Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

20 de setembro – Dia do Engenheiro Químico

Parabéns do Crea-SP!

Nesta data comemorativa os Engenheiros Químicos podem lembrar-se de que, desde o século XVIII, quando produtos naturais como o carbonato de sódio ou potássio passaram a ter grande procura face à produção industrial de vidro, sabão e têxteis, a Engenharia Química caminha lado a lado com a indústria do setor e, com o avanço da Revolução Industrial no século XIX, esses laços foram se estreitando cada vez mais, até que um inspetor de segurança, o britânico George Davis, identificou, em 1880, a necessidade de uma nova profissão ligada à indústria química.  

Pouco mais tarde, com a estruturação da nova profissão, vieram Lewis Norton, fundador do primeiro curso de Engenharia Química (no MIT, em 1888); as primeiras formações europeias em Engenharia Química, por volta de 1920, na Inglaterra; e a libertação da Engenharia Química da Engenharia Mecânica na Alemanha de 1950, para citar apenas algumas reminiscências.

Na década de 1970 a ideia de Sistemas impôs-se na Engenharia Química, surgindo a Engenharia de Sistemas, a qual introduz uma visão holística da Engenharia Química. Essa visão deixa transparecer que a borracha sintética, os plásticos, as fibras sintéticas, os combustíveis, as tintas, os detergentes, as conservas alimentares, os produtos lácteos de longa duração, os sistemas de refrigeração, o papel, são produtos que não fariam parte do nosso cotidiano sem a Engenharia Química.

Hoje, em pleno século XXI, os Engenheiros Químicos passam a se envolver em novas áreas, como Saúde (incluindo o desenvolvimento de órgãos artificiais e próteses), Biotecnologia, Microeletrônica, Ambiente, Energia etc. A Sustentabilidade Ambiental passa, necessariamente, pela Engenharia Química. Só com processos mais limpos, energeticamente mais eficientes, com combustíveis mais verdes, será possível evitar a evolução da degradação ambiental.

Nascida junto com a Indústria Química, hoje a Engenharia Química é uma das atividades profissionais de mais largo espectro, fazendo parte de todos os setores da vida cotidiana, motivo de orgulho de todos os profissionais da área.

Parabéns, Engenheiros Químicos! 


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-0171811