Coordenadores de Cursos de Engenharia Civil reunidos em SP

1º Encontro Estadual aconteceu na Sede do Crea-SP

O Crea-SP realizou na sexta-feira, 5 de outubro, o 1º Encontro Estadual dos Coordenadores de Cursos de Engenharia Civil - ENECEC, em sua Sede Angélica, na Capital paulista.

Além de promover a interface entre o sistema de fiscalização profissional e o sistema educacional, o encontro objetivou discutir assuntos de relevância para o Conselho e as instituições de ensino, como as diretrizes curriculares e o Ato Normativo aprovado pela Câmara Especializada de Engenharia Civil e pelo Plenário, que passou a exigir o Curso de Legislação Profissional para a concessão do registro e visto.

Compuseram a mesa diretora o Diretor de Relações Profissionais do Crea-SP, Eng. Valter Domingos Idargo; o Conselheiro Federal Eng. Osmar Barros Junior; o Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Eng. José Eduardo de Assis Pereira;  o Conselheiro do Crea-SP representante da Universidade Estadual Paulista – Campus Rio Claro, Geólogo Sebastião Gomes de Carvalho; o Diretor de Valorização Profissional do Crea-SP, Eng. Márcio de Almeida Pernambuco; o Diretor Técnico-Adjunto, Eng. José Valmir Flor; e a Diretora de Entidades de Classe, Eng. Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos.

O tema que deu origem ao encontro foi o Ato Normativo que passou a exigir o Curso de Legislação Profissional para a concessão do registro/visto. O curso tem duração aproximada de quatro horas e é ministrado por Conselheiros daquela Câmara, sem ônus para a escola, necessitando apenas da disponibilização de uma sala com projetor multimídia. A Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-SP ministra anualmente cursos de Legislação Profissional aos formandos da área.

O ciclo de palestras foi iniciado com uma “Apresentação Institucional do Sistema Confea/Crea” pelo Conselheiro, Diretor e Coordenador da Comissão de Relações Públicas – CRP, Engenheiro Valter Domingos Idargo.

Na sequência, o “Curso de Legislação Profissional – CRP” foi tema da palestra do Conselheiro do Crea-SP representante da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e Coordenador Adjunto da Comissão de Relações Públicas - CRP, Engenheiro Douglas Barreto.

O Engenheiro Dib Gebara , Conselheiro do Crea-SP  representante da Universidade Estadual Paulista campus Ilha Solteira, falou sobre o “Curso de Legislação Profissional da Câmara Especializada de Engenharia Civil”.

A Coordenadora da Comissão Permanente Crea-SP Jovem e Conselheira do Crea-SP representante da PUC Campinas, Engenheira Régia Mara Petitto, apresentou  o “Crea-SP Jovem: interação Crea-SP, Entidades de Classe e Instituição de Ensino”.

Os representantes da Superintendência de Fiscalização, Engenheiro Ademir Alves do Amaral e Auro de Moraes, apresentaram a “Interação Normativa entre o Crea-SP e as Instituições de Ensino”.

No período da tarde, o Conselheiro Federal e Coordenador Nacional da Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP do Confea, Eng. Osmar Barros Junior, palestrou sobre a “Interface Sistema de Fiscalização Profissional e o Sistema Educacional”.

As “Diretrizes Curriculares Específicas para a Engenharia Civil” foram tema da palestra do Eng. Paulo Cesar Lima Segantine, Conselheiro do Crea-SP  (EESC - USP São Carlos) e Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil.

O Conselheiro Geol. Sebastião Gomes de Carvalho encerrou o evento falando sobre “Educação Continuada/Inovação e Empreendedorismo”.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV

Colaboração: Estagiário Claudio Porto (fotos)