Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Rede Mentores do Brasil reunida no Crea-SP

Encontro destacou o empreendedorismo na Engenharia

No sábado, 6 de abril, o Crea-SP sediou uma reunião da Rede Mentores do Brasil para destacar iniciativas em empreendedorismo na Engenharia.

A Rede Mentores do Brasil é formada por um grupo de profissionais voluntários (engenheiros, arquitetos, publicitários, economistas, psicopedagogos, etc) que há quatro anos decidiram atuar conjuntamente para contribuir com o ecossistema do empreendedorismo e da inovação por meio do aprimoramento contínuo. O ex-subsecretário estadual de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, Roberto Sekiya, é um dos integrantes (foto abaixo, à direita).

A rede congrega mentores de todo o Brasil e atualmente reúne mais de 600 profissionais em todos os estados brasileiros e até no exterior. “A mentoria é o canal para colocar esse conhecimento à disposição de outros empreendedores”, diz Henry Suzuki, inventor, empresário, especialista em patentes e um dos mentores da rede.

Iniciativas do Conselho nas áreas de empreendedorismo e inovação foram apresentadas pelo conselheiro Prof. Dr. Geólogo Sebastião Gomes de Carvalho, coordenador da Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica do Crea-SP.

“As instituições de ensino superior não incorporaram nas suas grades curriculares disciplinas com conteúdos inovativos e, portanto, não estão formando profissionais com habilidade empreendedora”, ressalta o professor, destacando que serão necessários cerca de 200 milhões de engenheiros para o cenário da Indústria 4.0.

Nesse sentido, o Crea-SP pretende coordenar e implementar cursos de especialização em parceria com as entidades de classe e as instituições de ensino do Estado para oferecer conhecimento de inovação tecnológica para profissionais de engenharia. O projeto piloto está sendo desenvolvido em parceria com a Unesp e Univesp para, num primeiro momento, atender 1.500 engenheiros.

“Está saindo de cena o engenheiro ‘funcionário’ para dar lugar ao engenheiro ‘empreendedor’, que resolve problemas. Mas criar uma cultura de inovação e empreendedorismo requer esforço e leva tempo. Precisamos de um ensino mais investigativo e direcionado para as demandas tecnológicas: as escolas estão formando acadêmicos com conhecimentos totalmente obsoletos e desconectados do mundo real e do mercado de trabalho”, diz o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, ausente da reunião em função de sua participação no Congresso Regional de Profissionais realizado em Araçatuba naquela data.

Empreendedores presentes tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas para a avaliação da banca de mentores, como foi o caso do engenheiro Ricardo Magnani, que falou sobre a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, que apoia essas instituições no fomento à inovação na indústria brasileira.

Já a Arq. Urb. Ana Carvalho e o Eng. Civ. Caio Carneiro receberam recomendações do grupo para sua startup Urb Incorporadora, que oferece projetos de construção de casas populares no Vale do Ribeira (foto abaixo, à direita).

Novos encontros do grupo estão previstos para acontecer no Crea-SP nos próximos meses. Os interessados devem acessar www.mentoresdobrasil.com.br. A participação é gratuita e o objetivo do grupo é proporcionar networking entre os membros, sem fins lucrativos.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV

Colaboração: Estagiário Daylson Luiz


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11