CETESB e Crea-SP firmam acordo de cooperação

Parceria visa ao aperfeiçoamento técnico dos profissionais

Na abertura da sessão plenária do mês de outubro, realizada na quinta-feira, 4, na Sede Angélica, Crea-SP e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB firmaram um acordo de mútua cooperação visando ao aperfeiçoamento técnico dos profissionais da área tecnológica.

O acordo de cooperação técnica tem por objetivos realizar ações conjuntas voltadas para o meio ambiente;  a divulgação de legislação e normas técnicas que devem ser adotadas na elaboração dos estudos ambientais;  a promoção de cursos, palestras, seminários e eventos visando à capacitação dos profissionais que atuam na área ambiental, garantindo competência do exercício profissional conforme definido nas atribuições dos Conselhos Profissionais;  promover a melhoria da qualidade técnica dos projetos encaminhados aos órgãos licenciadores;  desenvolver os trabalhos com ética e respeito aos profissionais e entidades envolvidas;  e garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade e a troca de informações na área ambiental.

Assinaram o termo o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o Diretor Presidente da CETESB,  Eng. Carlos Roberto dos Santos; e o Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Eng. Eduardo Luís Serpa.

“Este instrumento nos dá legitimidade para cumprir nosso plano de trabalho”, destacou o Diretor Presidente da CETESB, ressaltando a importância da parceria com o Crea-SP.

“Esses termos de cooperação ajudam o Crea-SP a otimizar a sua atividade fim, que é a fiscalização”, ressaltou o Presidente do Crea-SP.

“A iniciativa partiu de um projeto desenvolvido na própria Câmara Especializada de Geologia, tendo como exemplo a parceria bem sucedida com o DNPM”, disse o Diretor de Valorização Profissional-Adjunto do C, Geólogo Daniel Cardoso, lembrando que já está em tratativa uma parceria com o DAEE nos mesmos moldes.

Acima: membros da Câmara Especializada de Geologia - CAGE e representantes da CETESB

Tal prática faz parte da operacionalização do plano de fiscalização da CAGE e também integra o plano de trabalho da Diretoria do Crea-SP. “A melhor forma de valorizar o profissional é coibir o exercício ilegal da profissão: com isso você valoriza o bom profissional”, ressaltou o Geólogo Daniel, informando que há a possibilidade de utilizar a estrutura da Universidade CETESB para operacionalização da parceria.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV

Colaboração: Estagiário Claudio Porto (fotos)