Prefeitura interdita ponte que liga Via Dutra à Marginal Tietê

Fiscalização do Crea-SP acompanha desdobramentos

Ponte que liga Via Dutra à Márginal Tietê está interditada - Foto: TV Globo/Reprodução

Em atenção à interdição, pela Prefeitura de São Paulo, da ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê, a área de fiscalização do Crea-SP esteve no local assim que tomou conhecimento da ocorrência e já passou a tomar as providências necessárias na sua esfera de atuação. "Em ocorrências dessa natureza, que atingem a estrutura das chamadas 'obras de arte' de engenharia, como é o caso de viadutos e pontes, o Crea-SP coleta dados sobre os responsáveis técnicos pelas eventuais manutenções feitas no local, bem como sobre a existência da ART para a sua realização. Junto às informações obtidas por meio dos laudos emitidos pelos órgãos que realizaram perícia no local, o Conselho instaura um procedimento administrativo para apurar a responsabilidade pelo ocorrido, garantindo o cumprimento da legislação", ressalta o Presidente do Conselho, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.

O Crea-SP está preocupado com as condições de conservação das inúmeras obras de arte espalhadas por todo o Estado. Conforme afirmou o Eng. Vinicius em novembro passado, quando um viaduto cedeu na Marginal Pinheiros, "muitas dessas obras foram construídas há décadas e fica evidente, em casos como este, que necessitam de manutenção permanente e não de intervenções de emergência". O Presidente do Crea-SP destaca ainda que, com essa finalidade, o Conselho intensificou o trabalho junto aos órgãos públicos para verificar se essas obras têm passado por manutenção e se as empresas contratadas para sua execução possuem profissionais devidamente habilitados como responsáveis técnicos pelos serviços.

Para a realização de quaisquer atividades e serviços da área tecnológica, os profissionais e empresas contratados devem estar habilitados pelo Crea-SP, ou seja, ter registro ativo e em situação de plena regularidade no Conselho. Também é necessário que, para todos os serviços contratados, seja feito o registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, definindo sua participação técnica no empreendimento.

Uma equipe do Conselho, na ocasião liderada pelo Gerente da 7ª Região Administrativa do Crea-SP, Engenheiro Kledson Turra, esteve no local para verificar pessoalmente as condições físicas da ponte. O Crea-SP continua acompanhando os trabalhos na região, colocando a expertise de seu corpo técnico à disposição das equipes envolvidas no levantamento das informações.

Equipe da Fiscalização do Crea-SP presente no local

Saiba mais sobre o ocorrido em:

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos, com informações e fotos da Superintendência de Fiscalização do Crea-SP