Crea-SP deflagra Operação Verão 2018/2019

Ênfase desta edição são os eventos temporários no Litoral Paulista

O Crea-SP deu início na segunda-feira, 10, após reunião realizada em suas Unidades Operacionais de Praia Grande e Caraguatatuba, a Operação Verão 2018/2019, que, a exemplo do ano passado, visa a fiscalizar o exercício profissional em equipamentos públicos e privados nos municípios e estâncias balneárias do Litoral Paulista, tipicamente frequentados por turistas nesta época do ano.

Onze duplas de Agentes Fiscais atuam na Operação Verão 2018/2019 com a nova frota do Crea-SP

Participam da operação onze duplas de Agentes Fiscais – cinco atuando no Litoral Norte, nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, e seis na Baixada Santista e Litoral Sul, nos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia e Ilha Comprida.

Reunião preparativa para o início da operação realizada em Praia Grande

A operação deste ano tem por objetivo prioritário a fiscalização de estruturas temporárias montadas por empresas promotoras de eventos (tendas, palcos, arenas, arquibancadas e outros tipos de estruturas provisórias, em madeira ou metal), cobertas ou não, destinadas à apresentação de espetáculos culturais, eventos artísticos ou esportivos; parques de diversões e coberturas de lona para espetáculos circenses, estacionários ou itinerantes, além de marinas, garagens náuticas e outros tipos de empreendimentos a critério dos gestores da Fiscalização.

Equipes do Litoral Norte reuniram-se em Caraguatatuba

Segurança máxima à população

Segundo o Plano de Trabalho da Operação Verão 2018/2019, “nesta época do ano, com as tradicionais férias escolares, centenas de milhares de turistas acorrem às cidades dos Litorais Norte e Sul. Só na Baixada Santista, segundo estatísticas, a população cresce de cerca de 1.700.000 habitantes (fixa) para cerca de 5.000.000 de pessoas”.

Estruturas para shows: rigor na fiscalização

Também consta do documento que “essa população, chamada flutuante, espera, nos meses de férias, que as instituições municipais ligadas ao Esporte e ao Turismo, bem como a iniciativa privada, deem conta de uma boa organização de eventos de entretenimento, que ofereçam máxima segurança aos usuários”.

Casas noturnas também na rotina de fiscalização do Conselho

“Há também os casos dos empreendedores ligados a parques de diversões e circos, tanto estacionários como itinerantes, que se encontram em plena preparação de remontagem das estruturas e de manutenção preventiva e corretiva dos seus equipamentos, que ficaram desativados durante a baixa temporada - época em que nem sempre recebem as necessárias assistências, inspeções e análises técnicas de empresas e profissionais devidamente habilitados. Daí a importância de averiguarmos a situação de cada caso”.

Tendas para uso recreativo de crianças também exigem responsabilidade técnica em sua montagem

Parcerias importantes

“Nossas equipes – informam o Eng. Arthur Ferreira, Gerente Regional da 4ª Região, e o Engº Kledson Turra, Gerente Interino da 6ª Região, coordenadores da operação –, estão orientadas a contatar as Prefeituras e os Grupamentos do Corpo de Bombeiros na região, porque essa parceria é muito importante para o bom resultado desse tipo de operação, não apenas nessa época do ano, mas também atendendo à regularidade necessária para a proteção da sociedade”.

Marinas e serviços afins também estão sendo fiscalizados

Com base nas principais legislações da área tecnológica (Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966; Lei nº 6.496, de 7 de dezembro de 1977; e Lei nº 13.425, de 30 de março de 2017), as chamadas blitze do Crea-SP extrapolam a garantia de observância da legislação profissional nas diversas obras e serviços de Engenharia, contribuindo, em seu fim, para a minimização da prática do ilegal e/ou do mau exercício da profissão que possam implicar prejuízo ao cidadão.

No lazer aquático, novidades contam com serviços de Engenharia

Segundo o Gerente do Departamento Operacional do Crea-SP, Eng. Ademir Alves do Amaral, “nossa Operação Verão 2019 também abrange as demais regiões do Estado, uma vez que nas atividades de lazer sempre encontramos estruturas em que a atuação dos profissionais do Sistema é imprescindível”.

Árvore de Natal do Ibirapuera: responsabilidade técnica em estrutura sofisticada

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP – DCEV
Colaboração: SUPFIS / Prefeitura de São Paulo (foto:
Heloísa Ballarini)