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Capacitação Corporativa para Gestores

Crea-SP busca melhorar resposta a órgãos de controle

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, mais de 30 gestores do Crea-SP de todo o Estado participaram de um workshop de capacitação corporativa na Sede Angélica, na Capital paulista.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Conselho, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, destacou a importância de “sempre aperfeiçoar essas relações, que são fundamentais para o trabalho desenvolvido por nós, afinal, não posso cobrar nada de vocês sem oferecer capacitação”.

Segundo o presidente, o objetivo do encontro é buscar melhores práticas para o atendimento às recomendações de órgãos de controle como o Ministério Público, o Tribunal de Contas da União – TCU e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

“Nesse sentido, implementamos nossa auditoria interna, estamos começando a trazer as práticas de compliance e agora estamos contratando uma auditoria externa”, disse Vinicius.

O presidente agradeceu ainda aos gestores pelos resultados obtidos em 2019. “Graças a isso, tenho uma tranquilidade para trabalhar, porque a nossa atividade fim, que é a fiscalização, está funcionando”, ressaltou.

Convidado para a ocasião, o Prof. Dr. Fabiano Augusto Petean dividiu com os participantes sua experiência de 20 anos como professor e promotor de Justiça, focando sua palestra nas prestações de contas como instrumentos de efetividade de compliance empresarial. “A prestação de contas é sinônimo de idoneidade do trabalho desenvolvido pelo profissional, representando papel fundamental na aplicação dos programas de compliance”, disse.

Doutor em Direito Político e Poder Econômico e mestre em Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais, Fabiano é professor de Direito Processual Penal, Direito Penal e Ética Profissional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor avaliador de cursos jurídicos do INEP-MEC, promotor de Justiça da Capital do Estado de São Paulo e professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Veja aqui a íntegra de sua apresentação

O professor louvou a iniciativa do Crea-SP em desenvolver projetos em matéria de compliance e, principalmente, de integridade, destacando a ideia da responsabilidade de todos os participantes do ciclo de trabalho. “Por trás de cada ação existe uma cadeia de comando que vai responder legalmente por isso. Todos os que pertencem à cadeia precisam ter as suas responsabilizações individualizadas, porque o sucesso depende da correta objetividade. Não é apenas uma questão de cumprir regras. A profissionalização da fiscalização é fundamental. Existe na integridade a questão da representatividade externa para a coletividade. Os senhores exercem representatividade das funções e precisam demonstrar e aplicar integridade”, explicou, ressaltando que compliance é basicamente o conjunto de comportamentos que deverão ser obedecidos no gerenciamento dessas atividades.

O Prof. Dr. Fabiano ressaltou ainda a necessidade de conhecer o gerenciamento e o funcionamento da iniciativa privada. “A pessoa jurídica tem um objeto prestado, uma finalidade lucrativa e responsabilidade social. O Crea-SP assume papel de gerenciamento e disciplinamento das boas práticas das empresas de engenharia e dos profissionais autônomos, garantindo a respeitabilidade da profissão”, exemplificou.

“A presença do promotor aqui, em primeiro lugar, indica que o Crea-SP trabalha com transparência e, para nós gestores, isso traz mais segurança para as nossas ações”, ressaltou a chefe da UGI Presidente Prudente, Cristiane Aquino Cabriote Bernardo.

Acima, a partir da esquerda: os gestores Rubens, Cristiane e Genaro analisam o encontro

O chefe da Unidade do Crea-SP em Santo André, Rubens Roque Moraes, disse: “Com as informações trazidas pelo promotor, ficamos mais seguros para aprovar ou não uma prestação de contas e mais cientes da importância, da seriedade, que é o trabalho do gestor”.

“Quando um juiz nomeia um perito, nem sempre o laudo feito por esse profissional é acompanhado da respectiva ART, que é um documento que dá validade àquele serviço. Então o promotor nos orientou a como proceder para ajustar junto ao judiciário a exigência dessa ART”, destacou Genaro São Marcos Lopes, chefe da UGI Oeste.

