Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Comissão de Ética vai promover treinamento sobre tramitação de processos

Iniciativa indica forte parceria com a Superintendência de Fiscalização


Reunião da CEP na Sede Angélica: cumprimento das orientações das autoridades de saúde
 

Em reunião da Comissão Permanente de Ética Profissional do Crea-SP (CEP), realizada no dia 8 de setembro, o  coordenador Geog. Marcos Aurélio de Araújo Gomes anunciou que a CEP vai promover um treinamento para funcionários da Superintendência de Fiscalização (SUPFIS), incluindo Agentes Fiscais, Agentes Administrativos e Chefias de Unidades de Gestão de Inspetoria (UGIs). O objetivo é orientar as equipes de atendimento aos profissionais quanto aos procedimentos para uma correta tramitação dos processos de apuração de falta ética disciplinar e cancelamento de registros, principalmente com a aplicação de exercícios práticos.

O Superintendente de Colegiados (SUPCOL), Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva, destacou a importância do novo treinamento. “A iniciativa é ótima para integrar as ações do Crea-SP e proteger cada vez mais a sociedade, além de representar uma forte parceria com a Superintendência de Fiscalização”. Quanto à agenda de trabalho estabelecida para o encontro, os membros da Comissão puderam dar continuidade a demandas de rotina, como o julgamento de processos.

Também participaram da reunião o gerente do Departamento de Registro, Atendimento Profissional e Acervo Técnico (DRAPAT), Auro de Moraes, um dos responsáveis pelo treinamento anunciado, e o assistente técnico do Departamento de Apoio aos Colegiados 1, da SUPCOL, Eng. Civ. Hugo Leonardo R. B. Dragone.

Retomando as reuniões presenciais na Sede Angélica, a Comissão Permanente de Ética Profissional, a exemplo dos demais órgãos de colegiado, segue todos os protocolos de segurança e prevenção determinados pelos órgãos de governo e de saúde, como a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os participantes, espaçamento de 1,5m entre as cadeiras, totens com álcool gel espalhados pelo ambiente, higienização de microfones a cada uso e tapetes higienizadores.


Auro de Moraes, gerente do Departamento de Registro, Atendimento Profissional e Acervo Técnico (DRAPAT)

Finalidade

De acordo com o Regimento do Crea-SP, a Comissão de Ética Profissional tem por finalidade a apreciação dos processos de apuração das infrações ao Código de Ética das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Além disso, cabe à comissão, entre outros objetivos, sugerir ao Plenário eventuais alterações nos dispositivos do Código de Ética Profissional para posterior aprovação pelo Confea.

Na avaliação do Geógrafo Marcos Aurélio, o trabalho desenvolvido em sua Comissão é fundamental para mostrar à sociedade que o Crea-SP está firme no processo de fiscalização e continua coibindo os excesso de profissionais denunciados. “Assim, garantimos segurança à sociedade e mostramos ao conjunto global dos profissionais do Sistema que é preciso zelar pela prática da profissão e que, caso isso não ocorra, haverá apuração das denúncias e punições, quando necessárias”.

O Geógrafo Marcos Aurélio ainda informou que o treinamento dos funcionários da SUPFIS será de grande importância para fortalecer e melhorar a instrução dos processos quanto à apuração preliminar das denúncias encaminhadas pelas Câmaras Especializadas, para posterior apuração de possíveis faltas éticas. “Sempre é necessária uma boa apuração das denúncias, na instrução do processo e na coleta da documentação necessária, dos comunicados às partes com a garantia da ampla e irrestrita defesa do denunciado, e das informações advindas das oitivas”.

Segundo Marcos Aurélio, o treinamento será realizado no último trimestre, envolvendo as 12 Gerências Regionais, estabelecendo um canal de comunicação direta entre os funcionários responsáveis pelo início das apurações de denúncia e os responsáveis pela condução ética profissional, o que possibilitará “maior fluidez na tramitação de processos e, consequentemente, na tomada de decisões para os julgamentos”.


Titulares e Suplentes

Atualmente, a Comissão é composta dos seguintes membros:

Titulares: Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Fernando Antônio Cauchick Carlucci, Eng. Seg. Trab. e Eng. Mec. Luiz Fernando Ussier, Geog. Marcos Aurélio de Araújo Gomes, Eng. Quím. Milton Soares de Carvalho, Eng. Minas e Eng. Seg. Trab. Osni de Mello, Eng. Agric. Ricardo Antônio Ferreira Rodrigues, Eng. Eletric. Ricardo Henrique Martins, Eng. Civ. Wagner Vieira Chacha.

Suplentes: Eng. Seg. Trab. e Eng. Ind. Eletric. Ricardo de Deus Carvalhal, Eng. Quím. Ricardo de Gouveia, Eng. Minas Ricardo Cabral de Azevedo, Eng. Agr. Hélio Perecin Junior, Eng. Eletric. Eletron. Silvio Antunes e Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Hideraldo Rodrigues Gomes.

 

Produzido pela CDI Comunicação

Colaboração: Estagiária Beatriz Ferreira (Crea-SP)

 

Links Relacionados


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-0171811