Secretaria de Infraestrutura e Crea-SP discutem soluções para Rio Pinheiros

Reunião tratou de estratégias de conscientização e saneamento básico

O Eng. Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, recebeu em seu gabinete o Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP. A reunião aconteceu na tarde de quinta-feira, 10 de outubro, e também contou com a participação do Deputado Estadual Rodrigo Moraes (DEM-SP); do Eng. Alexandre Romão, Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba; do Eng. José Renato Nazário David; Conselheiro do Crea-SP pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba;  do Eng. Paulo Takeyama, Conselheiro do Crea-SP pela Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto; e de Maurício Pinterich, assessor da Presidência do Crea-SP. Na pauta, as estratégias e medidas a serem adotadas para tratamento e despoluição do Rio Pinheiros.

O encontro com o Secretário Estadual é um desdobramento da reunião ocorrida no final de julho, na qual o Eng. Vinicius Marchese recebeu as lideranças de Indaiatuba e Salto, acompanhados do Deputado Rodrigo Moraes, em uma reunião no gabinete da Presidência do Conselho, para discutir a atuação dos profissionais da área tecnológica no acompanhamento da situação atual da bacia hidrográfica do Alto Tietê.

O Eng. Marcos Penido lembrou que o tratamento dos Rios Tietê e Pinheiros é tema antigo de discussão no estado de São Paulo. O Secretário afirmou que é preciso construir a credibilidade do projeto junto à população e à iniciativa privada, sendo a Engenharia o caminho para isso. “Não adianta buscarmos soluções mágicas; temos que aplicar a Engenharia, com saneamento básico, aliado a educação e conscientização”, afirmou Penido.

O Presidente do Crea-SP colocou a estrutura do Crea-SP à disposição do poder executivo, ressaltando o caráter essencialmente técnico do órgão. “Temos inspetores, conselheiros, presidentes de entidades de classe e funcionários espalhados por todo o estado; é uma estrutura formada por profissionais da área tecnológica, que estão aptos a colaborar com o poder público na busca por soluções técnicas e na conscientização da sociedade”, destacou o Eng. Vinicius.

Da esquerda para a direita: Eng. José Renato Nazário David, Maurício Pinterich, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Deputado Estadual Rodrigo Moraes, Eng. Marcos Penido, Eng. Alexandre Romão e Eng. Paulo Takeyama

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP (DCOM/SUPGES)