O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), traz algumas dicas importantes para trabalhadores e empresas do setor de construção civil, neste momento de conscientização e prevenção ao novo coronavírus. As dicas são do diretor administrativo do Conselho, engenheiro civil Joni Matos Incheglu.
“É importante esclarecer que o Crea-SP não tem como parar uma obra por questões relativas ao Covid-19, ação que cabe a outros órgãos, como Defesa Civil, prefeituras, etc. Nossa atuação é a de fiscalizar para coibir a atuação de pessoas físicas e jurídicas não habilitadas nas atividades de profissionais legalmente habilitados nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, para garantir a segurança da população”, salienta o engenheiro civil.
Caso o Crea-SP constate, entre as empresas que forem fiscalizadas, aquelas que estão funcionando sem registro no Conselho, seus agentes fiscais preparam um auto de Infração, orientando a empresa a requerer seu registro. “Em relação ao novo coronavírus, como forma de atender às determinações de órgãos públicos de saúde, Governo Estadual e Governo Federal, podemos orientar e exigir o responsável técnico caso constatemos que há irregularidades quanto à prevenção”, destaca.
Abaixo estão as dicas para quem está trabalhando em canteiro de obras e para as empresas do segmento:
Trabalhadores
Empresas
Sobre a obra
Joni também reforça que, tão importante quanto se prevenir quanto ao novo coronavírus, é sempre usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, para segurança de todos. “As empresas, além de fornecerem os EPIs, precisam ser rigorosas na fiscalização da utilização correta, do treinamento dos trabalhadores e do modo correto de descarte”, finaliza.
Produzido pela CDI Comunicação
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059
Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920
Atendimento: 0800-0171811