Secretário de Logística e Transportes apresentou nova matriz logística estadual

Crea-SP vai ter assento no Conselho de Gestão Estratégica

Na sessão plenária de novembro, realizada no dia 7, o secretário de Logística e Transportes do estado de São Paulo, Eng. João Octaviano Machado Neto, participou dos trabalhos de abertura da reunião mensal dos conselheiros do Crea-SP para apresentar a nova matriz logística do Estado para a área de transportes.

O secretário compôs a mesa diretora ao lado do Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; do Vice-Presidente, Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez; do Diretor Administrativo, Eng. Edson Navarro; do Diretor Administrativo Adjunto, Eng. Osmar Vicari; da Diretora Financeira, Eng. Lenita Secco Brandão; do Diretor Técnico-Adjunto, Eng. Élio Lopes Dos Santos; do Diretor de Valorização Profissional, Geol. Daniel Cardoso; do Diretor de Valorização Profissional-Adjunto, Eng. Oswaldo José Gosmin; do Diretor de Relações Profissionais, Eng. William Alvarenga Portela; do Diretor de Relações Institucionais, Eng. João Luiz Braguini; da Diretora de Entidades de Classe, Eng. Ana Meire Coelho Figueiredo; e do Diretor de Educação, Eng. Marcelo Alexandre Prado.

Formado pela Escola de Engenharia Mauá, o paulistano João Octaviano atua na gestão pública há 33 anos, tendo sido secretário municipal de Mobilidade e Transportes, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET e secretário executivo do Programa de Parceria Público Privada da Habitação. Também exerceu cargos como o de presidente da Prodam, secretário municipal de Gestão, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento e secretário municipal de Serviços e Obras.

O secretário falou aos conselheiros: “Assim que o governador Doria tomou posse, começamos a discutir o nosso plano de trabalho e, dada a necessidade de modificação da estrutura produtiva e da revisão da estrutura de logística, assumimos o desafio de construir uma nova matriz logística para o Estado” e destacou: “Para que essa cadeia logística seja efetivada para o crescimento econômico de São Paulo e do País, é preciso oferecer novos meios para a movimentação de cargas, além de criar condições para um escoamento mais eficiente de mercadorias”.

Segundo o secretário, 20 das melhores ligações rodoviárias passam pelo Estado e existe um investimento previsto de 14 bilhões de reais para melhorias nos 7.500 km de rodovias concedidas. “Obras que surgem em função do crescimento urbano”, ressaltou João Octaviano, citando intervenções no chamado Lote Piracicaba-Panorama, o trecho Norte do Rodoanel Mario Covas (“176,5 km projetados para tornar o trânsito da cidade mais ágil”), o Programa das Novas Vicinais (“quase 12 mil km, com mais de 1.100 vicinais mapeadas”), e a implantação dividida em quatro lotes da Nova Tamoios Contornos, numa extensão total de 33,9 km, ligando Caraguatatuba a São Sebastião. “Precisamos de dinheiro para investir, mas tecnologia nacional da melhor qualidade nós já temos”, destacou.

João Octaviano citou ainda outros grandes desafios que são as travessias litorâneas por balsas (“estamos investindo na reformulação das balsas, que estão com um plano de manutenção muito defasado”), a construção da Ponte Santos-Guarujá (“será uma das grandes obras da engenharia nacional”) e da Hidrovia Tietê-Paraná, bem como a situação dos 22 aeroportos administrados pelo Estado, que movimentam 2,3 milhões de passageiros (“incentivo aos voos regionais, com a operacionalização do primeiro voo de um boeing para Araçatuba e a internacionalização da manutenção do aeroporto de Sorocaba, a exemplo do que já existe em São Carlos”).

O secretário destacou ainda a “Operação Rodovia Mais Segura” que, em 27 edições realizadas de janeiro a outubro deste ano, já efetuou mais de cinco mil prisões, capturou mais de 2.700 procurados, recuperou mais de 1.600 veículos roubados e apreendeu mais de 460 armas, “ligando a rede de monitoramento de OCRs das rodovias com a da Polícia Federal”.

O presidente do Crea-SP entregou ao secretário estadual uma placa de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à área tecnológica. “É uma honra para a nossa profissão sermos representados por um dos nossos na Secretaria à frente de um desafio desse tamanho, um trabalho que é engenharia pura, na veia. Tenho certeza de que cada exemplo dado aqui hoje chegou de alguma forma a cada um dos nossos conselheiros, que representam diversas partes do nosso Estado”, disse Vinicius.

“Tenho muito orgulho de ser engenheiro e procurei a minha vida inteira aplicar o que aprendi em todo os lugares por que passei”, ressaltou João Octaviano, que formalizou o convite ao Crea-SP para ocupar um assento no Conselho de Gestão Estratégica do governo estadual, “para que tenhamos mais competência técnica nas nossas decisões”.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCOM/SUPGES