 

Gestão de Parcerias e Análise de Prestação de Contas 

No período da tarde a programação teve sequência com a apresentação da analista de Serviços Administrativos, Elaine Oshiro (foto abaixo), da Unidade de Convênios, Fomento e Parcerias, falando aos gestores sobre “Gestão de Parcerias” e as melhores formas de supervisionar junto às entidades de classe todo o processo de fomento de seus projetos de valorização profissional. 

Veja aqui a íntegra de sua apresentação

Logo após, o analista de Serviços Administrativos, Nelson Oliveira (foto abaixo), também da UCFP, falou aos participantes sobre “Análise de Prestação de Contas”, anotando uma série de dúvidas que seriam esclarecidas ao longo do treinamento. 

Veja aqui a íntegra de sua apresentação

O superintendente de Gestão de Recursos, Lourival Junior Franklin (foto abaixo), informou a audiência sobre a contratação de nova empresa prestadora de serviços de assistência médica, a Seguros Unimed, anunciando a entrega, em primeira mão, das novas carteirinhas dos conveniados após o encerramento do primeiro dia do evento. 

Finalizando a programação do primeiro dia da Capacitação Corporativa, Rodrigo Silvestre (foto abaixo), executivo de Relacionamento da Seguros Unimed, apresentou o novo plano de saúde para os gestores, expondo seus principais benefícios. 

Na foto acima, a entrega simbólica das carteirinhas da nova empresa de assistência médica pelo superintendente de Gestão e Recursos do Crea-SP, Lourival Junior Franklin, e pela executiva de Negócios da Seguros Unimed, Camila Guimarães (à direita), à chefe da Unidade de Presidente Prudente do Crea-SP, Cristiane Aquino Bernardo.


Linhas de crédito para a área tecnológica

Na abertura do segundo dia do evento, o superintendente de Gestão Estratégica, Daniel Montagnoli Robles, destacou a relação das unidades do Crea-SP nos municípios com as associações locais no tocante à integração de sistemas de informação e a questão da cessão de uso de espaço das instalações físicas, lembrando sua experiência anterior como presidente de entidade de classe.

O gerente do Departamento de Gestão e Aperfeiçoamento Profissional, Luís Carlos Godas, e a chefe da Unidade de Convênios, Fomento e Parcerias, Jussara da Anunciação Ralisse, detalharam a parceria do Conselho com o Governo do Estado para oferecimento de linhas de crédito para empresas paulistas da área tecnológica por meio da Desenvolve SP. Saiba mais aqui.

A padronização de procedimentos foi ressaltada pelos participantes como um dos ganhos principais para as equipes em encontros dessa natureza. “Além da interação por parte dos gestores, temos a oportunidade de receber e alinhar as informações e, assim, orientarmos os funcionários e os profissionais de maneira correta”, disse Cristiane Aquino Cabriote Bernardo, chefe da Unidade de Presidente Prudente.

Segundo Cristiane, "os assuntos tratados fazem parte do cotidiano dos gestores nas Unidades do Crea-SP e são compartilhados com as lideranças das entidades de classe, ajudando-as a dirimir suas dúvidas sobre assuntos diversos, como termos de fomento e de colaboração".

“Nesses encontros acabamos conhecendo a realidade dos outros municípios e os serviços do Crea-SP saem padronizados”, ressaltou Rubens Roque Moraes, chefe da Unidade do Crea-SP em Santo André, que destacou ainda: “Estão sendo sanadas dúvidas com relação às prestações de contas e muitas entidades de classe não têm informação de como fazer. Então, os gestores estando aqui, estão buscando conhecimento para levar essas informações para os presidentes das associações de classe”.

Para o chefe da Unidade Oeste, Genaro São Marcos Lopes, “Este tipo de reunião é muito importante para nós gestores em razão de estabelecer procedimentos iguais para as nossas ações perante o público, que recebe informações mais confiáveis de uma única forma”.

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo - DCOM/SUPGES
Colaboração: Jorn. Guilherme Monteiro e Estagiárias de Jornalismo, Ana Soares (fotos) e Beatriz Ferreira


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