Crea-SP representado na Ilha da Inovação da 76ª SOEA

Transformação digital no Conselho foi tema de apresentação

Espaço dedicado à apresentação de boas práticas implementadas por alguns Creas em suas respectivas atividades operacionais, a 3ª Mostra de Boas Práticas do Sistema Confea/Crea/Mútua (conhecida por Ilha da Inovação) foi realizada na terça-feira, 17/09, durante a 76ª edição da SOEA, em Palmas, no Tocantins, consolidando-se num fórum em que se dirimem dúvidas e se debatem os mais variados temas das áreas da Engenharia e Agronomia, como processos, produtos e serviços de relevância.

Neste ano, o chefe da Unidade de Projetos e Inovações, Rafael Lagos Miranda, e a gerente do Departamento de Tecnologia da Informação de Sistemas do Conselho, Adriana Bastos Leme, participaram da mostra com a palestra “Transformação Digital: Crea-SP 365”, apresentando os recentes investimentos feitos pelo Regional paulista em novas e tecnológicas práticas de otimização dos processos de fiscalização.

Os palestrantes ainda falaram sobre a reestruturação da TI com a criação da Célula de Projetos e Inovação do Crea-SP voltada para mapear as necessidades tecnológicas. Demonstraram a adoção de ferramentas e sua aplicabilidade nas áreas do Conselho para gestão e execução de processos como o BPMS e o BI, para a resolução de deficiências e fornecimento de dados para tomadas de decisão. As melhorias na emissão de ART, a ampliação das formas de pagamento da anuidade com a inclusão da opção cartão de crédito e novas ferramentas para a prestação de serviços, como o APP Mobile, já são reflexos dessas mudanças.

Além da exposição do Crea-SP, a edição deste ano da Ilha da Inovação contou com outros projetos desenvolvidos por Creas, como a parceria do Regional de Mato Grosso com a assembleia legislativa daquele Estado, a “Horta Caseira Sustentável” do Crea-GO, a metodologia aplicada pelo Crea-PR na gestão de sua dívida ativa e a análise automática de ARTs no Sistema de Informações Técnicas e Administrativas dos Creas (Sitac) pelo Crea-PA.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP – DCOM, com informações da equipe de comunicação do Confea
Foto: Jorn. Guilherme Monteiro
Colaboração: Estagiário Claudio Porto