Foz do Iguaçu sediou Colégio de Presidentes

Encontro aconteceu de 2 a 4 de outubro no Paraná

De 2 a 4 de outubro, os 27 presidentes de Creas (incluindo o do Regional paulista, Eng. Vinicius Marchese Marinelli), do Confea e da Mútua estiveram reunidos em Foz do Iguaçu (PR) para a 5ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes.

Na pauta, temas como o Modelo de Certidão Profissional Unificada aos Creas, que pode contribuir para a agilização da mobilidade profissional; e a constituição de Grupo Técnico Operacional (GTO), com a finalidade de elaboração do plano de projeto de implantação do SEI Multiórgãos, que será apresentado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Os presidentes também debateram a alteração da Resolução 1.025/2009, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional, acrescentando a obrigatoriedade da juntada do projeto quando da elaboração da sua respectiva ART.

Na abertura dos trabalhos, estiveram presentes o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), Carlos Mineiro Aires, e o vice-presidente da OEP, Fernando Santos. Ambos vieram da Cimeira Bilateral Confea-OEP, realizada no início da semana em Curitiba (PR), a fim de compartilhar com as lideranças avanços relacionados ao Termo de Reciprocidade Profissional, em vigor desde 2016.

“Esta é a parceria internacional mais importante do Confea, pela confiança, pela reciprocidade, pela estratégia, essa união da lusofonia, tendo o Confea e a OEP à frente, seja com os profissionais de língua portuguesa, com a Faelp (Federação das Associações de Engenheiros de Língua Portuguesa), ou na Upadi (União Panamericana de Engenheiros), com a integração americana das entidades, ou na Fmoi (Federação Mundial de Organizações Engenheiros)”, declarou o Presidente do Confea, Eng. Joel Krüger.

Em sua fala, o Bastonário destacou a importância da parceria. “Atualmente existem mais de 3500 engenheiros brasileiros trabalhando em Portugal e cerca de 300 portugueses exercendo a profissão aqui”. Aires ainda anunciou que em breve o processo será eletrônico, trazendo mais celeridade, além de uma conduta sustentável por parte da Ordem e do Confea.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP, com informações da equipe de Comunicação do Confea