Prefeito de SP em visita ao Crea-SP

Bruno Covas participou da sessão plenária de setembro

Na quinta-feira, 12, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, participou da sessão plenária de setembro, realizada no auditório da Sede Angélica do Crea-SP, integrando a mesa de autoridades ao lado do presidente do Conselho, engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, e de membros da Diretoria.

“Imaginem uma reunião de condomínio com 12 milhões de pessoas”, comparou o prefeito ao desafio de administrar a capital paulista. Na ocasião, Bruno Covas foi acompanhado pelo secretário municipal adjunto do verde e meio ambiente, Ricardo Viegas, e a assessora de imprensa, Fernanda de Luca.

“Sua presença aqui nos traz a oportunidade de conhecer um pouco dos desafios de se administrar uma cidade desse porte, uma das maiores do mundo. Vejo um paralelo quando você diz que a principal ação da prefeitura é proteger as pessoas, afinal esta é também a finalidade da nossa fiscalização do exercício profissional: defender a sociedade ”, ressaltou o presidente do Crea-SP, lembrando que “99% das iniciativas faladas aqui hoje passam pelas nossas profissões. Temos 94 mil profissionais da área tecnológica na Capital, o que representa 127 habitantes para cada profissional”.

“Desburocratização é uma das maiores contribuições do poder público para o crescimento econômico”, disse o prefeito, citando os três eixos do seu programa de metas (cuidar do cidadão e da cidade, proteger todas as pessoas e inovar na gestão municipal).

Covas detalhou o programa municipal de desestatização (“é possível ter serviços públicos prestados pela iniciativa privada”, disse), plano de macrodrenagem (“vamos chegar à metade do que é necessário para acabar com os alagamentos em São Paulo”), a queda no prazo médio para obtenção de alvarás de funcionamento (de 540 dias para 77), a criação das primeiras unidades do Descomplica SP (que já contam com um índice de aprovação superior a 99%), o uso de georreferenciamento nas ações de zeladoria (“hoje a população sabe onde cada equipe está e qual serviço está fazendo”), a contratação de profissionais para elaborar laudos para a inspeção de pontes e viadutos e atestar suas condições de conservação/manutenção, a requalificação da região central, a regularização fundiária e o sistema de monitoramento da qualidade do asfalto em parceria com a Poli-USP. “Estamos sempre contando com a ajuda dos órgãos técnicos. O Crea-SP sempre foi um grande parceiro nosso em várias iniciativas. O conhecimento permite termos políticas públicas mais eficientes”, finalizou.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo