Ubatuba sedia 1ª Reunião Conjunta de Inspetores

Uniões de Associações realizaram evento para 250 profissionais

Cerca de 250 profissionais foram a Ubatuba para a 1ª Reunião Conjunta de Inspetores do Crea-SP

A União das Associações da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e as Uniões das Associações do Litoral Paulista, do Alto Tietê e das sete cidades do ABC, com o apoio institucional do Crea-SP, realizaram no sábado (08/02), no Teatro Municipal de Ubatuba, a 1ª Reunião Conjunta de Inspetores, cujo objetivo foi o de apresentar as novas diretrizes de fiscalização do Conselho para os profissionais e propostas para sua valorização como agentes transformadores em seus municípios. Para que o evento fosse viabilizado, os organizadores também contaram com a colaboração das Uniões das Associações da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte, além da anfitriã Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, e do conselheiro federal Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva. Os presidentes das associações de Ubatuba, São Sebastião, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Guaratinguetá, Lorena e Cruzeiro, além de autoridades locais, prestigiaram o evento, que, graças ao sucesso, poderá ser realizado em outras oportunidades, segundo seus organizadores.

No dispositivo de honra (foto acima, da esquerda para a direita),o secretário municipal de Habitação, Eng. José Carlos Peixoto, representando o prefeito de Ubatuba, Dr. Délcio José Sato; o coordenador da União das Associações da Região Metropolitana do Vale do Paraíba - UNAVAP, Eng. João Pascoal Caldas Del Mônaco; o presidente do Confea, Eng. Joel Krüger; o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba e secretário municipal de Urbanismo; Eng. Carlos Alberto Mendes de Carvalho (conselheiro do Crea-SP); o conselheiro federal Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; e o inspetor chefe do Conselho em Ubatuba, Eng. Fernando França, representando todos os inspetores presentes.

O anfitrião Eng. Carlos Alberto Mendes de Carvalho: emoção pelo desafio de realizar o evento com as entidades parceiras

Além da participação na agenda do evento do presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, e do presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, que resumiram as principais realizações do Federal e do Regional paulista durante suas gestões, a programação ainda incluiu a exposição sobre o Plano de Fiscalização do Crea-SP e o trabalho de suas forças-tarefas programado para este ano para 2020, realizada pelos engenheiros Kledson Turra e Arthur Ferreira, respectivamente gerente da 4ª e 6ª Regiões do Crea-SP e gerente da 7ª Região. Fechando a programação, o consultor Anselmo Souza Freire, da Desenvolve SP – instituição financeira do Governo do Estado conhecida como Banco do Empreendedor, falou sobre programas de financiamento para projetos de profissionais registrados no Crea-SP.

“O Sistema somos todos nós”

Em sua palestra, o presidente do Confea (foto abaixo) falou sobre resultados positivos em várias áreas de sua gestão, destacando três temas que considera fundamentais na atribuição do Federal: a gestão política pela valorização das profissões do Sistema Confea/Crea, a ênfase no relacionamento com as Entidades de Classe e a fiscalização. O Eng. Joel Krüger disse que “hoje no Sistema não há ‘eu’ nem ‘eles’, porque somos todos nós”. “Construindo essa união – disse Krüger – poderemos entender que a fiscalização é a principal ferramenta na defesa da sociedade, e a defesa da sociedade é o principal papel das nossas profissões”.

Krüger lembrou que “está lá, muito claro no primeiro artigo da nossa Lei nº 5.194, que as nossas profissões são de interesse social e humano”. “Por isso – frisou o presidente –, quando questionados sobre a nossa fiscalização, temos de responder que fiscalizamos para salvar vidas. O que fazemos é garantir a solidez das edificações, a saúde dos seus ocupantes, o patrimônio e o meio ambiente”. “Temos de responder – continuou – que os Creas realizaram mais de 600 mil ações de fiscalização no ano passado, um trabalho silencioso, de agentes fiscais, inspetores, conselheiros e presidentes de associações de todo o Brasil. Isso para salvar vidas”.

Na sequência, o presidente do Crea-SP (foto acima), antes de sua apresentação sobre os principais resultados do Conselho nos últimos anos, elogiou as iniciativas do Confea, anunciadas por Krüger, de criar uma Gerência de Fiscalização para interagir com os Regionais sobre as melhores práticas no setor e disponibilizar verbas para obras de construção, reformas e outras necessidades relativas a instalações de Creas. Depois de informar alguns números que definem o perfil do Conselho paulista – 180 unidades de atendimento, 723 funcionários, 261 conselheiros, mais de 2000 inspetores, 241 parcerias consolidadas, 74 mil empresas e 320 mil profissionais registrados –, Vinicius conclamou os participantes da reunião a “construir uma forte união em torno desses números. Se conseguirmos vencer esse desafio, qualquer pleito em defesa das nossas profissões vai ser muito difícil não ser atendido”.

Engª Maria Edith: a Superintendência de Fiscalização sempre disposta a ouvir sugestões do profissional

Engenheiros Arthur Ferreira (gerente da 7ª Região do Crea-SP) e Kledson Turra (gerente das 4ª e 6ª Regiões), em sua apresentação sobre o Plano de Fiscalização para 2020 e o trabalho das forças-tarefas

Anselmo Souza Freire, consultor da Desenvolve SP – instituição financeira do Governo do Estado: oportunidades de financiamento para empresas registradas no Crea-SP

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPGES
Reportagem e fotos: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Ana Soares - Estagiária de Jornalismo.

Área tecnológica na mídia