Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea acontece até sexta

Delegação paulista acompanha programação em Brasília

Até esta sexta-feira, 22 de fevereiro, acontece em Brasília/DF o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, reunindo centenas de lideranças e profissionais da área tecnológica no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Durante o encontro, ocorre a definição de coordenadores e do plano de trabalho para este ano dos fóruns consultivos do Sistema: Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, Colégio de Entidades Nacionais e Colégio de Presidentes.

A abertura do encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, com a realização de homenagens e a palestra “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. As atividades foram transmitidas ao vivo no site do Confea.

O deputado federal Ricardo Izar foi homenageado “pelos relevantes serviços prestados à engenharia nacional contribuindo nas matérias de interesse do Sistema no Congresso Nacional” (na foto abaixo, a partir da esquerda, ladeado pelo Presidente do Confea, Joel Krüger, o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; e o conselheiro federal Laércio Aires dos Santos (Crea-AP).

A delegação paulista está presente ao evento com quase 100 participantes, entre conselheiros, membros da Diretoria, inspetores, funcionários e lideranças regionais, e acompanha a extensa programação.

Programação

No período da tarde ocorre a abertura da 1ª reunião ordinária dos Fóruns Consultivos, ocasião em que são eleitos os coordenadores nacionais. A programação incluiu ainda reuniões dos Colégios de Entidades Regionais (CDERs), das Entidades Precursoras, além da apresentação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) e da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP).

O segundo dia (21) tem como principal atividade externa uma mobilização pela manhã junto ao Congresso Nacional. Divididos em grupos, representantes de cada estado e as lideranças terão audiências com deputados e senadores de sua localidade para divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso Nacional.

À tarde, continuam as atividades dos fóruns e demais reuniões; além disso, haverá reuniões das Entidades Nacionais e o 1º Workshop de Chamamentos Públicos do Sistema Confea/Crea - Entidades Nacionais, CDERs e Precursoras.

Na sexta-feira (22), os fóruns consultivos se reúnem novamente para dar fechamento aos trabalhos. Em seguida, na solenidade de encerramento, os novos coordenadores serão oficialmente apresentados.

Veja a programação completa neste link:

Sobre o Encontro de Líderes

A agenda é realizada anualmente e reúne as lideranças do Sistema Confea/Crea, como presidentes do Federal, dos Regionais e da Mútua, conselheiros federais, titulares e representantes de entidades nacionais, coordenadores de câmaras especializadas dos Creas, coordenadores das Comissões de Ética dos Creas, representantes dos Creas-Jr, além de autoridades e convidados.

Realizado geralmente em fevereiro, o encontro cumpre a Lei nº 5.194/1966, notadamente seus artigos 27 e 53, que tratam da atribuição do Federal de promover, pelo menos uma vez por ano, as reuniões de representantes, a fim de estudarem e estabelecerem providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da referida legislação.

Esta agenda não apenas marca a primeira reunião do ano desses fóruns consultivos do Sistema, mas também debate questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e que afetam o trabalho dos cerca de 1 milhão de profissionais da área tecnológica, por meio de painéis, palestras e mesas de debates.