Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

14 de julho - Dia do Engenheiro de Aquicultura

Parabéns do Crea-SP

O dia 14 de julho foi escolhido como o Dia do Engenheiro de Aquicultura para lembrar a data em que, no ano de 2006, o curso de Engenharia de Aquicultura foi oficialmente reconhecido e autorizado pelo MEC, de acordo com publicação no Diário Oficial da União. De lá para cá o setor só fez evoluir, mas, com a leitura do relatório bianual “Estado Mundial da Pesca e Aquicultura”, publicado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os engenheiros do setor podem perceber que suas responsabilidades profissionais aumentam a cada dia.

Em versões anteriores, o documento baseava-se principalmente na estatística pesqueira, mas hoje trata de assuntos que vão desde as mudanças climáticas até questões de gênero dentro do setor e segurança alimentar. A versão 2020 do relatório foca na sustentabilidade, assunto que, desde a Eco-92, tem chamado a atenção dos brasileiros quando se discutem novas formas de produção de alimentos dentro da ética da preservação ambiental.

Os ainda poucos engenheiros de aquicultura do Sistema Confea/Crea conhecem os desafios a serem vencidos em sua área de atuação: o Brasil deixou a posição de país com maior potencial para o desenvolvimento da pesca e aquicultura para ocupar, hoje, apenas a 13ª posição na produção de peixes em cativeiro e a 8ª na produção de peixes de água doce. O relatório da FAO aponta como soluções para o país: a retomada de um programa nacional de estatística pesqueira; maior investimento em pesquisa e tecnologia; estabelecimento de políticas para preservação da nossa biodiversidade; e, por fim, conscientizar a população da importância do pescado na economia, na saúde, na cultura e na vida Brasileira. Ao empenhar-se na luta pela implementação dessas soluções, o engenheiro de aquicultura vinculado a um Sistema que valoriza sua profissão está fazendo a diferença na sociedade, para orgulho do Crea-SP e de todos os brasileiros.

Parabéns, Engenheiros de Aquicultura!

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Hoje é dia do Engenheiro de Aquicultura. Você conhece esse ramo da engenharia? #PraCegoVer: Imagens do fundo do mar. Lê-se: “14 de julho Dia do Engenheiro de Aquicultura/ O que faz este profissional?/ É responsável pela produção de alimentos de origem aquática, sejam eles animais ou vegetais./ Atua na produção e na industrialização de peixes, algas e moluscos./ Aplica e cria métodos e tecnologias para localizar, capturar e conservar tudo o que é produzido no meio aquático./ Propõe soluções para preservar a ecologia do ambiente aquático, dentre outras atividades.” . . #creasp #aquicultura #engenharia #ecologia

Uma publicação compartilhada por Crea-SP (@creasaopaulo) em

 

 


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11