Crea-SP instala plantão de atendimento dentro da Usiminas

Conselho paulista atua em parceria iniciada em janeiro com Crea-MG

No dia 21 de janeiro o Crea-SP deu início a um plantão temporário de atendimento a profissionais da Engenharia empregados na unidade de Cubatão da Usiminas – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais, em uma ação paralela iniciada na mesma data pelo Crea-MG no município de Ipatinga, onde está instalada a sede da siderúrgica. Na primeira fase do plantão, que se estendeu até o dia 25/1, a equipe do Crea-SP atendeu dezenas de engenheiros que atuam nos mais variados cargos e funções, para dirimir dúvidas sobre legislação e sanar eventuais irregularidades.

De acordo com relatório parcial do Crea-SP, só na primeira semana dentro da Usiminas mais da metade do número de profissionais previsto para a ação já foi atendida. Entre as principais dúvidas levantadas pelos engenheiros da Usiminas em Cubatão nesse período o destaque foi para a maneira correta de preencher e emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, a finalidade do recadastramento, concessão de vistos de profissionais de outros estados no Crea-SP e pagamento de anuidade.  Segundo informações da empresa, os engenheiros da casa que ainda serão atendidos também querem receber informações sobre registro, certidões, formulários e outros documentos exigidos pela legislação.

O gerente de Atendimento, Registro e Acervo do Crea-MG, Engenheiro Civil Luiz Pimenta, explica que essa prestação de serviço aos empregados da área tecnológica se estende à empresa. “No caso da Usiminas – explica o engenheiro –, o atendimento in loco se justifica pelo número de profissionais a ser atendidos (aproximadamente 300), evitando o deslocamento dessas pessoas, o que é comum acontecer em empresas menores, com a procura das unidades do Crea”.

“Como a Usiminas tem uma sede em Cubatão, tivemos a ideia de uma ação conjunta com o Crea-SP. Idealizamos o projeto piloto e passamos as informações para os colegas paulistas, que, de imediato, nos deram apoio na parceria”, complementou Pimenta.

A ação em Cubatão conta com uma equipe de duas Agentes Administrativas e um Agente Fiscal, à disposição dos profissionais em horário de expediente. Segundo o Gerente do Departamento Operacional do Crea-SP, Eng. Ademir Alves do Amaral, responsável pela área de Atendimento do Conselho, “nós atendemos a esse tipo de demanda com bastante regularidade. Neste caso foi uma parceria com o Crea-MG, mas o Crea paulista tem como rotina realizar palestras sobre o correto preenchimento de ARTs e até mesmo disponibilizar funcionários experientes ou conselheiros para dirimir dúvidas de profissionais e estudantes, em Instituições de Ensino, Entidades de Classe e Empresas”.

Usiminas

Fundada em 26 de outubro de 1962, a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais) é um dos principais complexos siderúrgicos das Américas e responsável por estabelecer soluções as indústrias nacional e internacional, além de marcar presença no mercado de laminados planos com alto valor tecnológico agregado. Em 2009 a Usiminas incorporou definitivamente a antiga Companhia Siderúrgica Paulista – Cosipa, “consolidando a empresa como a maior produtora de aços planos da América Latina”.

Equipe da UGI Santos em atendimento na Usiminas - Cubatão

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP – DCEV
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Claudio Porto – Estagiário de Jornalismo.