25 de outubro – Dia do Engenheiro Civil

Parabéns do Crea-SP!

Projetista, analista, gerenciador, executor e fiscalizador são algumas das atividades exercidas pelos profissionais da área tecnológica que comemoram, nesta data, o Dia do Engenheiro Civil, um dos profissionais mais requisitados no mercado de trabalho, pela colaboração direta, a partir da construção civil e obras de infraestrutura, no desenvolvimento de um país ou região.

Apesar de a crise econômica ter atingido diretamente seu mercado de trabalho, sobretudo com relação às 2.700 obras públicas paradas, são boas as expectativas para este e os próximos anos. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC prevê crescimento de 10% no setor para o ano de 2018 e, em setembro passado, o Índice de Confiança da Construção – ICST, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV para monitorar e antecipar tendências econômicas da área, registrou a marca de 80,3 pontos, reforçando a percepção de melhora na situação econômica do País.

A polivalência da Engenharia Civil no âmbito das profissões e da formação considerada uma das mais abrangentes do meio acadêmico é resultado do trabalho permanente e efetivo assumido pelo Conselho e Entidades de Classe em busca do aperfeiçoamento das regras que regulamentam a área. Não por acaso, os Engenheiros Civis geralmente são associados às funções de comando dentro da cadeia produtiva não apenas da construção civil e, cartesianos ou não, não fazem outra coisa a não ser dar conta da missão para a qual foram historicamente designados pela sociedade.

Parabéns, Engenheiros Civis!