Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

27 de outubro - Dia do Engenheiro Agrícola

Parabéns do Crea-SP!

Atento à sustentabilidade e aos aspectos econômicos e sociais da produção, o Engenheiro Agrícola encarrega-se de aplicar em sua área conhecimentos científicos e tecnológicos, desde diagnósticos e projetos à avaliação concreta de impactos ambientais e sociais. Por isso é requisitado na construção de armazéns, silos, estufas, estábulos, açudes, barragens, e na implantação de sistemas de irrigação e drenagem, além de adotar medidas de preservação do solo e de mananciais.

Quando o assunto é tecnologia, o Engenheiro Agrícola não fica para trás. Acadêmicos da UNICAMP desenvolveram um sistema, baseado na chamada Internet das Coisas, utilizando a Inteligência Artificial para mapear e monitorar a presença de pragas em plantações, a princípio de algodão e cana de açúcar, fornecendo preciso banco de dados para o controle efetivo por parte do produtor. Numa espécie de armadilha, distribuída em pontos às margens da plantação, o equipamento aprisiona os insetos, gera um relatório de captura com informações sobre as áreas com maior incidência que é enviado por meio de aplicativo para celular, apontando medidas corretivas voltadas à economia de inseticidas.

O Engenheiro Agrícola orienta, faz previsão de safras, propõe métodos de gestão de recursos naturais, mede os resultados da produção e elabora estatísticas para produzir mais e com mais qualidade, e ainda interfere nos processos de criação de embalagem, de armazenamento, transporte e beneficiamento da produção. É tanto o operário como o mentor intelectual do campo e, por isso, merece as nossas homenagens.

Parabéns, Engenheiros Agrícolas!

 


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11