23 de março – Dia Mundial da Meteorologia

Parabéns do Crea-SP!

O Dia Mundial da Meteorologia foi instituído em 1961, em comemoração ao aniversário da Organização Meteorológica Mundial (OMM), instituição ligada à ONU e que existe desde 1950. Atualmente, essa organização possui a adesão de 189 países. No Brasil, o Dia do Meteorologista já chegou a ser comemorado no dia 3 de março, mas, em 2004, por uma decisão daSociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) durante uma assembleia geral, definiu-se que a comemoração deveria aludir à data oficial da regulamentação da profissão no país, 14 de outubro de 1980.

Não importa ao meteorologista do Sistema Confea/Crea a sua preferência por esta ou aquela data comemorativa. Seu olhar vai mais longe. O profissional da área tem a noção exata de que não é suficiente, na sociedade moderna, restringir-se à análise e a previsão das variações climáticas da Terra, recolhendo informações sobre a umidade do ar, a pressão atmosférica, a temperatura do ar e o volume das chuvas. Acidentes e prejuízos são de fato evitados, em benefício dos setores de serviços e produção, mas é preciso, em paralelo, atacar a aplicação de inovações que venham a ajudar populações inteiras, como é o caso da parceria de uma startup com uma reconhecida instituição de pesquisa em inovação industrial, que desenvolveram uma estação meteorológica de baixo custo, com cerca de 300 unidades em funcionamento em 10 estados, sendo 40 delas na cidade de São Paulo. A ideia é aumentar o número de unidades e ampliar sua base de dados para melhorar a qualidade da informação e deixá-la mais precisa, para, futuramente, distribuir alertas gratuitamente aos usuários de smartphones.

Instituições do setor que, enfrentando todas as dificuldades, promovem estudos, pesquisas e inovações, como aUniversidade Estadual de São Paulo (Unesp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) são apenas alguns exemplos do estado de arte da meteorologia brasileira e o Crea-SP reconhece a qualidade do profissional da área nesta ou em qualquer outra data que decida comemorar seu sucesso.

Parabéns a esses profissionais pelo Dia Mundial da Meteorologia!

Área tecnológica na mídia