Crea-SP lançou cartilha de acessibilidade na SOEA

Comissão também distribuiu bótons aos participantes

Acima: os membros da CPA Michel Sahade Filho, José Renato Cordaço e Edelmo Edivar Terenzi com o Presidente do Crea-SP

A Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA do Crea-SP lançou em Palmas, Tocantins, durante a realização da Semana Oficial da Engenharia e de Agronomia do Sistema Confea/Crea, uma atualização da Cartilha de Acessibilidade do Conselho, preparada pelos membros titulares do grupo.

Com o presidente do Confea, Joel Krüger (acima)

Em suas quase 50 páginas, a cartilha procura conscientizar os profissionais quanto à necessidade de cumprir as exigências e atender a legislação específica e as normas da ABNT. “Com este material, pretendemos oferecer aos profissionais do nosso sistema, usuários e público em geral, de forma simples e prática, uma orientação para a execução correta dos dispositivos de acesso para deficientes físicos”, diz o coordenador da CPA, Eng. Civ. Michel Sahade Filho, que representa a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ourinhos no Plenário do Crea-SP.

Com a senadora Kátia Abreu (acima)

A Comissão também está distribuindo aos participantes da SOEA duas mil unidades de bótons com o símbolo universal de acessibilidade da Organização das Nações Unidas – ONU, viabilizados com o apoio do Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia – IPEEA.

Com o ex-senador Requião (acima)

Presentes ao evento, a senadora Kátia Abreu (Tocantins) e o ex-senador Roberto Requião (Paraná) elogiaram o material e a congressista prometeu levar o conteúdo à também senadora Mara Gabrilli (São Paulo).

“O conceito de acessibilidade para o social e não somente para as pessoas portadoras de necessidades especiais deve ser entendido e divulgado para a sociedade como um todo. A leitura desta cartilha mostra que, eliminando-se as barreiras arquitetônicas, minimiza-se também as distâncias que separam as pessoas de seus objetivos”, destaca o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo - DCOM/SUPGES