Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Câmaras Especializadas realizam as últimas reuniões de 2020

Propostas para novos Planos de Trabalho já foram lançadas

No dia 22 de dezembro (terça-feira) as oito Câmaras Especializadas do Crea-SP realizaram reuniões extraordinárias para a conclusão de suas atividades em 2020, tratando de temas técnicos, propostas de planos de trabalho para 2021 e outros assuntos específicos de cada Câmara.

Na reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) (foto acima), sob a coordenação do Eng. Seg. Trab. e Eng. Eletric. Rui Adriano Alves, os conselheiros discutiram propostas para o Plano de Trabalho 2021, que inclui o estabelecimento de um plano de fiscalização alinhado com a Decisão Normativa nº 111/2019 do Confea. “Definimos também que será necessário atualizar o conteúdo das Perguntas Frequentes no site do Crea-SP referente à Engenharia Elétrica e ainda definir as responsabilidades dos engenheiros ligados à nossa Câmara perante projetos do Corpo de Bombeiros” – disse o coordenador.
Além disso, por conta do recente “apagão” registrado no Amapá, o engenheiro Rui explicou que será encaminhada à Superintendência de Fiscalização (SUPFIS), no início de 2021, uma proposta de fiscalização nas distribuidoras de energia elétrica. No final da reunião, foi feita uma saudação aos conselheiros que deixarão a Câmara no próximo ano.

O Eng. Seg. Trab e Eng. Quim. Francisco Innocencio Pereira, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ) (foto acima), lembrou durante a reunião do órgão que um dos temas mais importantes do ano foi a consulta sobre a habilitação de profissionais responsáveis em empresas de alimentação, especificamente no caso de iogurtes e queijos. “Deixamos claro que o responsável deve ser o Engenheiro de Alimentos” – frisou Francisco.

O coordenador também apresentou uma palestra sobre o caminho da indústria 4.0 no Brasil. “Estamos vivenciando a necessidade cada vez maior de novos conhecimentos e temas mais gerais. Precisamos atualizar aquela ideia de que antes estudávamos uma profissão para uma vida toda e hoje precisamos estudar uma vida toda para ter uma profissão”, finalizou.

Segundo a Engª Agrª e Engª Seg. Trab. Maria Amalia Brunini, coordenadora da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança de Trabalho (CEEST) (foto abaixo), os conselheiros aprovaram na reunião extraordinária aprovaram o relatório de atividades de 2020 e a súmula da reunião realizada em novembro.

Com a participação de todos os conselheiros, a reunião extraordinária da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura teve como destaque a aprovação do Plano de Fiscalização de 2021. O coordenador, Geog. Marcos Aurélio Araújo Gomes, lembrou que também ficou para janeiro de 2021 a retomada da edição final da minuta do Termo de Convênio com a superintendência paulista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-SP), temporariamente interrompida por motivos alheios ao Crea-SP.

Na extraordinária da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) (foto acima), o coordenador em exercício ad hoc, Eng. Civ. Antonio Carlos Silveira Coelho, também apresentou o relatório de atividades de 2020 e encerrou 14 processos, sendo cinco de vistas e nove de urgência. “Findamos, com esses julgamentos, o excelente trabalho realizado pelo professor Liboni”, comentou o engenheiro Coelho.

Na extraordinária da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) (foto acima), o coordenador Eng. Agr. Valério Tadeu Laurindo destacou a publicação no Instagram e Facebook do Conselho que aborda a atribuição dos engenheiros agrônomos quanto à arborização urbana, lembrando que o posicionamento da CEA também contempla esta atividade aos engenheiros florestais.

Na reunião da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) (foto acima) o destaque foi para a aprovação do Manual de Fiscalização 2020, que tem como propósito facilitar o trabalho do fiscal em campo. “O manual, moderno, tem uma estrutura de aplicação com mais de 40 itens específicos, como, por exemplo, onde fiscalizar, como fiscalizar e legislação aplicável”, completou o Eng. Prod. Metal. e Eng. Seg. Trab. Sérgio Ricardo Lourenço, coordenador da CEEMM.

A reunião extraordinária da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CAGE) foi conduzida ad hoc pelo Eng. de Minas e Eng. de Seg. do Trab. Ricardo Cabral de Azevedo, que destacou a pauta zerada, sem processos pendentes, graças à força tarefa criada no final do ano pela coordenação. “Foi uma honra participar pela primeira vez como coordenador da CAGE”, completou o conselheiro.

 

Produzido por CDI Comunicação
Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPGES
    

 


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-0171811