Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

22 de março – Dia Mundial da Água

Aplicativo de monitoramento de água doce é novidade

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas em 1992 como parte do esforço para colocar em pauta questões essenciais da relação entre seres humanos e recursos hídricos, particularmente quanto ao consumo consciente, e estratégicas de gestão e manejo de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.

Ainda que seja um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos, o acesso à água limpa e potável é inalcançável para cerca de 20% da população mundial. No Brasil, país com 12% de toda a disponibilidade de água doce do planeta, a distribuição natural não é equilibrada, segundo a Agência Nacional de Águas. A região Norte, por exemplo, concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível e apenas 5% da população brasileira. Na contramão, as regiões próximas à costa brasileira possuem mais de 45% da população, no entanto, menos de 3% dos recursos hídricos do País.

Pensando em acompanhar a situação da quantidade de água disponível no mundo, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UN Environment), Google e o Centro de Pesquisas Conjuntas da Comissão Européia lançaram neste mês de março o SDG, sigla em inglês para “Sustainable Development Goals” ou “Metas de Desenvolvimento Sustentável”, plataforma gratuita que combina dados de satélites, computação em nuvem e conhecimento em ciência ambiental.

Atualmente 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%.

 


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11