a todo o processo, desde o registro das candidaturas até a apuração.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/eleicoes2020

 

 

FISCALIZAÇÃO

Entre atividades de rotina, forças-tarefa (como a visita à Ceagesp) e ações especiais já consolidadas (como a Operação Verão), a Fiscalização do Crea-SP driblou as limitações impostas pela pandemia e deu um novo e decisivo passo no controle do comércio eletrônico de serviços de engenharia.

Com uma versão virtual de força-tarefa, em um trabalho intensivo realizado por 20 agentes fiscais durante três semanas, foram identificadas quase 600 irregularidades em anúncios que ofereciam serviços referentes a atividades da área tecnológica na Internet.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/fiscalizacao/2020/08/12/crea-sp-intensifica-combate-online-a-comercializacao-ilegal-de-servicos/3632

 

 

COLÉGIO DE PRESIDENTES

Após quase 10 anos, o Crea-SP voltou a sediar uma reunião do Colégio de Presidentes, fórum consultivo que reúne mensalmente as lideranças do Sistema para unificar as ações desenvolvidas pelos Regionais para sua integração e desenvolvimento mútuo.

Com a participação do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, o CP marcou também a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Mercado Livre visando à busca de mecanismos para remoção de anúncios de produtos e serviços que estejam em desacordo com as normas do órgão e da legislação vigente. Válida para todo o Brasil, a iniciativa teve origem no Crea-SP.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/10/30/colegio-de-presidentes-em-sao-paulo-promove-debates-de-alto-nivel/3700

 

 

DEFESA DA ENGENHARIA

O Crea-SP continua marcando presença nas grandes discussões que envolvem o futuro das profissões da área tecnológica e o impacto dessas decisões no cotidiano do Sistema e da sociedade.

Desde a sua edição em junho último, o Crea-SP vem acompanhando de perto os desdobramentos da Resolução nº 101 do Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT, que rendeu uma ação civil pública do Confea para sua anulação, já que suas consequências podem representar danos à sociedade.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/09/23/confea-entra-com-acao-civil-publica-contra-resolucao-do-cft/3653

 

 

SUSTENTABILIDADE

Ao participar do Programa Brasileiro GHG Protocol, o Crea-SP tornou-se o primeiro Conselho profissional a contribuir com o Registro Público de Emissões, iniciativa pioneira no País para a divulgação dos inventários das organizações participantes.

O programa tem como objetivo inventariar as emissões de gases do efeito estufa das corporações brasileiras e, nesse sentido, o Crea-SP poderá traçar seus próximos passos para estabelecer estratégias, planos e metas de gestão sustentável.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/fiscalizacao/2020/11/10/crea-sp-primeiro-conselho-a-contribuir-com-o-registro-publico-de-emissoes/3707

 

 

EVENTOS HÍBRIDOS

A realização de eventos oficiais híbridos (parte presenciais, parte virtuais) veio para ficar, pois essas iniciativas representam uma importante colaboração às medidas de distanciamento social necessárias no atual cenário mundial.

Dois bons exemplos foram a realização, com grande sucesso, do XI Encontro Estadual do Crea-SP Jovem e da última Sessão Plenária ordinária do ano, permitindo a participação e a completa interação do público presente.

Saiba mais em:

http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/12/05/debates-entre-especialistas-marcaram-o-xi-encontro-estadual-crea-sp-jovem/3736

http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2020/12/10/crea-sp-realizou-plenaria-com-participacao-virtual/3742


Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCOM/SUPGES
Colaboração: Estagiário Vinicius Sarcetta (Crea-SP)


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-0171811