Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

CDER realiza em São Paulo terceiro encontro do ano

Transformação digital do Conselho foi destaque

O Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP, constituído pelas entidades representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema Confea/Crea e credenciadas junto ao Crea-SP, reuniu-se em 25 de novembro para a sua terceira reunião ordinária do ano.

A abertura do encontro coube ao coordenador-adjunto em exercício do CDER-SP, Eng. Civ. Cassius Gomes Cancian, que saudou os presentes, passando a palavra ao superintendente de Colegiados do Crea-SP, Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva, que salientou o ano atípico de 2020, em função da pandemia. Compunham também a mesa a Eng. Civ. Ligia Souza, do Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia (IPEEA), o Diretor Administrativo do Crea-SP, Eng. Civ. Joni Matos Incheglu, e os recém-empossados diretores da Mútua, para o triênio 2021/2023, Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Ronaldo Florentino dos Santos e Eng. Eletric. Renato Archanjo de Castro, que reafirmaram os votos de congratulações e agradecimentos a todos os participantes.

Na sequência, o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinícius Marchese Marinelli, compartilhou a vivência recente pela qual passou, percorrendo o estado de São Paulo e conhecendo de perto a realidade e as necessidades dos engenheiros registrados lembrando “que toda a estrutura do Crea-SP está à disposição desse profissional”.

Porém, o presidente ressaltou que é necessária a implementação de mudanças que possam desburocratizar e agilizar os serviços disponíveis aos registrados. “O projeto Transformação Digital está sendo implantado no Crea-SP. Ou transformamos o Crea-SP agora ou não teremos outra oportunidade igual a essa”. Finalizando, o engenheiro destacou que os membros do CDER-SP são fundamentais para essa mudança ocorrer.

O Eng. Ind. Mec. Juliano Boretti, membro da Comissão do Crea-SP Jovem, convidou a todos para o XI Encontro Estadual do Crea-SP Jovem, que será realizado no sábado, 5 de dezembro.

Palestras

Dando início à abertura do evento, o Eng. Civ. Joni Matos Incheglu mediou a palestra sobre “Os impactos da pandemia nos preços dos insumos da construção civil”. A apresentação contou com a exposição de dois membros da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo (APeMEC), o Eng. Civ. e Conselheiro Deliberativo Luiz Alberto de Araújo Costa e do Diretor Financeiro da entidade, Eng. Civ. José Elias F. Abul Hiss.

Em seguida, a superintendente de Fiscalização do Crea-SP (SUPFIS), Eng. Civ, e Seg. Trab. Maria Edith dos Santos, ministrou palestra sobre o “auxílio das entidades na retomada da Fiscalização”. Edith também fez um balanço das ações e atividades da SUPFIS ao longo de 2020. Destacou ainda as operações de Força-Tarefa e as respectivas ações de fiscalização junto a empresas sem responsável técnico e empresas sem registro.

Parcerias

No início da tarde, a chefe da Unidade de Convênios, Fomento e Parcerias do Crea-SP, Jussara Ralisse falou a respeito da instalação e funcionamento de Unidades de Atendimento em entidades regionais e sobre as mudanças no Plano de Trabalho Anual (PTA) e prestação de contas que passarão a vigorar em 2021. 

Jussara abordou todos os compromissos e procedimentos que as entidades precisarão cumprir, desde a disponibilização de um espaço exclusivo, até os cuidados necessários para manutenção, limpeza, estruturas necessárias, serviços de zeladoria e copa, entre outros.

Além disso, tratou das exigências que deverão ser cumpridas pelas entidades, como a realização de reuniões mensais da Comissão Auxiliar de Fiscalização, relatórios das ações desenvolvidas, manutenção de regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária, informação sobre mudanças estatutárias e de Diretoria. “Em 2020 adotamos projetos-pilotos em 15 entidades com as novas exigências e compromissos e, ao final do ano, avaliaremos os resultados”, disse.

Na última apresentação do dia, o superintendente de Colegiados do Crea SP, Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva, falou sobre os procedimentos obrigatórios e a importância da indicação de conselheiros das entidades para o plenário. “É fundamental que as associações estejam envolvidas com as ações do Crea-SP, com representantes no Conselho”, finalizou. 

Produzido por CDI Comunicação
Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP
Colaboração: Estagiário Vinicius Sarcetta (Crea-SP)


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-0171811