Crea-SP no 10º CNP

44 delegados paulistas participam da análise do Caderno de Propostas

De quinta-feira, 19/09, a sábado, 21/09, cerca de 600 profissionais das Engenharia, Agronomia e Geociências de todo o Brasil participam do 10º Congresso Nacional de Profissionais – CNP, em Palmas, capital do Tocantins, para análise das 45 proposições que compõem o Caderno de Propostas definido no início de agosto por coordenadores regionais dos Congressos Estaduais de Profissionais – CEPs, conselheiros do Confea e representantes da Mútua. Para se chegar ao CNP, foram realizados 295 encontros microrregionais e 27 encontros estaduais, com a participação de cerca de 5.900 profissionais, responsáveis pela elaboração e encaminhamento de 510 propostas, tendo sido eleitos 398 delegados estaduais e 171 delegados institucionais.

Na foto acima, membros da Comissão Organizadora Regional do CNP em São Paulo

Por São Paulo, quase 400 delegados foram eleitos ao longo das seis etapas do Congresso Regional de Profissionais, realizado de fevereiro a julho, sendo 44 os homologados para representar o Regional no 10º CNP, cujo tema é “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional”.

Metodologia e qualidade

Após o êxito dos Congressos Estaduais de Profissionais, a Etapa de Sistematização foi colocada em prática por meio de uma metodologia elaborada pelo Confea. “Uma metodologia muito mais técnica e objetiva, voltada à definição de diretrizes e ações em prol das atividades profissionais e de políticas públicas em torno do tema do evento. O trabalho demandou muito esforço de todos os envolvidos e demonstrou a expertise dos colaboradores do Confea e dos Creas”, define o presidente do Federal, Eng. Joel Krüger.

Na opinião do engenheiro Clóvis Sávio Simões de Paula, coordenador da Comissão Organizadora Regional do CNP em São Paulo, “a função do CNP é fazer a melhoria do Sistema e as propostas dos estados estão sendo consideradas como do Sistema Confea/Crea, ou seja, deixam de fazer parte do universo regional para fazer parte do Sistema como um todo. O momento atual é de consolidação e união da classe da Engenharia, e, desta forma, sairemos fortalecidos para o desenvolvimento de todo o Sistema”.

Para o Eng. Marcelo Alexandre Prado, “a qualidade das propostas do Crea-SP é reflexo de um trabalho estruturado de forma inovadora, que se tornou possível graças à dedicação de cada um dos profissionais envolvidos e, fundamentalmente, sua competência. É resultado de um processo elaborado eficientemente ao longo dos Congressos Regionais, após as discussões de ideias e situações-problemas em cada eixo, firmemente delineadas por suas equipes”.

Na visão do Eng. Salmen Saleme Gidrão, “acreditamos na qualidade das propostas do Crea-SP, pois demonstram a força de trabalho da Engenharia paulista e os seus anseios. Da mesma forma, o nível de aprofundamento das propostas sistematizadas no Eixo 4, referentes a Atribuições Profissionais, fica clara a preocupação dos profissionais com o futuro da Engenharia nacional”.

Para o Eng. Maurício Cardoso Silva, “as propostas sistematizadas pela Comissão Organizadora paulista refletem claramente o alinhamento do Crea-SP com os propósitos maiores do Sistema Confea/Crea”.

Já o coordenador adjunto da Comissão Organizadora do Congresso Estadual de Profissionais, Eng. Edelmo Terenzi, entende que “ foi possível perceber, em todos os eixos temáticos, o nível das propostas superou muitas expectativas”. Ao que tudo indica, o Sistema certamente se beneficiará com as propostas do Crea-SP.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP – DCOM
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro (com informações da equipe de Comunicação do Confea)
Fotos: Jorn. Guilherme Monteiro e Equipe de comunicação do Confea