SEFISC abriu programação que continua com 10º CEP e Colégio de Inspetores

Crea-SP reúne cerca de 3.000 profissionais em Olímpia

No credenciamento dos participantes, Agentes Fiscais, Chefes, Gerentes, além de gestores e funcionários de outras áreas

O Crea-SP deu início na manhã de sexta-feira (2), na Sede Social do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, no município de Olímpia, à programação de três eventos simultâneos: a 18ª edição do Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC), o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e a reunião anual do Colégio Estadual de Inspetores (CEI), importantes eventos para o aperfeiçoamento dos métodos de fiscalização profissional, com expectativa de participação de cerca de 3.000 profissionais, entre Inspetores (somente nessa função honorífica são mais de 1.600 pessoas de todas as regiões do Estado), Conselheiros, Diretores, Gestores e Agentes Fiscais do Crea-SP, além de presidentes e dirigentes de Entidades de Classe.

O XVIII SEFISC, o mais importante evento de fiscalização do exercício profissional promovido pelo Conselho, reuniu para treinamento as equipes de Agentes Fiscais, Chefes e Gerentes do Conselho, que assistiram às apresentações dos coordenadores ou representantes das Câmaras Especializadas sobre os planos de fiscalização para 2020, elaborados com base nas necessidades identificadas ao longo deste ano tanto nas ações das forças-tarefas como na análise de processos da rotina dos Conselheiros.

Na foto, o Superintendente dos Colegiados, Eng. Gumercindo Ferreira; a Superintendente de Fiscalização, Engª Maria Edith dos Santos; e o Diretor Técnico do Conselho, Eng. Márcio Pernambuco: sinergia entre SUPCOL, SUPFIS e Diretoria

Na abertura dos trabalhos, a Superintendente de Fiscalização do Conselho, Engª Maria Edith dos Santos, disse aos participantes do SEFISC que “este é momento de uma nova aproximação das nossas Câmaras Especializadas com os Agentes Fiscais e seus Chefes e Gerentes”. “É importante – ressaltou Edith – que nossas equipes se aprofundem nas especificidades de cada modalidade, pois, além das tradicionais prioridades da Fiscalização, teremos em 2020 novas atividades-objeto para as nossas forças-tarefas”.

Na sequência os Coordenadores das Câmaras Especializadas apresentaram os Planos de Fiscalização para 2020, com as especificidades de cada modalidade. Ao final de cada palestra, os coordenadores responderam às dúvidas dos participantes.

Engenharia Civil

Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Eng. Civ. Paulo Cesar Lima Segantine.

Geologia e Engenharia de Minas

Coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, Geólogo Sebastião Gomes de Carvalho

Engenharia Química

Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química, Eng. Seg. Trab e Eng. Quim. Francisco Innocencio Pereira.

Engenharia de Segurança do Trabalho

Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, Eng. Seg. Trab e Eng. Metal. Maurício Cardoso Silva.

Engenharia de Agrimensura

Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura, Eng. Agrim e Eng. Seg. Trab. Hamilton Fernando Schenkel.

Engenharia de Minas

O coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Eng. Ind. Mec. Fernando Eugênio Lenzi (esquerda) e conselheiro da Câmara representante do ITA, Eng. Airton Nabarrete.

Engenharia Elétrica

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Eng. Seg. Trab e Eng. Eletric. Rui Adriano Alves

Agronomia

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Fábio Olivieri de Nobile

Acesse aqui a palestra completa

A solenidade de abertura dos eventod aconteceu na sexta-feira à noite, a participação de várias lideranças, entre elas deputados federais e o governador em exercício do Estado. Veja abaixo como foi a transmissão ao vivo do evento.

SÁBADO

A programação do SEFISC continuou no sábado (3) no mesmo local, com palestra sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC (regulado pela Lei nº 13.589/18), para sistemas de ar condicionado em edifícios de uso público e coletivo, que subsidiará novas estratégias de fiscalização na área. Ainda na tarde deste sábado, treinamento da Superintendência de Fiscalização ministrado pelos seus gestores.

Paralelamente ao SEFISC, o Crea-SP realizou no sábdo o 10º Congresso Estadual de Profissionais, encontro promovido pelo Conselho paulista a cada três anos, com o objetivo de discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea a serem apresentados no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), marcado para setembro na capital de Tocantins. No encontro, também foram homologados os delegados paulistas que representarão o Crea-SP no Congresso Nacional de Profissionais, a ser realizado em setembro, em Palmas/TO.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP – DCOM

Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Edição de fotos: Susan Pereira Siqueira Teixeira Brandão.
Colaboração: Claudio Porto – Estagiário de Jornalismo.

Área tecnológica na mídia