Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Seminário de Fiscalização em Olímpia apresentou planos de ação para 2020

Além dos Agentes Fiscais, participaram do treinamento seus Chefes e Gerentes


No credenciamento dos participantes, Agentes Fiscais, Chefes, Gerentes, além de gestores e funcionários de outras áreas 


O Crea-SP realizou na última sexta-feira e sábado (2 e 3 de agosto), na Sede Social do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, no município de Olímpia, o seu XVIII Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC), o mais importante evento de fiscalização do exercício profissional promovido pelo Conselho, com a participação de Agentes Fiscais e seus Chefes e Gerentes,que assistiram às apresentações dos coordenadores ou representantes das Câmaras Especializadas sobre os planos de fiscalização para 2020, elaborados com base nas necessidades identificadas ao longo deste ano tanto nas ações das forças-tarefas como na análise de processos da rotina dos Conselheiros.


Entre os treinandos, a presença de diretores e superintendentes indica novo alinhamento na gestão da fiscalização


Da esquerda para a direita, o Superintendente dos Colegiados, Eng. Gumercindo Ferreira; a Superintendente de Fiscalização, Engª Maria Edith dos Santos; e o Diretor Técnico do Conselho, Eng. Márcio Pernambuco: sinergia entre SUPCOL, SUPFIS e Diretoria


Na abertura dos trabalhos, na manhã de sexta-feira, a Superintendente de Fiscalização do Conselho, Engª Maria Edith dos Santos, disse aos participantes do SEFISC que “este é momento de uma nova aproximação das nossas Câmaras Especializadas com os Agentes Fiscais e seus Chefes e Gerentes”. “É importante – ressaltou Edith – que nossas equipes se aprofundem nas especificidades de cada modalidade, pois, além das tradicionais prioridades da Fiscalização, teremos em 2020 novas atividades-objeto para as nossas forças-tarefas”.

Na sequência os Coordenadores das Câmaras Especializadas apresentaram os Planos de Fiscalização para 2020, com as especificidades de cada modalidade. Ao final de cada palestra, os coordenadores responderam às dúvidas dos participantes.

 

Engenharia Civil


Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Eng. Civ. Paulo Cesar Lima Segantine

Acesse aqui a palestra completa

 

Geologia e Engenharia de Minas


Coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, Geólogo Sebastião Gomes de Carvalho

Acesse aqui a palestra completa

 

Engenharia Química


Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química, Eng. Seg. Trab e Eng. Quim. Francisco Innocencio Pereira

Acesse aqui a palestra completa

 

Engenharia de Segurança do Trabalho


Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, Eng. Seg. Trab e Eng. Metal. Maurício Cardoso Silva

Acesse aqui a palestra completa

 

Engenharia de Agrimensura


Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura, Eng. Agrim e Eng. Seg. Trab. Hamilton Fernando Schenkel

Acesse aqui a palestra completa

 

Engenharia de Minas

Coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Eng. Ind. Mec. Fernando Eugênio Lenzi, e o conselheiro da Câmara representante do ITA, Eng. Airton Nabarrete

Acesse aqui a palestra completa

 

Engenharia Elétrica


Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Eng. Seg. Trab e Eng. Eletric. Rui Adriano Alves

Acesse aqui a palestra completa

 

Agronomia


O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Fábio Olivieri de Nobile

Acesse aqui a palestra completa

 

A PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO

A programação do SEFISC continuou no sábado (3) no mesmo local, com uma palestra ministrada na parte da manhã pelo coordenador do GT Atuação da Fiscalização do Crea-SP em Referência à Lei do PMOC, Eng. Arnaldo Lopes Parra (foto abaixo). O PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle, para sistemas de ar condicionado em edifícios de uso público e coletivo,  é regulado pela Lei nº 13.589/18, e o conhecimento absorvido no SEFISC serve para subsidiar novas estratégias de fiscalização na área.

De acordo com a lei, todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes, atividade que exige a responsabilização técnica por parte de profissionais e empresas habilitados e registrados no Conselho.

Acesse aqui a palestra completa


No período da tarde, o gerente do Departamento de Informática do Crea-SP, Rafael Lagos (foto abaixo), falou aos participantes sobre o andamento da implantação de nova funcionalidade do APP Mobile para emissão de ART online, informando que o Crea-SP disponibilizava no evento notebooks para experimentação dos profissionais, que também podem usufruir do novo sistema por meio de seus próprios celulares.

  

Na sequência, o Eng. Denis Storani (foto abaixo) apresentou proposta de um manual de procedimentos e formulários que embasarão as equipes do Conselho na fiscalização do exercício profissional em loteamentos. O palestrante informou que o Crea-SP recebeu do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo - GRAPROHAB, e janeiro a maio passado, centenas de solicitações de Aprovação de Loteamento em nosso estado. Como a complexa norma de Licenciamento Ambiental encontra-se em discussão nos órgãos regulamentadores e a fiscalização do Crea-SP necessita de orientação quanto à forma de atuação nesse segmento específico, a apresentação do Eng. Denis, especialista no setor, veio para atender mais uma demanda prioritária dentro da Superintendência de Fiscalização.


Concluindo a programação de palestras, o consultor e cientista político Walter Bittar (foto abaixo) falou sobre a importância da aproximação do Conselho com o Congresso Nacional, que começa a discutir os efeitos da PEC 108 na fiscalização do exercício das profissões do Sistema Confea/Crea.


No encerramento dos trabalhos do SEFISC, a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engª Maria Edith dos Santos (foto abaixo), apresentou às suas equipes os resultados da fiscalização empreendida no primeiro semestre e orientou os participantes sobre procedimentos a ser adotados em 2020, com base nas demandas das Câmaras Especializadas do Conselho e na própria experiência, já consolidada, de suas forças-tarefas. "Ouvimos as reivindicações dos Agentes Fiscais, Chefes e Gerentes, e frisamos a extrema necessidade, neste momento de total alinhamento de todas as instâncias do Crea-SP, de nos unirmos em torno dos mesmos objetivos" - concluiu Edith.

 

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP – DCOM
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Edição de fotos: Susan Pereira Siqueira Teixeira Brandão.
Colaboração: Claudio Porto – Estagiário de Jornalismo.

 


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11