Crea-SP poderá formar sua própria Câmara de Mediação e Arbitragem

Presidente do Conselho participou de reunião do Grupo de Trabalho

Na sexta-feira, 23 de novembro, os membros do Grupo de Trabalho Mediação e Arbitragem do Crea-SP realizaram, na Sede Faria Lima, sua última reunião neste ano, com a participação do Presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese Marinelli.

Reunido desde o início do semestre, o grupo está finalizando a definição das diretrizes necessárias para análise da Presidência com vistas à criação de uma Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem própria do Conselho, objetivando agilizar as demandas de assuntos técnicos que envolvam profissionais com registro no Crea-SP e que tenham gerado conflitos em processos judiciais.

A ideia integra o plano de trabalho da atual gestão do Conselho e, além de agilizar essas demandas, pretende desburocratizar os trâmites e reduzir os custos em relação ao que é praticado na justiça comum, resolvendo os conflitos de forma amigável, em que todas as partes são ouvidas e têm seu sigilo preservado.

Uma das maiores preocupações do grupo vem sendo o embasamento legal das diretrizes apresentadas, uma vez que, embora seja intenção do Conselho, com a instituição dessa Câmara, melhorar o atendimento aos profissionais, esse tipo de serviço não faz parte de sua função finalística.

Integram o Grupo de Trabalho o Conselheiro Eng. Civ. Fernando Pierozzi D’Urso (Coordenador do GT); o Eng. Civ. Antonio Carlos Dolacio (Coordenador adjunto); o Eng. Civ. e Seg. Trab. Mário Roberto Bodon Gomes; o Eng. Civ. Arthur Augusto Weigand Berna; o Eng. Eletric. Cledson Akio Sakurai; e o Eng. Eletric. e Seg. Trab. Luiz Rogério Perilli; muitos deles profissionais formados nos cursos de mediação e arbitragem oferecidos pelo Tribunal de Justiça.

Durante a reunião, o Presidente do Crea-SP teve acesso a uma prévia do relatório que está sendo concluído. Os resultados do trabalho do GT serão apresentados na última sessão plenária do ano, marcada para 6 de dezembro.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV