Encerrada a “Operação Portuária”

Equipes fiscalizaram empreendimentos em Santos, Cubatão e Vale do Ribeira

Acima: a reunião de avaliação dos trabalhos aconteceu na sexta, 8, com a presença do Diretor Financeiro Adjunto do Crea-SP, Eng. Newton Guenaga Jr.

De 4 a 8 de novembro, o Crea-SP realizou, em sua 4ª Região Administrativa, a “Operação Portuária”, que teve como objetivo fiscalizar o exercício profissional das atividades desenvolvidas no Porto de Santos, no Polo Industrial de Cubatão e na Mineradora Mosaic, localizada na região do Vale do Ribeira.

Foto acima: visita à Concórdia Logística Portuária Ltda em Santos

Oito duplas de agentes fiscais participaram da operação, sete delas atuando no Porto de Santos (com a autorização da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP) e Cubatão e uma no Vale do Ribeira.

Foto acima: operação de travessia Santos/Guarujá realizada pela empresa BK Balsas

Foto acima: fiscalização no terminal marítimo de passageiros da Concais S.A. em Santos

Foto acima: reunião para levantamento de contratos referentes às prestadoras de serviço da Mosaic Fertilizantes

A abertura da operação aconteceu na segunda, 4, com a realização de reuniões nas Unidades do Crea-SP em Santos, com a presença do Gerente Regional Eng. Kledson Turra; do Presidente da AEA Rui Evangelista dos Santos; do Diretor Financeiro Adjunto do Crea-SP Eng. Newton Guenaga Filho; do Diretor Técnico Adjunto do Crea-SP Eng. Élio Lopes dos Santos; do Inspetor Chefe da CAF Santos Domingos Tringali e dos Inspetores da CAF Santos Viviane Amaral; Waldemir Geraldo Ferreira e Áureo Pasqualetto; e em Registro.

No início da tarde da segunda-feira, as equipes participaram de uma reunião no Centro de Treinamento da CODESP no Porto de Santos, onde também assistiram a um vídeo institucional sobre o funcionamento das instalações, sendo recebidos pelo gerente de Segurança do Trabalho, Eng. Ernesto H. da Costa Junior; e pelo técnico portuário Abelardo José da Silva.

Visando ao cumprimento do previsto na Lei Federal 5.194/66, para a realização de quaisquer atividades e serviços da área tecnológica os profissionais e empresas contratados deverão estar habilitados pelo Crea-SP, ou seja, com registro ativo e em situação de plena regularidade. Além disso, todos os serviços contratados devem ter o registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, definindo a participação técnica do profissional na atividade.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP