Crea-SP fiscaliza atividades da engenharia na Festa do Peão de Barretos

Ação foi empreendida em parceria com Os Independentes

Nos dias 8, 13, 14 e 15 de agosto agentes fiscais da 3ª Região Administrativa do Crea-SP estiveram no município de Barretos para fiscalizar atividades da área tecnológica desenvolvidas durante a organização e realização da 64ª Festa do Peão Boiadeiro, que acontece de 15 a 25 deste mês. Entre os principais serviços fiscalizados destacam-se a montagem de estruturas metálicas (quatro palcos, mais arquibancadas e camarotes) e de tendas piramidais; instalações elétricas (permanentes e periódicas) e de som/iluminação de palco; instalação de painéis de LED e do sistema de monitoramento eletrônico; projeto e operação de equipamentos para shows pirotécnicos; projeto, montagem e operação do sistema de prevenção e combate a incêndio; montagem e instalações elétricas dos brinquedos do parque de diversões; manutenção nos elevadores dos camarotes; além da fiscalização das atividades de reforma e construção dos ranchos no Parque do Peão.

Numa análise parcial, os oito agentes da Regional verificaram a documentação de dezenas de profissionais e empresas das modalidades de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Segurança do Trabalho, para observação das devidas responsabilidades técnicas. O trabalho foi supervisionado pelo chefe das UGIs de Ribeirão Preto e Barretos, Engº Ambiental Thiago Cesar Marchetti Vieira, e pelo Superintendente de Colegiados do Crea-SP, Engº de Alimentos Gumercindo Ferreira da Silva.

Segundo relatório do Gerente Regional do Conselho, Eng. Civil Araken Seror Mutran, foram apuradas irregularidades entre empresas terceirizadas que desenvolvem atividades técnicas (artigo 59 da Lei Federal nº 5.194/66) e mesmo entre empresas registradas, como, por exemplo, o início de atividade técnica iniciada sem o devido registro da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART (artigo 1º da Lei Federal nº 6.496/77). No cômputo geral, foram emitidas in loco 32 ARTs.

Fiscalizar é orientar

Para o engenheiro Araken, “ações de fiscalização como a realizada na Festa do Peão oferecem à sociedade garantias de que o evento conta com a participação efetiva de profissionais e empresas legalmente habilitados para prestar serviços técnicos, o que resulta em segurança e conforto aos visitantes”.

“Esse tipo de força-tarefa – continua o gerente regional –, em seu terceiro ano consecutivo, tem o objetivo de orientar e fiscalizar o exercício profissional dias antes do início dos eventos fiscalizados, em um trabalho de mútua cooperação técnica com autoridades locais. Trata-se de uma iniciativa da gestão do Presidente Vinicius e, no caso de Barretos, contando também com o apoio dos realizadores do evento, ‘Os Independentes’, que enxergaram o Conselho como parceiro”. Em atendimento a essa rotina, o Crea-SP programa, para novembro, a fiscalização do exercício profissional na organização e realização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Festa do Peão de Barretos

Considerado o maior evento do gênero country da América Latina, a Festa do Peão de Barretos é realizada desde 1956 e reúne música, esporte, cultura e entretenimento, além de gerar cinco mil empregos diretos e dez mil indiretos e movimentar a economia de toda a região oeste do Estado, em um raio de 200 a 250 quilômetros, incluindo cidades como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Olímpia e Franca. O evento é realizado no Parque do Peão de Barretos, arena com cerca de 2 milhões de metros quadrados, onde circulam 1 milhão de pessoas ao longo dos dias de festa, o que aumenta a responsabilidade do trabalho do Conselho.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP, com informações da Superintendência de Fiscalização